19/07/2022

PAPEL DO E-LEARNING NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Apoiado por plataforma de e-learning
 
 
José Alexandre Fernandes Locci 
Must University 
 
 
Resumo: Quando abordamos a importância e relevância da gestão do conhecimento, como fator fundamental para garantir a efetividade da aprendizagem, que seja em empresas (organizações de forma geral) e também nas instituições de ensino (fundamental, médio e superior), faz-se necessário um olhar mais cuidadoso e reflexivo, pois, o conhecimento é tratado, como a forma com que as organizações, obterão um diferencial e maior competitividade em um mercado, extremamente competitivo e globalizado, portanto, encontrar mecanismos e processos que alicercem essas premissas é fator chave, e neste processo a aplicação do e-learning, além do ensino presencial passa a ser primordial para otimizar e oferecer os ganhos esperados pelas organizações e instituições de ensino, quando se trata do desenvolvimento do conhecimento. Para tanto, e para permitir a operacionalização eficaz destes processos, os mesmos precisam ser respaldados por plataforma que permitam o pleno gerenciamento de todos os processos, sendo assim a escolha de uma plataforma eficiente é sem sombra de dúvidas o grande desafio e neste artigo iremos abordar a plataforma MOODLE, por ser essa uma ferramenta completa, amplamente conhecida e utilizada com sucesso em termos mundiais, portanto, entender e conhecer mais da MOODLE, vai ajudar na tomada de decisões, quando da busca de uma plataforma que propicie os processos de gestão do conhecimento.
 
Palavras-chave: Aprendizagem. E-learning. Gestão do conhecimento. MOODLE. Tomada de decisão.
 
 
ROLE OF E-LEARNING IN THE LEARNING PROCESS
 
Supported by e-learning platform
 
 
Abstract When we discuss the importance and relevance of knowledge management as a fundamental factor to ensure the effectiveness of learning, whether in companies (organizations in general) and also in educational institutions (elementary, middle and high school), a more careful and reflective look is necessary as knowledge is treated, as the way in which organizations will obtain a differential and greater competitiveness in a market that is extremely competitive and globalized. Therefore, finding mechanisms and processes that underpin these premises is a factor key and, in this process, the application of e-learning in addition to classroom teaching becomes essential to optimize and offer the gains expected by educational organizations and institutions when it comes to the development of knowledge. Therefore, and to allow the effective operationalization of these processes, they need to be supported by a platform that allows the full management of all processes, so the choice of an efficient platform is, without a doubt, the great challenge and in this paper we will discuss the MOODLE platform, because it is a complete tool, widely known and used successfully worldwide. Therefore, understanding and knowing more about MOODLE will help in decision making when looking for a platform that provides the processes of management of the knowledge. 
 
Keywords: Learning. E-learning. Knowledge management. MOODLE. Decision making.
 
 
1 Introdução 
Ao se abordar a importância e a relevância da aprendizagem, como forma de desenvolver competências e habilidades, quer seja em estudantes, quer seja em profissionais que já atuam em organizações, é imperativo reconhecer que a resultante deste processo é o de tornar a organização mais eficaz e diferenciada no mercado de trabalho, contribuindo desta forma para destacar a mesma em um cenário globalizado e altamente concorrencial e competitivo.
Portanto atuar na gestão do conhecimento (Knowledge Management) é a base que fundamenta e alicerça todo o processo de aprendizagem eficaz de estudantes e colaboradores (em empresas), porém, essa não é uma tarefa simples, pois, requer das organizações, investimentos e cuidados para garantir a efetividade destes processos, sendo assim, a escolha e aplicação de uma plataforma de ensino que propicie todo o gerenciamento dos processos de gestão de conhecimento é algo que as organizações precisam ter em seu “radar”, para que obtenha o sucesso desejado na gestão do conhecimento (corporativo e acadêmico).
Para a elaboração deste artigo foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa, objetivando descrever os principais pontos a serem considerados e sua relevância, para com os processos de tomada de decisão, relacionadas a gestão do conhecimento.
 
