16/03/2017

Os Meios Midiáticos e a Deseducação do Brasil

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante, Articulista, Colunista, Docente, Consultor de Projetos Educacionais e Gestão do Conhecimento na Educação – www.wolmer.pro.br

 

            Neste dia 15 de março de 2017 houve um manifesto contra as reformas impostas pelas canetadas dos usurpadores da Nação. Foram pelo menos 22 Capitais Estaduais e o Distrito Federal, sem contar com as demais cidades.

            Infelizmente, as maiores mídias televisivas se calaram ou tiveram uma participação tímida, que pode ser explicado por medo de uma represália do governo usurpador, ou por uma cumplicidade, pois um dos maiores canais de comunicação televisiva sonegou R$ 615 milhões para sustentar "mensalão" no Congresso.

            Outros canais midiáticos distorcem o manifesto e colocam como manchete uma fala idiota de um governo néscio que diz "a sociedade entende que deve apoiar o governo", e isso nos leva a alguns questionamentos como: Apoiar o governo para levar o Brasil a miséria? Para entregar nossas riquezas nas mãos dos "gringos'? Para sangrar o povo e fazê-lo morrer sem uma perspectiva de aposentadoria?

            Não precisamos ser economistas para percebermos que a solução está em fazer os empresários e bancários quitarem suas dívidas com o Fisco.         Porque a Receita é carrasca com os que ganham pouco e boazinha com os empresários? Foi divulgado pelo Ministério da Fazendo que os maiores devedores de impostos no Brasil devem R$ 122,6 bilhões, pouco mais de duas vezes o valor que se está tentando economizar com o ajuste fiscal promovido pelo governo federal[1].

            Porque isonomia é uma palavra que não tem o seu conceito aplicado no Brasil? Estamos cercados de políticos corruptos amparados pela máfia televisiva que usa do seu poder para alienar a massa banalizando qualquer ato vil destes representantes do povo.

            A mídia tem a função de informar a sociedade atendo-se aos fatos de forma imparcial e fazendo com que a sociedade tenha discernimento para chegar a sua própria consideração, e não omitir informações relevantes e/ou manipulá-las com o intuito de enganar esta sociedade formada por uma maioria de analfabetos funcionais e "analfabetos políticos".

            Um Estado Democrático é fundamentado em três poderes que são eles o Legislativo, o Executivo e o Judiciário e os meios de comunicação de massa é metaforicamente denominada de quarto poder, justamente por exercer forte influência sobre essa massa, tendo este poder usado mais para alienar que para esclarecer e servir como braço forte da democracia, cidadania e protagonismo.

            Titãs uma banda de rock de São Paulo, no auge do rock nacional nos anos 80 e 90, gravou uma música que retrata o que passamos hoje. O nome da música é Televisão e parte da letra diz: "a televisão me deixou burro, muito burro demais, Agora todas coisas que eu penso me parecem iguais [...]" e esta tem sido a função de nossas mídias que é deseducar o povo.

            Um jornal de uma destas mídias, é tão cúmplice desta corrupção que exibiu duas manchetes, sendo a primeira "Vândalos fazem greve e atrapalham milhares de trabalhadores", porém se esqueceram que as pessoas que fizeram o movimento, são todos trabalhadores preocupados com o próprio futuro. A outra foi a maior das estultices, como se fosse uma regra a ser seguida: "Dona Maria trabalha aos 85 anos e fala que tem muita disposição ainda".

            O fato é que os meios midiáticos têm sido a contramão da verdadeira educação, com suas ações alienantes e manipulações das informações, tornando cúmplice do câncer social que é a corrupção e deseducando uma nação.

 


[1]  Para mais informações, vide http://fundacaoanfip.org.br/site/2016/06/conheca-a-lista-dos-maiores-sonegadores-de-impostos-do-brasil/

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×