19/07/2022

OS DESAFIOS PARA ORGANIZAÇÕES E INSTITUIÇÕES EM UM NOVO AMBIENTE CORPORATIVO

Maximização de resultados frente aos impactos em um ambiente em constante mudança

 

José Alexandre Fernandes Locci 
Must University 

Resumo: neste cenário atual, onde organizações e instituições, são desafiadas constantemente a se ajustarem as novas premissas mercadológicas frente a um ambiente que se altera com uma velocidade enorme, devido as nova tecnologias, inovações e principalmente expectativas dos clientes e consumidores de serviços e/ou produtos, que estão ávidos por novos produtos e serviços com diferenciais e que atendam suas demanda e expectativas, requerem que essas organizações encontrem caminhos diferenciados constantemente; Sendo assim, uma nova demanda por alinhamentos e ajustes de comportamentos e desenvolvimento de novas habilidades e competências são requisitos básicos para todos os colaboradores que atuam nessas organizações, sejam eles gestores ou membros de equipes. Por essa ótica de reflexão, é imprescindível reconhecer que os resultados a serem alcançados impõem responsabilidades enormes tanto para as empresas, quanto para seus integrantes, que terão como objetivo, encontrarem seus respectivos espaços neste mercado conturbado, inovador e desafiador. Portanto é de suma importância a compreensão e comprometimento de todos os envolvidos neste processo, na busca por diferenciais, que mantenham as empresas competitivas e lucrativas.

Palavras-chave: competências, competitividade, gestores, habilidades, inovação, resultados.

THE CHALLENGES FOR ORGANIZATIONS AND INSTITUTIONS IN A NEW CORPORATE ENVIRONMENT

Maximizing results in the face of impacts in an ever-changing environment


Abstract in this current scenario, where organizations and institutions are constantly challenged to adjust to new market premises in an environment that changes with enormous speed, due to new technologies, innovations and mainly expectations of customers and consumers of services and/or products that there are avid for products and services with differentials and that meet their demand and expectations, require that these organizations find different ways constantly; Therefore, a new demand for alignments and behavior adjustments and the development of new skills and competences are basic requirements for all employees who work in these organizations, whether they are managers or team members. From this perspective, it is essential to recognize that the results to be achieved impose enormous responsibilities for both companies and their members, who will aim to find their respective spaces in this turbulent, innovative and challenging market. Therefore, the understanding and commitment of all those involved in this process is of utmost importance, in the search for differentials, which keep companies competitive and profitable. 

Keywords: competences, competitiveness, managers, skills, innovation, results.
1 Introdução 
Quando se avalia o mercado atual e a forma de competitividade exigida pelo mesmo, para a manutenção e longevidade das organizações e instituições, dois pontos centrais devem ser observados e tratados com muita atenção por essas instituições, são eles a adoção de ações objetivando a maximização de resultados mesmo diante de tantos desafios em um ambiente volátil e concorrencial ao extremo, e, segundo o papel a ser exercido pelos gestores na obtenção de resultados esperados.

Portanto, faz-se necessário um olhar mais detalhado e apurando para acompanhar as tendências de mercado e demandas de um mundo contemporâneo, portanto, manter-se atualizado e alinhado com as novas premissas e demandas que surgem constantemente, requer uma ação continuada de pesquisa, análise e atualização para que se possa manter as organizações e/ou instituições adaptadas a esse novo momento, sendo assim, o mercado requer profissionais atualizados e dispostos a buscar a inovação de maneira rotineira.

O trabalho foi desenvolvido baseado em pesquisas e estudos bibliográficos, com análise de informações obtidas em websites, artigos, livros e apostilas. Toda a pesquisa considerou os conceitos apresentados pelos seus respectivos autores e fundamentaram a análise para o desenvolvimento do artigo, sobre os impactos nas organizações e instituições em função de um ambiente volátil e em constante mudança e adequação as novas demandas por competitividade e alcance de resultados.

2 Desenvolvimento 
Considerando-se o desenvolvimento das organizações dentro de um cenário histórico, desde de o surgimento da revolução industrial e suas fases/etapas, podemos, identificar um constante, crescimento e evolução da dessas organizações em busca de adaptações e adequações as novas demandas e expectativas, organizacionais e de relacionamento cada vez mais rico entre clientes internos (colaboradores e áreas), quanto, com clientes externos que pode-se considerar não só os consumidores, mas também os fornecedores e prestadores de serviços, que devem se tornar cada vez mais parceiros de negócios das organizações.

A busca constante por inovação para adequação a um ambiente conturbado, exigente e de mudanças frequentes, requerem das organizações tomada de decisões e ações rápidas e efetivas, para que essas mantenham-se, competitivas e lucrativas neste mercado.