Este trabalho, visa também esclarecer e reforçar os pontos essenciais na tomada de decisão, quando se trata da gestão do conhecimento e a forma efetiva de se buscar os melhores resultados para as organizações.
 
O artigo foi escrito, pautado em pesquisas e estudos bibliográficos e os dados e informações colhidas em websites, em concordância com a proposta do estudo. Sendo que a pesquisa pretende apresentar uma reflexão sobre os conceitos de gestão do conhecimento e as práticas mercadológicas, também ajustadas as instituições de ensino, onde, será abordado, inclusive, a importância da adoção de uma plataforma que propicie o gerenciamento eficaz de todo o processo de gestão do conhecimento.
 
Para tanto será tratado ao longo do artigo, de forma, sucinta e resumida a aplicação do e-learning nos processos de aprendizado, e uma abordagem quanto ao uso e aplicação de uma plataforma de possibilite todo o gerenciamento dos processos de gestão do conhecimento, para tanto, será apresentado a MOODLE, que é uma plataforma de uso globalizado, com sucesso comprovado.
 
 
2 Desenvolvimento 
Em um mercado altamente competitivo, agressivo e concorrencial, ampliar o conhecimento e desenvolver as competências e habilidades das pessoas, não é só um desafio, mas sim fator imperativo para as organizações que incluem as instituições de ensino (fundamental, médio e superior), sendo assim a gestão do conhecimento obrigatoriamente precisa estar incluído no planejamento estratégico das áreas de Recursos Humanos, de todas as organizações.
 
Pois, conforme Costa (2017), a gestão do conhecimento ou knowledge management – KM, em inglês, busca a melhor maneira de trabalhar, uma base de conhecimento interna e externa em nível institucional, assim como a construção de um sentido de comunidade.
 
As organizações sejam elas no âmbito privado ou acadêmico, investem maciçamente em seus programas de treinamento e ensino, objetivando desenvolver efetivamente em seus colaboradores (caso das organizações) e alunos (caso das instituições de ensino), não só o processo de transmissão de conteúdo, mas sim levar os colaboradores e alunos a entenderem que os conteúdos ofertados, tem por premissa, o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas pelo mercado de trabalho, portanto, transformar a transmissão de conteúdo, efetivamente em conhecimento e aprendizagem e fator crucial para o sucesso organizacional.
 
 
2. 1 E-learning e as possibilidades de aplicações
Em um contexto histórico o ensino a distância é uma prática que vem ao longo do tempo sendo trabalhada e operacionalizada pelas organizações, sendo que em um passado remoto esse modelo ainda era visto com ressalva pelas organizações (provadas e de ensino), porém com as modernizações ocorridas, bem como pela necessidade de se ampliar efetivamente as possibilidades de aprendizagem, quebrando as barreiras de tempo e distribuições geográficas, essa modalidade de ensino ganha expressividade no âmbito da aprendizagem.
 
O uso das TICs em processos educativos, normalmente. É explicado quando se refere a programas de EaD devido às necessidades inerentes a essa modalidade educativa, ou seja, de mediações pedagógicas que possibilitem estratégias de ensino/aprendizagem não-presenciais (Corrêa, 2007, p. 13).
O e-learning, se solidifica, portanto, com uma estratégia altamente eficaz, para possibilitar o desenvolvimento do ensino, rompendo barreiras, geográficas, agregando valor como mais uma estratégia que viabiliza a transmissão do conhecimento com uma abrangência muito elevada.
 
A questão aqui não é a de afirmar que o ensino presencial, pode ser substituído pelo ensino a distância, pois, ambos são de fundamental importância para os processos de ensino aprendizagem, ou seja, o ideal é que as organizações tenham em seus processos decisórios a flexibilidade de utilizar tanto o ensino presencial, quanto o ensino a distância, como alternativas, para seus processos de gestão do conhecimento de seus alunos e/ou colaboradores.
 
