10/11/2022

Personal organizer: conheça a profissão

Personal_organizer

Confira mais sobre a profissão que oferece mais qualidade de vida por meio da organização

 

Principalmente em grandes cidades, manter a casa limpa e organizada constantemente acaba sendo muito complicado, devido a correria do cotidiano. Por vezes, são contratadas diaristas para fazer o serviço de limpeza ou, uma vez na semana, separamos um tempo para tais tarefas domiciliares.

Com isso em mente, há uma profissão que ajuda as pessoas a manterem a casa organizada, desde os armários de banheiro até aquele quartinho da bagunça que ninguém tem coragem de entrar: o personal organizer. Essa profissão surgiu nos Estados Unidos com o aumento do consumismo e se espalhou pelo mundo.

Além de organizar sua casa, esse profissional garante uma melhor qualidade de vida, otimizando tarefas para economizar tempo, aumentando a produtividade e reduzindo o estresse, arrumando um lugar próprio para cada utensílio. Confira algumas dicas para quem quer seguir essa profissão ou para novatos na área.

Procure um curso profissionalizante

Por mais que não seja uma profissão regulamentada, não deixa de ser uma profissão que deve ser levada com seriedade, afinal, exige-se muita organização pessoal e planejamento para executar essa tarefa. Por isso, é recomendado que você procure um curso profissionalizante para se especializar na área e aprender algumas dicas.

Planeje sua rotina domiciliar

Antes de organizar a vida das outras pessoas, é preciso organizar a sua própria, e isso pode ser mais difícil quando se está trabalhando. Com isso em mente, seja sua própria cobaia e organize sua rotina domiciliar levando em conta sua agenda de trabalho semanal, assim poderá fluir com as atividades de uma forma melhor. Não se esqueça de separar um tempo para descansar e para o lazer próprio.

Conquiste as funcionárias da casa

Algumas casas têm funcionárias próprias para limpeza e, por vezes, elas é que organizam a casa diariamente. Por isso, além de conquistar os clientes, as conquiste para que não te vejam como uma ameaça, construindo um trabalho conjunto e funcional.

Visita Técnica é crucial

Não subestime a visita técnica no local. Por vezes, fotos e vídeos não representam o lugar por completo e, como iniciantes, é necessário que tenha uma visão macro do local para um planejamento mais eficaz e certeiro. 

Evite comparações

Pessoas que estão há anos na profissão possuem mais experiência. Isso não significa que seu trabalho seja ruim, apeas que estão em momentos diferentes da carreira. Então evite comparações e pegue inspirações para aplicar em seus projetos.

Mantenha-se atualizado

Fique ligado nas tendências do momento e no comportamento humano. Afinal, você pode diferenciar seu serviço, além de inovar na área. Vá a palestras, cursos de curta direção, acompanhe revistas e outros profissionais.

Coloque tempo a mais na projeção de serviço

Imprevistos sempre podem acontecer. Por isso, aumente pelo menos em 30% a projeção de serviço estipulado. Assim, não terá atrasos, nem frustrações. Também não se esqueça de pedir um sinal financeiro para o cliente e não tente adivinhá-los, ouça-os antes de oferecer serviços.

Exemplos de profissionais

Há também alguns profissionais que podem ser inspiração para você. No mundo audiovisual, há exemplos para acompanhar e aprender com eles. Aqui estão alguns:

Sua Vida de Volta - Spotify

Esse é um podcast curto no qual acompanhamos Mônica, uma psicóloga e personal organizer que dá dicas para organizar a casa e a relação com a psicologia, além de hábitos que podem ajudar a ter uma melhor qualidade de vida.

Ordem na casa com Marie Kondo - Netflix

Conhecida pelo método de Marie Kondo, a personal organizer ajuda as pessoas a organizar a casa e a desapegar daquilo que não precisamos mais. Além desse reality, ela possui um outro na mesma plataforma, chamado 'A Magia do Dia a Dia com Marie Kondo’.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×