Participaram 10,5 milhões alunos na primeira fase da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas
Por Irene Lobo
Brasília – O Ministério da Educação (MEC) e o da Ciência e Tecnologia (MCT) divulgaram nesta terça-feira (22) o resultado da 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) realizada no país. Ao todo, 10,5 milhões de alunos participaram da primeira fase da competição, em 16 de agosto, e 400 mil foram selecionados para a segunda fase, realizada em 8 de outubro.
A olimpíada custou R$ 25 milhões ao governo e envolveu estudantes de 31.028 escolas em 5.197 municípios do país. "No caso da olimpíada, cujos resultados estão sendo divulgados hoje, o que nós podemos verificar é que o Brasil se mobilizou – 60% dos alunos voluntariamente decidiram participar, quase 60% das escolas e 93% dos municípios", afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad.
Os alunos com melhor desempenho receberam 1.110 medalhas, sendo 300 na categoria ouro, 405 de prata e 405 de bronze. Também foram distribuídas 30 mil menções honrosas e 2.001 bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Receberam medalha de ouro os 100 melhores alunos das três categorias. No nível 1 (5ª e 6ª séries), a medalha de ouro ficou com o estudante Elvis Falcão de Araújo, do Colégio Militar de Fortaleza, no Ceará. No nível 2 (7ª e 8ª séries), a medalha de ouro ficou com Isabella Amorim Gonçales, do mesmo colégio. E no nível 3 (ensino médio), o ouro ficou com Martin Alexander Barrios Gundelach, do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.
Os professores e as escolas dos cem melhores alunos também foram premiados. Os professores farão um estágio de 15 dias no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com sede no Rio de Janeiro. As escolas dos 27 alunos com melhor classificação, uma por estado, ganharão laboratórios de computação e certificados de mérito nacional. As 73 escolas restantes com maior pontuação também receberão o certificado. Os municípios vencedores de cada região ganharão quadras de esportes patrocinadas pelo Ministério do Esporte.
Participaram das olimpíadas 358 alunos portadores de necessidades, 338 na primeira fase e 157 na segunda. Quase metade desses alunos foi classificada para a segunda fase das olimpíadas (46%). Um aluno do Distrito Federal com deficiência visual ganhou medalha de ouro. A cerimônia de premiação dos alunos acontecerá em Brasília, em março de 2006.