O e-learning (EL), é neste contexto uma alternativa de extrema importância, onde sua prática, desde que bem elaborada, oferece grandes resultados as organizações de maneira geral, pois, otimiza resultados e reduz custo com investimentos, sem no entanto, perder o foco na qualidade e efetividade dos conteúdos a serem disponibilizados para o desenvolvimento de competências e habilidades dos envolvidos neste processo.
 
Para Costa (2017), O EL é um processo que auxilia na alimentação de uma organização de aprendizagem e promove uma cultura corporativa baseada no compartilhamento de conhecimento por meio da web.
 
Também, para Costa (2017), A globalização e a economia dinâmica forçaram as organizações a melhorarem seus processos, a aprendizagem e a gestão do conhecimento, principalmente por meio de tecnologias de informação e comunicação (TIC).
Pode-se desta forma concluir que a aplicação dos programas de e-learning, associados a programa de ensino presenciais, são alternativas, obrigatórias para as organizações, que poderão optar pelo uso de um ou de outra, ou mesmo de forma mista (utilizando-se das duas modalidades simultaneamente), visando desta forma otimizarem seus programas de formação e desenvolvimento profissional.
 
2. 2 MOODLE uma plataforma de suporte ao e-learning
Para que se possa gerenciar todo o processo de gestão de conhecimento, além efetivamente de um amplo processo de definição e priorização de conteúdo a serem ministrados, necessariamente o planejamento estratégico de uma organização, precisa comtemplar também o investimento em uma plataforma de gestão do conhecimento, em seu processo decisório.
 
Para tanto a escolha de uma plataforma, robusta, dinâmica e intuitiva é de fundamental relevância para viabilizar, não só os processos de gestão do conhecimento em termos resultados (cronogramas de cursos, desempenho de participantes, etc.), mas também a viabilidade de se compartilhar matérias nas diversas modalidades (hiperlinks, textos, podcast, vídeo, artigos, apostilas, entre outros), sendo assim a escolha de uma plataforma adequada a realidade das organizações é de suma importância.
 
Neste contexto o uso da plataforma MOODLE (Modular Object- Oriented Dynamic Learning Environment), que em português significa “Ambiente de Aprendizagem Dinâmico Orientado a Objetivos Modulares”, é uma alternativa de extrema relevância, pois, trata-se de uma das plataformas de ensino mais utilizadas no mundo.
 
Quadro 1 - Moodle em números 
O Moodle™ é um dos líderes do setor de ambientes virtuais de aprendizagem. No Brasil, é líder absoluto, com 64% do mercado, e é encontrado em escolas, faculdades, grandes universidades, corporações e órgãos de governo e de Estado. Vislumbre os números abaixo para ter uma noção da abrangência do uso do Moodle™ no Brasil e no mundo.
 
O Brasil é um dos países em que mais se usa Moodle™ no mundo. É importante que você registre seu site Moodle™ para que oficialize o uso do mesmo no Brasil e passe a contar com notificações de atualização de segurança do Moodle™. 
Fonte: https://gfarias.com/web/solucoes/moodle/#
 
Quadro 2 - Países que mais usam o Moodle
 
Country Registered sites    
United States 13,633    
Spain 12,949    
Germany 10,156    
Mexico 9,708    
Brazil 8,787    
Indonesia 6,610    
France 6,320    
Russian Federation 5,648    
India 5,156    
Colombia 5,116  
Fonte: https://stats.moodle.org/ - Adaptado
 
Quadro 3 - Quem é usando o Moodle?
 
Usuários em todo o mundo Inscrições do curso Cursos em 42 idiomas Sites Moodle    
316,000,000+ 1.8 Bilhões + 41,000,000+ 179,000+  
Fonte: https://moodle.com/pt/ - Adaptado
 
O Moodle, por ser uma plataforma com o conceito open-source, ou seja, que possui o seu código fonte aberto, também é outro diferencial, pois, as organizações poderão customizar seus processos conforme suas respectivas necessidades e este é um atributo de extrema relevância.
 
O Moodle, propicia o suporte necessário para o gerenciamento de todo o processo de e-learning, bem como, dos processos de ensino presencial e a mesma oferece uma gama de funções, que permite maximizar o gerenciamento do processo de gestão do conhecimento, otimizando desta forma os resultados corporativos.
 