A busca por resultados efetivos e eficazes, é o norteador dos comportamentos organizacionais, que darão o direcionamento a ser seguido, para que, as organizações atinjam seus resultados, sejam eles de participação de mercado, manutenção e sobrevivência organizacional ou mesmo de alavancagem de resultados em termos de lucratividade e rentabilidade, que é a maior premissa desejada e perseguida pelas organizações.
Portanto, a busca por inovações e adaptações a um mercado altamente volátil e inovador, que apresenta desafios, exigências e demandas diferentes um uma constância muito elevada, praticamente obriga as organizações a priorizarem suas ações e processos alinhados a essas demandas, priorizando assim a definição de objetivos e metas, que contemplem as premissas para viabilizar o sucesso das organizações nesta empreitada.

O novo clima organizacional nos locais de trabalho está afeto à três aspectos que constituem enquanto condições necessárias para um ambiente sustentável de convivência laboral: 1) saúde financeira da organização resguardada; 2) ambiente seguro e satisfatório para os funcionários; 3) reconhecimento pelo usuário da importância da qualidade dos serviços. Se um desses aspectos se transformar em metas de uma organização, os outros dois devem ser as condições necessárias para atendimento dessa meta (Bizelli, 2020).

2. 1 Os desafios enfrentados pelas organizações, frente a um ambiente com mudanças constante.
Aquilo que em um passado remoto, parecia previsões futuristas e irreais para um mundo corporativo, tornou-se uma realidade efetiva para as organizações em tempos atuais, haja vista, por exemplo as premissas que surgem com as novas demandas apresentadas, por exemplo, pela “Industria 4.0).

Veja a figura abaixo, apresentada pela Boston Consulting Group, que exemplifica os pilares que fazem parte da Indústria 4.0, sendo tecnologias, objetos e conceitos que estão muito bem integrados entre si, mas são interdependentes.
Figura: Nove Pilares do avanço tecnológico

   Fonte: https://sigga.com.br/blog/os-pilares-da-industria-4-0/ - Adaptado

Portanto, esses como tanto outros desafios demandam das organizações ações rápidas e dinâmicas de mudanças de paradigmas, gestão de mudança e alinhamento de processos e formas de trabalho, cada vez mais inovadores, para fazerem frente a uma competitividade acirrada entre concorrentes, objetivando garantir a organização a ocupação de uma parcela significativa deste cenário.
Tudo isto passa pela demanda de sobrevivência e principalmente, crescimento, neste ambiente competitivo, dinâmico e altamente exigente, requerendo das organizações tomadas de ações rápidas e redirecionamento constate de seu posicionamento frente a esse novo ambiente turbulento que se apresenta no dia a dia das organizações.

Para Mastella (2018, p. 4) “as mudanças rápidas do ambiente geram a necessidade de as empresas desenvolverem sistemas mais aperfeiçoados e planejarem cada passo. O que distingue as organizações inovadoras das tradicionais é o seu maior grau de compreensão do ambiente e a aceitação de seu relacionamento com o mundo externo: uma visão de sistema aberto”.

Partindo destas premissas pode-se concluir que as organizações para a obtenção de seus resultados mais expressivos precisarão desenvolver em seus colaboradores competências e habilidades, levando-os a busca pela inovação constante, visando manter a competividade das organizações, garantindo as mesmas a obtenção dos resultados estabelecidos em suas estratégias organizacionais.

Toda essa estratégia passa por uma ação sincronizada entre, dirigentes, gestores, colaboradores (internos e externos), para que as premissas estabelecidas no planejamento estratégico corporativo, seja alcançado em sua essência.

2. 2 O gestor e sua representatividade neste processo.

Cabe, portanto, aos gestores um papel de alta representatividade e relevância em todo esse processo, sendo que a figura do gestor deixa de ser aquela de um passado remoto de meramente cobrador de resultado de suas equipes, para uma posição muito mais estratégica neste novo ambiente inovador e de frequentes mudanças.

Aos gestores cabe um papel de alta relevância para viabilizar o sucesso corporativo, sendo que esses gestores deverão atuar de forma muito mais estratégica, tanto, na participação de definições do planejamento estratégico, quanto na gestão eficaz de suas equipes de colaboradores.

Portanto, cabe ao gestor ser um articulador de ações e estratégias que objetivem dar sustentação aos planos corporativos, sendo assim, algumas competências e habilidades são condições fundamentais para que esse gestor ocupe seu papel de acordo com a essência e demandas advindas deste novo cenário que se apresenta no mundo corporativo e globalizado.

