15/01/2018

PERCEPÇÃO DOS PAIS SOBRE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO SUL DE MINAS GERAIS

PERCEPÇÃO DOS PAIS SOBRE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO SUL DE MINAS GERAIS

PERCEPTION OF PARENTS ON THE CLASSES OF PHYSICAL EDUCATION IN A STATE SCHOOL OF SOUTH OF MINAS GERAIS

 

Laryssa Boson de Castro Kersul

Graduada em Educação Física – UFLA – MG

Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas – UFSJ – MG

 

Fábio Pinto Gonçalves dos Reis

Graduação em Educação Física - UNITAU – Taubaté – SP

Especialização em Psicomotricidade - UNITAU – Taubaté – SP

Especialização em Formação do Professor na Educação Infantil - UNITAU – Taubaté – SP

Mestrado em Educação – USF – Bragança Paulista - SP

Doutorado em Educação – USP – SP

Docente na Universidade Federal de Lavras – UFLA – MG

 

Raoni Perrucci Toledo Machado

Graduação em Esporte - USP – SP

Especialização em Treinamento Desportivo – UNIFMU – SP

Especialização em Olympic Studies – LBORO – Inglaterra

Mestrado em Educação Física – USP – SP

Doutorado em Educação Física – USP – SP

Docente na Universidade Federal de Lavras – UFLA – MG

                                         

Weuller Aisler Moreira Teixeira

Graduado em Educação Física – FAGAMMON – Lavras – MG

Especialisação em Treinamento Desportivo – FAGAMMON/ENAF – Lavras – MG

Especialização em Fisiologia do Exercício e Atividade Física para Grupos Especiais - FAGAMMON/ENAF – Lavras – MG

Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas – UFSJ – MG

 

Giuliano Roberto da Silva

Graduação Licenciatura Plena em Educação Física - FAGAMMON – Lavras – MG

Especialização em Ginástica Especial Corretiva - UNIFMU – SP

Especialização em Diversidade e Gênero na Escola – UFLA – Lavras – MG

Mestrado em Biotecnologia em Saúde – UNINCOR –Três Corações - MG

Doutorado em Promoção de Saúde na Universidade de Franca – UNIFRAN – Franca - SP

Docente na Faculdade Presbiteriana Gammon – FAGAMMON – Lavras – MG

Docente na Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS - Alfenas – MG

Docente no Centro Mineiro de Ensino Superior – CEMES – Campo Belo – MG

Docente na Secretaria Regional de Ensino de Minas Gerais – SER – Varginha – MG

                                                        

RESUMO

A Educação Física escolar não é uma disciplina complementar que visa apenas o laser ou o treinamento do movimento corporal dos alunos como muitas pessoas pensam, como base neste pensamento o presente estudo teve como principal objetivo a identificação da percepção de pais sobre as aulas de Educação Física no Ensino Fundamental. O método de investigação utilizado foi à pesquisa qualitativa tendo como técnica de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Participaram da pesquisa como voluntários 10 pais de alunos de uma escola estadual do Sul de Minas Gerais. De acordo com os resultados pode-se observar que os pais têm a consciência de que a Educação Física é importante, mas não sabem sua verdadeira função, também foi observado a grande importância na relação família/escola no que se diz respeito à formação e educação integral da criança.

Palavras-chave: Percepção. Pais. Educação Física Escolar.

 

ABSTRACT

The School Physical Education is not a complementary discipline that only aims at the laser or the training of the body movement of the students as many people think, as basis in the thought the present study had as main objective the identification of the perception of parents on the classes of Physical Education In Elementary School. The research method used in the qualitative research having as data collection technique the semi-structured interview. Ten parents of students from a state school in the south of Minas Gerais participated as volunteers. According to the results it can be observed that parents have an awareness that it is Physical Education is important, but they do not know their true function, also was observed the great importance in the family / school relationship with regard to training and education the child.

Keywords: Perception. Parents. School Physical Education.

 

INTRODUÇÃO

De acordo com Perez (2012), a educação escolar é uma sequência da educação familiar, pois, oferece a continuidade da formação do indivíduo com relação a valores para a vida e o trabalho.

A Educação Física como componente curricular da Educação Básica não se associa exclusivamente a alguns exercícios de agilidade de pés, mãos e outros movimentos ou aptidões (NASCIMENTO, 2011).

