Plano de formação de professores seleciona instituições de Rondônia
Objetivo é ofertar cursos presenciais aos docentes em exercício na rede pública de ensino do estado. Inscrições vão até 21/11
As Instituições de Ensino Superior (IES) privadas sem fins lucrativos, localizadas em Rondônia, podem se candidatar para o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor). O edital divulgado pela Fundação Capes, nesta quarta (12), aceitará inscrições até 21 de novembro. Acesse a chamada pública.
A apresentação de candidatura será realizada, exclusivamente, por meio do endereço eletrônico parforprivadas@capes.gov.br. As Instituições selecionadas poderão ofertar turmas especiais em cursos presenciais de licenciatura para docentes em exercício na rede pública de educação básica.
Requisitos
Entre os requisitos obrigatórios para participar, as IES deverão estar sediadas no estado de Rondônia. Devem também estar credenciadas no Ministério da Educação (MEC) e avaliadas com nota superior a 3, com cadastro no Sistema de Convênios (SICONV) do Governo Federal, além de outros requisitos previstos no edital.
Oferta de cursos
Os cursos serão ofertados a todos os profissionais que não tenham formação superior ou que mesmo tendo essa formação se disponham a realizar o curso de licenciatura na etapa/disciplina em que atuam em sala de aula.
Também serão oferecidas segunda licenciatura para docentes em exercício há pelo menos três anos na rede pública da educação básica e que atuem em área distinta da sua formação inicial.
O programa também prevê formação pedagógica para docentes ou tradutores intérpretes de Libras graduados não licenciados, que se encontram no exercício da docência na rede pública da educação básica.
Fonte: Fundação Capes