Pesquisa vai ouvir escolas públicas sobre diversidade
Em outubro e novembro, escolas públicas do ensino básico das cinco regiões do país vão dizer ao Ministério da Educação como elas recebem, convivem e que dificuldades têm sobre uma série de questões do cotidiano, entre elas a diversidade racial, a inclusão de alunos com deficiência, o estudante da escola rural e a educação de jovens e adultos.
Os temas estarão na Pesquisa Nacional sobre Diversidade na Educação que é elaborada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e que será realizada pelo Centro de
Desenvolvimento e Planejamento Regional, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A Pesquisa Nacional sobre Diversidade na Educação será realizada em 32 escolas de 16 municípios nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Goiás e Amazonas. Em cada município participarão uma escola da região metropolitana e uma escola rural ou que tenha alunos moradores no campo.
Secretários estaduais e municipais de educação, gestores e diretores de
escolas vão responder um questionário. Já os professores, alunos de 5.ª a 8.ª série do ensino fundamental, alunos do ensino médio e da educação de jovens e adultos, profissionais da escola, pais e a comunidade serão divididos em seis grupos para debater temas sugeridos pelos pesquisadores.