Política
Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br
Interessante observar as discussões políticas. Pessoas se agredindo verbalmente e alguns com um conhecimento sobre sistema político limítrofe à sua ignorância, incitando assim a violência física e até mesmo humilhações com cusparadas.
Pessoas usam temos como comunista, nazista e fascista, mas será que elas sabem realmente o que cada palavra significa ou apenas ecoam as imbecilidades de seus milicianos ideológicos?
Independente o regime político, a falha encontra-se principalmente no ser humano já que muitos políticos são a personificação do mau-caratismo, o que é complementado por Harari em seu livro 21 Lições para o Século 21, publicado pela Companhia das Letras em 2018 quando aduz que nenhum político diz toda a verdade e nada além da verdade.
Alguns usam a máscara da hipocrisia e levantam bandeiras ideológicas dizendo que acabará com a corrupção, mas se olvida de que seu passado político é marcado por negociatas e suas ações presentes são para blindar a lama de seu rastro.
Acabar com a corrupção ainda é humanamente impossível, como visto anteriormente, o ser humano é um ser incompleto, e isso nos faz perceber que bondade e política não andam de mãos dadas, o que é reforçado por Gallo em seu livro Ética e Cidadania: caminho da filosofia: elementos para o ensino da filosofia , publicado pela Papirus em 2003, ao esclarecer que deve ficar claro que política e ética devem andar sempre juntas, o que em nosso sistema político nunca aconteceu.
Ideologia política só vale quando conseguirmos equacionar humanismo, empatia, amor, protagonismo, educação, liberdade, cidadania, saúde, segurança e povo.
Temos muitas ideologias, e todas levaram miséria, genocídio, humilhações por seus tiranos que se diziam querer o melhor para o seu país, mas sequer perguntavam o que era melhor para o seu povo.
Não tem como nos desvencilharmos da política, já que há mais de 2500 anos Aristóteles definia que os homens eram animais políticos.
Gallo já citado acima, define política como tomada de decisões visando objetivar interesses que irão refletir na coletividade, observe que a coletividade deve englobar um maior grupo de indivíduos e não certos grupos apenas.
A frase "o povo tem o governo que merece" faz sentido em nosso caso justamente por podermos escolher nossos representantes. Se escolhemos alguém errado, este alguém está sendo uma projeção de nossas ideias e cabe a cada um de nós, ter o discernimento que escolheu errado e, em uma próxima oportunidade mudar ou não de candidato ou ideologia.
Ribeiro em seu livro Política: quem manda, por que manda e como manda, publicado pela Nova Fronteira em 1998, esclarece que quando se fala de política, algumas pessoas deixam claro que não gostam de política, mas cabe lembrar nas falas aristotélicas que somos animais políticos.
Ribeiro complementa que o não ligar política não é ser apolítico, é apenas ser conservador, já que este é a pessoa que não vê necessidade de mudanças. O autor deixa claro que o apolítico indica ausência de política, e isso representa em si uma falta de consciência de seu significado e papel político, já que significado e papel todos têm, assim sendo, para o autor, não existe uma pessoa apolítica.
A mudança é a única constância em nossa vida, e conforme Harari em seu livro Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã, publicado pela Companhia das Letras em 2016, a única grande constante da história é que tudo muda, assim sendo, o autor é enfático ao dizer que devemos mais temer a nós mesmos em vez de asteróides caindo, o que reforça nosso texto quando foi dito que o problema da política não está em seu sistema ou regime político, e sim no homem, o que prevalece, segundo Ribeiro, o corolário que diz se todos políticos são ruins, quer dizer que nós também somos ruins, já que nós que os escolhemos.
Dito isso, Harari em seu livro 21 Lições para o Século 21 faz uma citação de Winston Churchill quando disse que a democracia é o pior sistema político do mundo, com exceção de todos os outros.