24/10/2020

Pesquisas Arqueológicas em Mucugê, Bahia, Localiza Sítio Arqueológico Histórico

20200929_163628

As pesquisas foram desenvolvidas recentemente para uma empresa que atua na agricultura de olerícolas irrigada e pretende construir uma barragem de pequeno porte para auxiliar na irrigação dos plantios. O sítio embora não esteja na área diretamente afetada do empreendimento, está na área de proteção permanente consequentemente irá sofrer impacto. O sítio foi avaliado como de ampla importância arqueológica e histórico-cultural para a região.

Durante os estudos, os arqueólogos localizaram uma considerável área contendo fragmentos cerâmicos (pedaços de potes de barro) de característica histórica, faianças finas brancas e outras decoradas. Em subsuperfície foram encontrados com facilidade também fragmentos de vidro e faiança.  O Sítio histórico "Casa de Luvisia", ainda apresenta boa parte das estruturas construtivas de pé, sendo facilmente identificado também o monturo da antiga casa, ou seja, sua antiga área de descarte.

Nesse contexto, a partir dos resultados desse estudo, é possível que o IPHAN indique o salvamento arqueológico desse sítio e com isso poder levantar o máximo possível de vestígios arqueológicos para auxiliar a contar parte da história dessa região.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×