Ao contrário do que muitos pais pensam, as aulas de Educação Física devem oferecer conteúdos abordando temas de acordo com a realidade social da instituição de ensino, sempre de caráter lúdico e/ou competitivo (BRASIL, 1996). Deve ressaltar prazer, experiências fisiológicas, psicológicas e sociais, assim os alunos poderão defrontar o mundo de maneira participativa e autônoma como cidadãos que respeitam e são respeitados (CARVALHO, JÚNIOR & MOURÃO, 2005).

A vivência familiar tem uma grande influência no comportamento da criança na sua relação com o mundo e com seus companheiros escolares. Sendo assim, a família tem uma importância fundamental para que a criança tenha um relacionamento saudável com a sociedade ao seu redor e assim obtendo o respeito necessário para com o ambiente escolar (NASCIMENTO, 2011).

Para Souza (2009), a parceria entre a escola e a família é de fundamental importância para que haja um maior desenvolvimento da aprendizagem da criança. Contudo, pelo fato de a maioria dos pais de alunos não terem uma participação ativa na vida escolar dos filhos, eles não tem ideia do que acontece ou de como são seus currículos (PEREZ, 2012). A participação dos pais no cotidiano escolar de seus filhos é muito importante, pois, essa parceria dos pais com a escola reflete em uma melhor formação das crianças (TERECIANI, 2008).

Percebendo a importância da relação família/escola, Souza (2009), ressalta que a escola deve tomar partida para que haja esse relacionamento, pois, como diz ele, os professores são vistos como “especialistas em educação” enquanto que os pais são leigos nos assuntos de conhecimento da escola. Apesar das dificuldades e diferenças presentes na realidade de cada um dos meios, essa relação família/escola deve ser concreta assim, podendo construir em conjunto um meio que desenvolva e ajude cada vez mais os alunos a terem um melhor aproveitamento escolar.

No decurso de vários estudos de como a Educação Física escolar vem sendo trabalhada percebe-se o quanto, pouco a pouco essa disciplina vem perdendo seu valor para os alunos, para os pais e até mesmo para os professores de todas as outras áreas de ensino. Isso ocorre pelo fato da diminuição do interesse dos alunos pelas aulas desta disciplina. Devido a disciplina Educação Física estar poucas vezes efetivamente engajada no processo pedagógico das escolas que mesmo estando entre as disciplinas das escolas, quase não exerce seu verdadeiro papel e não transmite seu próprio conteúdo. Muitas vezes, pelos pais desconhecerem os conteúdos, a importância e os objetivos da atividade física não dão incentivos aos filhos para participarem das aulas e não questionam os conteúdos dessa disciplina (SANTOS, 2008).

Logo, é de grande valia que os pais dos alunos conheçam o que realmente se passa durante as aulas de Educação Física e sua verdadeira função (SOUZA, 2009). Em face desta ideia, o presente estudo tem como intuito pesquisar e ter ideia clara de como os pais denotam a disciplina Educação Física no currículo de seus filhos.

 

MÉTODO

Primeiramente foi feito um levantamento bibliográfico sobre as relações existentes entre a família e a escola, a importância e o papel da família no processo ensino-aprendizagem da criança, a percepção dos pais sobre as aulas de Educação Física e sobre o conceito de representação. Em seguida foi realizada uma pesquisa de campo onde o instrumento metodológico utilizado foi o questionário semi-estruturado que continham perguntas básicas/tópicos, isso permitiu que a entrevista fosse ampliada conforme as informações iam sendo fornecidas, o que deixou os participantes mais a vontade para responder as questões. Segundo Manzini (1991), a entrevista semi- estruturada tem a vantagem de obter respostas mais precisas do entrevistado, pois, o entrevistador pode esclarecer, repetir e adaptar as perguntas e a um aumento da chance das pessoas responderem as questões mais verdadeiramente.

Usou-se a metodologia qualitativa pra a análise do conteúdo, que segundo Neves (1996), este tipo de pesquisa, tem o papel de revelar dados da realidade de acordo com determinado contexto.

Participaram da pesquisa de forma voluntaria 10 pais de alunos regularmente matriculados no 5º ano do ensino fundamental de uma escola estadual localizada no município de Nepomuceno – MG.