Dentre essas características/premissas pode-se destacar:

Visão sistêmica: compete aos gestores um papel muito mais estrategista nas organizações, onde, essa visão sistêmica é mandatória, pois, o mesmo não deverá ter um olhar somente departamental, mas sim uma visão profunda de processos, ou seja, como todos os departamentos se inter-relacionam e os impactos que as ações das áreas sob sua responsabilidade, podem impactar nas demais áreas e consequentemente nos resultados corporativos.

Foco em resultados: é demandado dos gestores a ampliação do escopo de suas responsabilidades e embora evidentemente o resultado seja a grande premissa a ser alcança, a forma de obtenção destes resultados, passa por uma reflexão e cuidado muito mais expressivo, pois, requer deste gestor uma visão muito mais ampliada de mercado, concorrência, economia e demandas por inovações e novas tecnologias, que garantam a sua área de atuação, atingir as metas estabelecidas.
Gestor de mudanças: o gestor precisa assumir o papel de articulador e gerenciador de mudanças, pois, neste novo cenário desafiador em termos de mudanças constantes, novas tecnologias emergentes e grau de exigências quer de clientes internos ou externos, demanda deste gestor ações apropriadas para liderar a gestão de mudanças junto a suas equipes da forma menos traumática possível.

Administrador de Conflitos: esse é outro desafio para os gestores, pois, se o conflito, naturalmente faz parte da vida, neste novo cenário corporativo, acirrado, competitivo e inovador, é mais do que comum que conflitos entre colaboradores e mesmo departamentos ocorram com maior frequência, cabendo ao gestor atuar como um mediador visando minimizar os impactos causados pelos conflitos.

Gestor de talentos: esse ponto é crucial para o sucesso da área, sob responsabilidade do gestor, pois, criar estratégias, tanto para a atração, quanto para a retenção de talentos é demanda obrigatória para o gestor.

Criar um ambiente saudável, promovendo a melhoria do clima organizacional é premissa básica para esse gestor, portanto, o mesmo deve ser um estimulador de desenvolvimento de habilidades e competências de suas equipes (colaboradores).

Estrategista: ou seja, o gestor precisa compreender com muita clareza quais são as entregas mais relevantes de sua área, e quais os impactos da mesma para as organizações, propondo desta forma, ações, processos e formas de trabalho, que agreguem efetivamente resultado para a organização.

Administração Participativa: envolver as equipes de colaboradores, nas definições estratégicas e tomada de decisão, precisa ser uma prática constante na forma de gerenciar suas equipes, pois, estimular a participação dos membros da equipe é uma alternativa de extrema eficácia, para a obtenção de comprometimento de todos.

  estar aberto as novas e constantes mudanças de cenários mercadológicos em função das demandas requeridas por esse novo ambiente mutável, inovador e exigente, demanda do gestor, uma constante atualização e adaptação a essas mudanças frequentes, tornando-se desta forma um estimulador e motivador das equipes para aderirem a essas mudanças e adaptações essenciais para o sucesso corporativo.

3 Considerações Finais 

Um olhar e foco nos desafios para as organizações e instituições frente a esse novo ambiente corporativo, objetivando a maximização de resultados frente aos impactos em um ambiente em constante mudança é um desafio para toda e qualquer organização, portanto, estar alinhado e conectado as mudanças e evoluções tecnológicas e de novas demandas de consumidores (clientes) cada vez mais exigentes é um enorme e complexo desafio a ser assumido pelas organizações.
Porém essas organizações não podem em hipótese nenhuma descartar ou mesmo se omitirem, diante destas demandas, pois este é um risco que certamente nenhuma organização deseja correr.
Diante do exporto neste artigo, pode-se concluir que o papel do gestor é de suma importância para cooperar e atuar de forma ativa, na busca e alcance de resultados esperados pelas organizações.

4 Referências Bibliográficas

Bizelli, J.L. As organizações em constante mudança. Disponível em: <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/47141/6/a1_m01_s03_l06.pdf>. [Acessado em: 05 setembro 2020]
SIGGA BLOG. Os 9 Pilares da Indústria 4.0 – Você conhece todos eles? Disponível em: <https://sigga.com.br/blog/os-pilares-da-industria-4-0>. [Acessado em: 05 de setembro 2020]
Mastella, A. (2018). A Nova Ecologia: Impactos nas Organizações e Indivíduos. [e‐book] Flórida: Must University
Mastella, A. (2018). O Executivo no Desenvolvimento das organizações. [e‐book] Flórida: Must University
Mastella, A. (2018). O novo ambiente das organizações. [e‐book] Flórida: Must University

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