13/09/2021

Plano de Ação de escola gaúcha se destaca no Programa Educação e Família

O documento é obrigatório e detalha as estratégias para integrar os familiares na vida escolar do estudante.

Uma escola estadual do Rio Grande do Sul, localizada na cidade de Esteio, foi destaque em webconferência do Ministério da Educação (MEC), nesta quinta-feira (09). A diretora e os professores elaboraram um Plano de Ação criativo para ser executado no âmbito do Programa Educação e Família, o qual incentiva a participação das famílias na vida escolar do estudante.

“Comecei a falar com os meus colegas professores informalmente. Alguns abraçaram a ideia, foram dando sugestões. Depois me sentei e coloquei as ideias no papel”, explica a diretora Andrea Favero sobre a espontaneidade da criação do seu Plano de Ação, um dos primeiros a serem enviados ao MEC.

O Plano de Ação da escola gaúcha contempla palestras, oficinas de teatro, rodas de conversa e jogos interativos (gincana, esporte). Tudo isso para atrair as famílias, a fim de que atuem diretamente no acompanhamento da vida escolar e na construção do projeto de vida do estudante.  

Para a representante do Programa Educação e Família junto à Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, Leony Marques, “com a pandemia, os professores entraram na casa das famílias. Agora é hora de as famílias entrarem na escola”.

A instituição que se destacou é a Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Sirley Vargas Ferraz, da 27ª coordenadoria de educação, com 295 estudantes. “Eu me surpreendi muito com este reconhecimento do MEC. Para que as ações tenham sucesso precisamos da participação dos colegas. Eu tive a sorte de ter uma equipe de professores que se disponibilizou”, afirma a diretora Andrea.

Clique no link para acessar a webconferência e ver mais detalhes do Plano de Ação:  https://youtu.be/DEsvCcUFC4g.


Programa Educação e Família

Instituído em agosto de 2021, o Programa Educação e Família enviará recursos para as 5.755 escolas elegíveis (selecionadas com base em diversos critérios) e que enviarem o seu Plano de Ação para aprovação do MEC até o dia 30 de setembro. Esse documento detalha as atividades que serão propostas para motivar a presença da família nas escolas, com metas, prazos e custos. Em 2022, participarão do Programa mais 17 mil escolas públicas da educação básica.

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC -  10.09.2021

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×