Com os pais envolvidos já cientes do assunto, as entrevistas foram marcadas meia hora antes da saída dos filhos da escola, assim tendo tempo para realizar as entrevistas sem pressa e sem a distração dos filhos. A cada dia, dois pais eram entrevistados, não causando tumulto ou interferência nas respostas. As entrevistas foram gravadas e depois transcritas para a análise dos dados.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Tópico 1- Conceito de Educação Física

O primeiro tópico da entrevista foi: o que é Educação Física para você? Entre os dez pais entrevistados as respostas foram praticamente às mesmas, sendo:

 “Educação Física é a prática de esportes e exercícios físicos e também faz bem para a saúde”.

Com as respostas obtidas nesse tópico percebe-se que os pais têm consciência de que a Educação Física é importante, mas não entendem o seu verdadeiro conceito.

O termo Educação Física é bem amplo, existem vários conceitos que a definem, entre eles está o de que a Educação Física relaciona o movimento e as demais áreas de educação, ou seja, relaciona os aspectos físico, mental, social e emocional em seu desenvolvimento e isso faz com que haja um total desenvolvimento do homem (BARBANTI, 1986).

Compreender essa área a partir de conhecimentos científicos é importante para que não sejam criados pensamentos que acreditem que apenas o esporte e o exercício físico façam parte da Educação Física (OLIVEIRA et al, 2010).

 

Tópico 2 – Como eram as aulas de Educação Física no seu tempo?

Neste item apareceram respostas interessantes e ao mesmo tempo inadequadas para uma Educação Física corretamente empregada no âmbito escolar:

“Não tinha educação física, eu e meus colegas fazíamos muita bagunça e por isso a gente ficava de castigo”.

“Não era boa, não tinha quase nada”.

“Se não fizesse Educação Física pagava prenda, tinha que ir vestida com roupa de festa junina, era muito rígido”.

Esses conceitos negativos sobre a Educação Física vêm de períodos históricos onde não havia um conhecimento específico sobre a disciplina. Hoje em dia, pode-se perceber que os profissionais da área são responsáveis pela manutenção de boas condutas para que não haja desvalorização e más interpretações sobre esta disciplina (OLIVEIRA et al., 2010).

Praticamente todos os pais entrevistados estudaram na mesma época, apenas duas das respostas foram diferentes das demais:

“As aulas eram feitas fora do horário escolar, tínhamos mais tempo de jogar e formar grupos de jogos, oque era muito bom”.

“Era boa e divertida”.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº9394/96) aprova que as aulas de Educação Física sejam ministradas no respectivo período de aula, juntamente as demais disciplinas, fazendo com que esta disciplina deixe de ser caracterizada como extracurricular.

 

Tópico 3 ­– Quais os objetivos das aulas de Educação Física na escola hoje?

Os pais entrevistados demonstraram certa dificuldade com relação a este tópico e surgiram varias respostas diferentes, mas, todas com certo receio na hora da fala, pois, não sabiam como responder ou não tinham certeza da resposta. Um dos pais respondeu com bastante sinceridade, como descrito abaixo:

“Sinceramente, não sei. Acho que é mais para manter a saúde e a boa forma física”

Outra opinião foi a de que a Educação física serve para distrair e divertir as crianças:

“Os objetivos são animá-los mais ainda, porque fica só dentro da sala de aula vendo e estudando as mesmas coisas fica um pouco meio cansativo e tendo uma Educação Física para eles, já vão se divertir muito”

A respeito disso é possível perceber que por mais que o tempo passe, a realidade da Educação Física escolar na visão social continua sendo apenas recreativa ou de uma concepção reduzida no desempenho físico dos alunos, diminuindo assim o valor da Educação Física como disciplina curricular (BERESFORD et al., 2002).

Muitas pessoas confundem as aulas de Educação Física com o momento de recreação pelo fato das aulas acontecerem em lugares abertos como quadras ou pátios, e este espaço amplo acaba não tendo um planejamento adequado ocasionando esta confusão, porém, Educação Física não é recreação (FEDERICI, 2004).

 

Tópico 4 – Quais conteúdos a Educação Física escolar deve trabalhar hoje?