Quadro 4 - Recursos do Moodle
 
Recurso Descrição    
Arquivo Possibilita disponibilizar um arquivo (em vários formatos) diretamente na semana ou tópico do curso, para consulta e/ou download pelos participantes.    
Livro Exibe conteúdos divididos por capítulos e subcapítulos. Pode conter textos, links de sites/vídeos, imagens e outros elementos multimídia.    
Página Exibe uma página (tipo WEB) que pode conter textos, links de sites/vídeos, imagens e outros elementos multimídia.    
Pasta Exibe uma pasta com vários arquivos, para consulta ou download pelos participantes. É utilizada para, principalmente, criar a biblioteca da disciplina.    
Rótulo Permite inserir textos, imagens e vídeos no meio dos links de uma semana ou tópico. Pode ser utilizado como cabeçalho ou separador.    
URL Disponibiliza um link para uma página da Internet.  
Fonte: https://www.ifpb.edu.br/ead/paginas-moodle/pasta-tutoriais/tema_3-ferramenta_e_funcionalidades_no_moodle.pdf - Adaptado
 
 
Quadro 5 - Descrição das Atividades do Moodle
 
Atividade Descrição    
Base de dados Ferramenta de colaboração, construída pelos participantes, que possibilita criar, atualizar, consultar e exibir uma lista de registros sobre determinado tema, utilizando uma estrutura pré-definida.    
Chat Possibilita conversação entre os participantes, em tempo real.    
Escolha Permite ao professor fazer uma pergunta e especificar opções de múltiplas respostas. Os resultados podem ser publicados depois que os alunos responderam, ou após uma determinada data.    
Laboratório de avaliação Possibilita a criação de um trabalho sobre um tema escolhido, que  pode ser um texto online, ou um arquivo enviado (pdf, vídeo, imagem, etc.), ou ainda ambos, podendo a avaliação ser feita pelo professor e pelos estudantes entre si, mediante um formulário de avaliação construído pelo professor.    
Fórum É uma discussão assíncrona sobre temas escolhidos pelo professor ou pelos demais participantes. Pode ser um único tema ou vários tópicos com temas diferentes. Pode ser uma discussão por grupos (no caso, participantes de um mesmo Polo) ou sem grupos (todos juntos).    
Glossário Possibilita criar uma lista de termos e respectivas definições, envolvendo o conhecimento partilhado e a colaboração sobre determinado tema.    
Lição É um conjunto de páginas que podem conter informações em vários formatos para o aluno estudar e questões para responder, seguindo uma sequência não linear, determinada pelos resultados alcançados pelo aluno em cada etapa da mesma.    
Pesquisa É uma ferramenta para obter opinião sobre determinado assunto.    
Questionário É um conjunto de questões de vários formatos. O mesmo é criado pelo professor, respondido pelo aluno e corrigido automaticamente pelo sistema (com base no gabarito previamente definido pelo professor). Pode configurar-se como uma atividade de autoavaliação, uma lista de exercícios para verificação de aprendizagem, um teste rápido ou ainda uma prova virtual.    
Tarefas Permitem que os alunos submetam textos ou arquivos em vários formatos para avaliação pelo professor. As tarefas podem ser de envio de arquivo, de texto online ou off-line, dependendo da configuração escolhida.    
WIKI Ferramenta interativa de construção de uma base de conhecimentos. Tem como resultado um texto colaborativo e construído de forma assíncrona pelos participantes de uma disciplina. Geralmente não é avaliado com nota.  
Fonte:https://www.ifpb.edu.br/ead/paginas-moodle/pasta-tutoriais/tema_3-ferramenta_e_funcionalidades_no_moodle.pdf - Adaptado
 
 
Devido as funções disponibilizadas no Moodle, bem como, por sua navegabilidade e interatividade intuitiva, essa plataforma oferece as organizações dos mais variados ramos de atividade, incluindo as instituições de ensino, uma excelente alternativa para a gestão do conhecimento, bem como, de toda a gestão operacional dos modelos e processos de treinamento e ensino, portanto, antes da tomada de decisão para a implementação de uma plataforma de gestão, vale muito, considerar e analisar o amplo leque de opções que o Moodle oferece.
 
