27/08/2014

Palestras abordam grandes temas da pesquisa agropecuária

Cerrado

Debates nos dias 3 e 5 de setembro irão apresentar perspectivas para o semiárido nordestino e as dimensões da agroecologia

 

As discussões sobre a pesquisa agropecuária, seus desafios e grandes temas de relevância para o País ganham força na próxima semana em Aracaju (SE), com palestras de dois renomados e experientes pesquisadores da Embrapa.

Os debates são voltados a pesquisadores, produtores, agentes públicos, extensionistas, professores e estudantes de ciências agrárias, e terão foco nos desafios do Semiárido nordestino e nas perspectivas da agroecologia. A entrada é franca e não há necessidade de inscrição prévia.

Programação

Na quarta-feira (3), o pesquisador e chefe-geral da Embrapa Semiárido (Petrolina, PE), Pedro Gama, fez a palestra ‘As perspectivas da pesquisa para o desenvolvimento do Semiárido Nordestino'.

Iniciativa conjunta da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) e Universidade Federal de Sergipe (UFS), o evento ocorre no auditório da Reitoria da UFS, em São Cristóvão, às 14 horas, e terá a presença do reitor da instituição, Angelo Antoniolli, e do chefe-geral da unidade da Embrapa em Sergipe, Manoel Moacir Macedo.

Gama abordará a geração de conhecimentos que garantam construção da competitividade e sustentabilidade do agronegócio do Semiárido brasileiro, bem como o papel social da pesquisa pública, com ações de pesquisa e desenvolvimento voltadas para a agricultura familiar.

Ele defende que as pesquisas precisam dar saltos de qualidade para começar o se chama de "uma outra modernização da agricultura", baseada na realidade dos ecossistemas semiáridos.

Especializado em economia do desenvolvimento, Pedro Gama atua há quase 30 anos na Embrapa, desenvolvendo ações nas linhas de sistemas de produção, agricultura familiar, cadeias agroalimetares, desenvolvimento rural, desenvolvimento regional e territorial.

É membro de grupos de pesquisa sobre globalização e agricultura, mudanças climáticas e o Semiárido, e integra o Laboratório de Observação Permanente sobre as Transformações do Mundo Rural do Nordeste.

Agroecologia

Na sexta-feira (5), a pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA), Tatiana Sá, fala sobre ‘As dimensões da agroecologia e grandes temas da atualidade: perspectivas global, nacional  e regional'.

A palestra acontece no auditório da Embrapa, na avenida Beira Mar, 3250, bairro Jardins, em Aracaju. A iniciativa é do pesquisador membro do grupo temático de Agricultura Familiar e Agroecologia da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Amaury Santos.

Tatiana abordará a agroecologia a partir das crises atuais, incluindo a realidade do antropoceno (termo usado por alguns cientistas para descrever o período mais recente na história do planeta Terra) e suas implicações relacionadas à abordagem de pesquisa e seu caráter de disciplinaridade, finalizando com uma visão a partir da realidade amazônica.

A pesquisadora é especialista em ecofisiologia vegetal, e já atuou como chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental e como diretora-executiva da Embrapa, em Brasília.

Tem atuado como professora colaboradora da Universidade Federal Rural da Amazônia e da Universidade Federal do Pará, tendo orientado e co-orientado alunos de graduação – iniciação científica, bolsistas recém graduados, mestrandos e doutorandos.

Possui experiência nas áreas de agronomia, com ênfase em agrometeorologia e biofísica vegetal, atuando principalmente nos temas vegetação secundária, capoeira, sistemas agroflorestais, Amazônia, sistemas alternativos à queima, agroecologia e bioclimatologia animal.

Serviço 

Palestras:

  • 'As perspectivas da pesquisa para o desenvolvimento do Semiárido Nordestino', com Pedro Gama – quarta (3/9), 14h, Auditório da Reitoria (Cidade Univ. José Aloisio de Campos, São Cristóvão – SE);
  • ‘As dimensões da agroecologia e grandes temas da atualidade: perspectivas global, nacional  e regional', com Tatiana Sá – sexta (5/9), 9h30, Auditório da Embrapa (Av. Beira Mar, 3250, Jardins, Aracaju – SE). 

Mais informações: 

  • e-mail: tabuleiros-costeiros.eventos@embrapa.br 
  • Telefone:  (79) 4009-1381 / 4009-1316

Fonte: Embrapa

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×