Alguns conteúdos ministrados nas aulas de Educação Física foram citados para os pais, porém, na verificação da opinião dos mesmos a respeito dos conteúdos desta disciplina obteve-se como resposta unânime:

“Esporte, brincadeiras e futebol”

As três opções citadas pelos pais fazem parte dos conteúdos que devem ser trabalhados nas aulas de Educação Física, porém, não são as únicas. O esporte está entre os diversos meios que a Educação Física pode ser desenvolvida, tendo como um de seus objetivos promover a interação e a socialização dos alunos, porém, assim como qualquer outro conteúdo não deve ser apresentado como principal, pois, pode assumir o papel de treinamento ou adestramento do movimento corporal o que afeta de forma negativa o psicológico das crianças (MARQUES e KRUNG, 2008).

De acordo com Cordozzo e Vieira (2008), as brincadeiras são essenciais na vida das crianças, pois gera espontaneidade, é flexível para novas ideias e combinações, dá a criança o poder de ser o que quiser em um mundo de fantasia o que satisfaz qualquer desejo.

O futebol é uma monocultura esportiva que sofre influencia da mídia e da indústria esportiva (SILVA e PIRES, 2008). Neste caso deve-se tomar muito cuidado para não torná-lo a única opção para as aulas de Educação Física por preferência dos alunos ou até mesmo por acomodação dos professores. É necessário homogeneizar o futebol mostrando aos alunos as várias formas que ele pode ser trabalhado nas aulas, aplicando sentidos e significados para esse jogo (BASEI e VIEIRA, 2007).

 

Tópico 5 – Para você, qual a importância da Educação Física escolar?

As aulas de Educação Física foram consideradas de muita importância, atribuída ao fato de diminuir a violência, ensinar a prática de esportes, ocupar a cabeça e relaxamento, segundo o relato dos pais participantes.

Nos dias atuais a violência tem causado bastante tumulto não só dentro das escolas, mas também fora dela, e esta violência acaba por afetar todos os envolvidos. No contexto escolar ela pode ser praticada de diversas maneiras, seja ela fisicamente, verbalmente, dentre outras. Pode possibilitar por meio de seus conteúdos, práticas educativas reconhecendo a necessidade de normas e regras de um grupo, junto a cooperação e disciplina, contudo esse é um desafio difícil de ser superado devido ao histórico de cada um. Logo, os profissionais da área devem dar significados às práticas pedagógicas para permitir que esse desafio seja superado e também devem contar com a importante ajuda dos pais (CORREIA et al., 2010).

Quando os pais se referiram aos termos “ocupar a cabeça e relaxamento” foi no sentido de distração, pois, segundo eles é uma hora em que os alunos podem sair da sala para se divertirem sem preocupação. Os pais também declararam que os filhos gostam de ir à escola apenas nos dias em que terão aula de Educação Física, dizendo que:

“Minha filha só quer vir na escola quando tem aula de Educação Física, então eu acho muito importante e também é bom para relaxar e distrair a cabeça e não deixar que fique de mente vazia”.

O fato dos alunos gostarem das aulas de Educação Física a ponto de quererem ir a escola apenas nos dias que terão essa aula pode ser porque essa é a única disciplina que viabiliza a integração social e afetiva que entre os alunos é de grande valia, e também é nessas aulas que os alunos aprendem a vencer e a perder, a respeitar os colegas, a superar seus limites, perdem a vergonha e a timidez, tudo isso ajudando a conviver com a realidade social (HANAUER, 2011).

 

Tópico 6 – Qual o papel da Educação Física na vida fora da escola?

A respeito das respostas obtidas neste tópico, pode-se considerar que todas tiveram a mesma linha de pensamento.

“Manter a saúde e o corpo em forma”

Ou ainda:

 “Faz as pessoas se cuidarem mais, fazerem mais exercícios físicos e também ajuda muito às pessoas mais velhas, pois elas estão praticando mais atividades físicas e estão tendo mais ânimo”

Alguns conhecimentos e aprendizados sobre os objetivos proporcionados pela prática de atividades físicas certamente serão adquiridos pelos alunos durante as aulas de Educação Física, estimulando-os e dando a eles autonomia para que possam praticar atividades físicas fora da escola (MARCHINI e ARMBUST, 2012).

