Plano de Assistência Estudantil para universitários será lançado até o dia 20
Por Erich Decat, da Agência Brasil
Brasília - O Ministério da Educação está prestes a finalizar o Plano de Assistência Estudantil. As medidas para combater a evasão e incentivar a permanência dos estudantes nas instituições federais de ensino superior devem ser lançadas até o dia 20. A previsão é do ministro da Educação, Fernando Haddad.
"O programa está praticamente pronto. Estamos fechando com a Andifes [Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior] os valores para o ano de 2008. Temos que encaminhar o orçamento até o final de agosto, portanto, nossa data limite é entre 15 e 20 de agosto", explica Haddad.
Entre as medidas previstas no Plano de Assistência Estudantil, estão a construção, ampliação e reforma de moradias estudantis, fornecimento de bolsas para auxílio permanência e contratação de profissionais, como assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos e psiquiatras.
De acordo com o ministro da Educação, as universidades vão ter que prestar contas do investimento, que em 2008 deve ficar em torno de R$ 120 milhões. "Não vão poder direcionar essa nova fonte de recursos para nenhum outro tipo de custeio a não ser moradia, RUs [Restaurantes Universitários] e assim por diante."
Por meio de nota, a Secretaria de Educação Superior (Sesu), entidade ligada ao Ministério da Educação, e responsável pela elaboração do plano, diz que uma comissão deve ser formada para discutir a classificação dos gastos, o modelo de distribuição e o cronograma de desembolso para o próximo ano.
O grupo será formado pelos pró-reitores de assuntos estudantis e comunitários, que representam a Andifes. De acordo com a secretaria, representantes da União Nacional de Estudantes (UNE) também serão convidados para a comissão.
(Envolverde/Agência Brasil)