2. 3 Experiência com o uso do MOODLE
Em uma das instituições de ensino, onde atuei, utilizamos a plataforma MOODLE, e neste caso foi para o ensino presencial, e a experiência foi excelente, pois a plataforma permitia uma interação com os alunos de forma otimizada, onde disponibiliza, vídeos e conteúdo (vários formatos e recursos de mídia), além do uso de fóruns, que possibilitou ganhos expressivos nos processos de ensino-aprendizagem.
 
Além da possibilidade de monitorar e acompanhar individualmente o desempenho dos alunos o quê também foi uma ferramenta muito valiosa, pois, com os tratamentos estatísticos, encontramos a possibilidade de atuar na gestão do conhecimento dos alunos.
 
3 Considerações Finais 
 
Atuar na gestão do conhecimento principalmente nos dias atuais, onde das empresas são demandas uma série de exigências, quanto à qualidade, velocidade, competitividade e resultados, atuar no desenvolvimento de habilidades e competências de seus colaboradores é imprescindível, portanto, as organizações precisam considerar em seus programas de treinamento, bem como as instituições de ensino em seus cursos oferecidos, além dos cursos e treinamentos presenciais, também os modelos de ensino a distância (e-learning), como recursos estratégicos para alcançar uma gama muito mais elevada de pessoas.
Rompendo neste caso com as barreiras geográficas e dificuldades de deslocamentos, garantindo desta forma um processo de ensino-aprendizagem, através da gestão do conhecimento mais eficaz e relevante para as organizações em termos de resultados acadêmicos e financeiros. Portanto, a adoção de uma plataforma que propicie esse processo é de extrema relevância para as organizações, e neste quesito o MOODLE, surge como uma alternativa eficaz para o processo.
 
4 Referências Bibliográficas
Costa, D. (2017). Aprendizagem em Ambientes de Trabalho. [e‐book] Flórida: Must University
Costa, D. (2017). Gestão do Conhecimento e as Tecnologias da Informação. [e‐book] Flórida: Must University
Costa, D. (2017). Gestão do Conhecimento e E-Learning. [e‐book] Flórida: Must University
Corrêa, Juliane. Educação a distância: orientações e metodologias / Juliane Corrêa (organizadora) – Porto Alegre: Artmed, 2007.
DATANYSE. Gráfico de Barras para o Moodle e seus Principais Concorrentes No Brasil. Disponível em: https://www.datanyze.com/market-share/education-management--78/Brazil/moodle-market-share. [Acessado em: 26 julho 2020]
Estúdio Site. (2017). Principais Funções da Plataforma Moodle. [Online]. Brasil. Disponível em: https://moodle.estudiosite.com.br/?gclid=CjwKCAjwx9_4BRAHEiwApAt0zmHn_8GZgQA63HVChrc0-qi3VfF8Ep1FEXaynB5gdjDqYoOvnPulPhoCc9EQAvD_BwE. [Acessado em 26 julho 2020]
GFarias.com [2020]. Moodle em números. Disponível em: https://gfarias.com/web/solucoes/moodle/#. [Acessado em 26 julho 2020].
Tema 3 – Ferramentas e Funcionalidades do Moodle. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/ead/paginas-moodle/pasta-tutoriais/tema_3-ferramenta_e_funcionalidades_no_moodle.pdf. [Acessado em 18 julho 2022]
Moodle. Disponível em: https://moodle.com/pt/. [Acessado em 18 julho 2022]
Introdução ao Moodle. Disponível em: http://guiaead.ifg.edu.br/wiki/index.php/Introdu%C3%A7%C3%A3o_ao_Moodle. [Acessado em 18 julho 2022]
Moodle Statistics. Disponível em: https://stats.moodle.org/. [Acessado em 18 julho 2022]

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