Com relação ao papel da Educação Física fora do ambiente escolar para crianças da primeira fase do ensino fundamental podemos dizer que é importante para estimulação psicomotora, ajuda no desenvolvimento afetivo, social e cognitivo da criança e também o desenvolvimento de habilidades motoras básicas, além da criatividade e formação geral dos alunos. Para isso, é importante que o professor tenha conhecimento da realidade das crianças para que possa adaptar suas aulas de acordo com a cultura e origem delas (LEITE e ASSIS, 2011).

 

Tópico 7 – Em comparação com outras disciplinas, o que você acha da Educação Física?

Segundo as exigências da Lei nº 9394/96 a Educação Física é um componente curricular obrigatório tão importante quanto às demais, porém, infelizmente não é tratada ou vista como tal.

Ao analisar a visão que os pais dos alunos têm sobre a Educação Física em relação às outras disciplinas, pode-se observar que apesar deles acharem a Educação Física importante, ela é caracterizada pela maioria como disciplina auxiliar, ou seja, uma matéria que ajuda os alunos nas demais, como pode ser visto abaixo:

“É para diminuir o estresse, aliviar a cabeça para que possam recomeçar a estudar”.

Federici (2004), em seu ponto de vista ressalta que a interdisciplinaridade é super adequada para a escola, porém é necessário deixar claro que a Educação Física não é auxiliar de outras disciplinas.

Apesar da maioria dos pais entrevistados terem a mesma opinião, uma mãe teve sua opinião diferenciada ressaltando que:

“Não tem comparação, é uma matéria como outra qualquer, afinal de contas vem no boletim do mesmo jeito”.

E ainda disse que:

“Mesmo se não fizer à aula a nota “A” ta sempre no boletim”

Mesmo dizendo que não existe comparação com as outras matérias é interessante a colocação dela sobre o “estar no boletim” e que mesmo que os alunos não façam as aulas recebem nota “A”. Logo, surgem argumentações: Será que a importância da Educação Física ou de qualquer outra matéria está apenas na nota do boletim? Qual será o valor do aprendizado? E se a criança não quiser fazer aula de matemática ou de português, terá nota “A”? São casos que realmente precisão ser pensados.

É importante saber que não existe disciplina mais ou menos importante, cada uma tem sua importância própria, seus níveis de dificuldade e sua especificidade na escola, pois, a Educação Física está na escola e é um espaço para aprendizagem e de ensino como qualquer outra presente no currículo escolar (SOARES, 1996).

 

CONCLUSÃO

A Educação Física escolar vem sofrendo uma depreciação influenciada pela história, quando era vista de forma física e biológica tento como conteúdo predominante os treinos e jogos esportivos. Conforme o tempo vem passando, esta visão da Educação Física vai passando de geração para geração sem dar importância aos conteúdos abrangentes existentes nessa disciplina.

Através deste estudo, pode-se observar que os pais em sua maioria, não tiveram uma boa experiência durante as aulas de Educação Física, porém, mesmo assim, reconhecem a importância desta disciplina, entretanto, não identificam a verdadeira função da disciplina no currículo escolar, o que acaba dificultando a interação pai e filho, pai e professor, pai e escola, ao se tratar de assuntos relacionados à Educação Física, não dando o valor adequado a esta disciplina.

Com isso, se faz necessário que os pais dêem mais atenção não só a uma matéria escolar específica, mas a todas como um conjunto, afinal é esse conjunto que tornará os filhos como cidadãos educados.

O professor e a escola também devem contribuir abrindo espaço para que os pais possam estar presentes na vida escolar dos filhos, deixando claro que a união pai/ escola é essencial para a criança em todos os aspectos.

 

REFERÊNCIAS

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BERESFORD, H.; FONSECA, M. M.; CODEA, J. S. M. T.; CODEA, A. L. B. T. Uma visão sobre o valor da educação física curricular, a partir de perspectivas imaginarias e ideológicas. Rev. Paul. Educ. Fís., 16(1), p. 100-118, 2002.

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CORDOZZO, S. T. D.; VIEIRA, M. L. Caracterização de brincadeiras de crianças em idade escolar. Psicologia: Reflexão e Critica, 21(3), p. 365-373, 2008.

FEDERICI, C. A. G. O que não é Educação Física. Revista Movimento & Percepção, 4(5), p. 223-232, 2004.

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