19/05/2006

Parceria possibilita que ECA disponha conteúdos nas páginas do Jornal da Tarde

Por Daniel Milazzo

Todos os domingos, a página A14 do impresso diário Jornal da Tarde é trabalhada com a finalidade de trazer uma nova abordagem para temas correlatos à educação. Isto é feito por meio da parceria iniciada entre o veículo e o Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

“Essa página tem uma intencionalidade educativa explícita, e faz uso dos recursos da comunicação, como a diagramação e a linguagem jornalística, para abordar um tema e sugerir links também para outras áreas, como a música ou a internet”, afirma o professor Ismar Soares de Oliveira, coordenador do NCE. Na página está aplicado o conceito da educomunicação, que se propõe a trabalhar temas ligados à educação de maneira alternativa, e que preza por uma mesma linguagem capaz de atingir tanto professores como alunos.

Na edição comemorativa ao Dia do Trabalho, por exemplo, havia a transcrição da letra da música “Vai trabalhar, vagabundo”, de Chico Buarque. Além de tornar o assunto interessante aos jovens leitores, a página também procura dar boas idéias a docentes para realizarem atividades criativas dentro das salas de aula.

“O que nós queremos é unir a educação à arte, ao jornalismo, à informática. Isso permite que os jovens vejam a questão no jornal como um tema de interesse social, que outras pessoas estão trabalhando de formas alternativas”, reforça Ismar de Oliveira.

Quem torna legível e inteligível as informações de um assunto, que porventura chegam de forma muito hermética, é um grupo de especialistas do NCE, que dialoga com autores, com textos, buscando dizer de formas mais simplificadas coisas difíceis. O coordenador do núcleo informa que já estão sendo elaboradas as páginas das próximas três edições, e que vários assuntos já estão em discussão. Contudo, ele reafirma o convite para pesquisadores de graduação e pós-graduação que tenham feito alguma descoberta, ou que trabalhem com temas instigantes, para que se aproximem do núcleo e participem desta colaboração entre a ECA e o Jornal da Tarde. “Nós estamos ansiosos que a USP se envolva pra nós garantirmos o rigor da ciência unida com a prática educomunicativa”, completa o professor.

Na edição mais recente, deste domingo (14 de maio), a página trouxe dicas de como utilizar as histórias em quadrinhos na transmissão de conhecimentos no ensino fundamental. Já foram abordados temas históricos (Tiradentes), sociais (Dia do Trabalho) e ligados à matemática e ao raciocínio lógico (Xadrez). Meio ambiente, saúde pública, física e química são exemplos de outros assuntos que em breve entrarão em pauta.

O professor é crítico quanto ao espaço destinado pelos veículos de comunicação, mas enxerga de maneira otimista os esforços da sociedade: “Apesar do rigor do mercado em relação à comunicação, a sociedade começou a fazer seu próprio caminho, a partir da perspectiva educativa, para colocar em pauta questões importantes, como o papel da mulher, a desigualdade social, a situação dos indígenas e por aí vai.”

O Jornal da Tarde fez o pedido de convênio, e o Departamento de Comunicações e Artes da ECA já aprovou o projeto, ainda que alguns detalhes ainda estejam em fase de elaboração. Após esta etapa a iniciativa será encaminhada às instâncias finais da USP. No convênio proposto também estão previstas algumas outras atividades além de extensão, como workshops e ciclos de palestras ministrados pelo NCE a profissionais do Jornal da Tarde.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×