02/10/2012

Política cinematográfica analisada em livro

O livro “Políticas dos Cinemas Latino-Americanos Contemporâneos” será lançado no encontro Socine, em São Paulo

Três professoras do curso de Cinema e Audiovisual da Unisul lançam o livro “Políticas dos Cinemas Latino-Americanos Contemporâneos” (Editora Unisul), no dia 9 de outubro, às 19h,  no Saguão do Centro de Convenções - Senac Santo Amaro/SP, durante o encontro anual da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema (Socine).

As professoras, que também atuam na pós-graduação em Ciências da Linguagem da Unisul apresentam trabalhos, resultado de pesquisas em cinema e em televisão. A professora Alessandra Brandão apresentará o trabalho intitulado “Daqui para qualquer lugar: passagens e afetos no cinema brasileiro recente”. O trabalho da professora Ramayana Lira de Sousa tem como título “Performance e realismo afetivo no cinema brasileiro contemporâneo”. “Que Rei Sou Eu? A exposição das fraturas no projeto de modernidade brasileiro, é a pesquisa a ser apresentada pela professora Dilma Juliano.

O livro “Políticas dos Cinemas Latino-Americanos Contemporâneos” reúne em 15 capítulos, análises do panorama de produção cinematográfica, bem como promove uma crítica atualizada de filmes latino-americano recentes, tanto aqueles considerados de ficção, como os documentais. O livro compõe a Coleção Linguagem, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem.

Na atual diretoria da Socine, a professora Alessandra Brandão ocupa o cargo de secretária e a professora Ramayana Lira compõe o Conselho Deliberativo. Nessa condição, ainda em 2011, levaram a proposta, referendada pela Reitoria, de a Unisul sediar o XVII Encontro da Socine em 2013. A proposta foi aceita, reconhecendo o curso de Cinema e Audiovisual como referência brasileira na formação de cineastas e realizadores em audiovisual.

A Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema (Socine), considerada a maior associação da América Latina em estudos cinematográficos e audiovisuais, promove anualmente um encontro internacional que, através de seminários previamente propostos e aceitos, abriga um debate estético e político sobre produções nacionais e internacionais, sob as mais variadas perspectivas teóricas e críticas. http://www.socine.org.br/http://socine.org.br/encontro2012/

 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×