30/03/2020

Planejamento Educacional

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

 

            Quando se fala na importância do planejamento em uma organização, a American Management Association em 1974 serve de base de estudo para o pesquisador Vasconselhos Filho que publica na Revista Administração em 1978, o seu artigo intitulado Afinal, o que e Planejamento Estratégico? [1]

            O autor do artigo é enfático ao descrever que a falta de planejamento na organização pode levá-la a prejuízos na casa dos bilhões, e isso é denominado por ele de "estratégia do desperdício".

            Nestes prejuízos são levados em consideração a falta de ineficiência, ou seja, não se fazer certo o que está sendo feito, por falta de ineficácia, ou seja, não fazer o que é preciso ser feito e na soma dos dois, a ineficiência e ineficácia.

            Assim também acontece com a educação. A ineficiência e ineficácia causam prejuízos tanto financeiros quanto sociais ao Brasil, e por isso a mesma necessita de um planejamento.

            O planejamento educacional foca as tomadas de decisões voltadas à educação no conjunto de desenvolvimento integral do país, isso porque trabalhar com planejamento educacional está relacionado a qualificação do potencial humano, já que segundo Aranha em seu livro Filosofia da Educação, publicado em 1996 pela Moderna, esclarece que educação é o processo de desenvolvimento integral do homem, o que implica em desenvolver também a sua capacidade física, intelectual e moral, não focando apenas a formação de habilidades, mas também do caráter e da personalidade social.

            Assim sendo, não se pode trabalhar uma educação com qualidade sem um planejamento educacional, um planejamento que perpasse pelo humanismo, pela socialização e pelo protagonismo cognitivo.

            Dito isso, um bom planejamento deve ir além das definições das prioridades percebendo-o como um processo político, administrativo e técnico, de forma a abordar conceitos e entendimento sobre planejamento escolar, curricular, de ensino e o próprio planejamento educacional, pautando sempre o respeitando as diversidades.

            Cabe ressaltar que em um planejamento educacional faz-se necessário perceber os recursos disponíveis, determinar os objetivos alcançáveis e metas para que os mesmos sejam efetivados.  

            Como visto o planejamento educacional embasado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), oferecerá uma educação com mais propriedade, criticidade e qualidade a sociedade efetivando desta forma as competências de seus educandos sem o abstrair para a vida social, o humanismo e a formação do cidadão, como realçado por Émile Durkheim em relação ao sistema educacional contemporâneo, citado por Tomazi em seu livro Sociologia da Educação, publicado em 1997 pela Atual.

            Desta forma, o planejamento educacional se faz de suma importância quando se pretende trabalhar com uma educação de qualidade e que esta mesma educação possa alavancar o progresso de um país e tirar seus cidadãos da alienação.

 

[1] Para mais informações vide:

 VASCONCELLOS FILHO, Paulo de. Afinal, o que é planejamento estratégico?. Rev. adm. empres.,  São Paulo ,  v. 18, n. 2, p. 07-14,  June  1978 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901978000200002&lng=en&nrm=iso>. access on  29  Mar.  2020.  https://doi.org/10.1590/S0034-75901978000200002

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