| No mês de maio, representantes da ONG Contato e do Centro Cultural Casa África estiveram presentes no Festival Romerías de Mayo, em Cuba. Durante o evento, as entidades apresentaram o "Programa Cultura e Juventude - Diálogos entre África, Europa, Américas do Sul, Central e Caribe".
O Programa surgiu diante da necessidade de ações voltadas para o desenvolvimento e o intercâmbio cultural entre jovens realizadores e produtores culturais independentes nos países da África, América Latina e Europa. Para tanto, seu objetivo é promover este intercâmbio e cooperação cultural através da troca de conhecimentos, experiências e produtos culturais que ampliem o acesso à cultura em cada um dos países envolvidos. A partir do uso das novas mídias e tecnologias, o "Programa Cultura e Juventude - Diálogos entre África, Europa, Américas do Sul, Central e Caribe" pretende construir novos conceitos de atuação cultural nos três continentes, colocando a cultura e a arte como ferramentas fundamentais para uma globalização justa e solidária. A iniciativa propõe ainda a aproximação entre profissionais dos campos da cultura, intelectuais, representantes de governos, TV’s públicas, universidades, produtores independentes e sociedade civil dos países para o aperfeiçoamento de experiências e troca de conhecimentos.
Esta interação em projetos de cultura e juventude abrange, além do Brasil, Panamá, Venezuela, Cuba, Senegal, Angola, França e Espanha. Em cada um destes países está ocorrendo, ou ainda irá ocorrer, a realização de ações como a criação de peças audiovisuais de curta duração, a capacitação de jovens para o mercado cultural, formação e debate sobre temas voltados para a juventude, pesquisa para diagnosticar a situação do mercado cultural, encontros de trocas de experiências, produção de um livro com 35 poetas contemporâneos dos países participantes, além da tradução e distribuição de obras consagradas da literatura africana, em línguas portuguesa, espanhola e francesa.
No próximo mês de setembro, a ONG Contato e o Centro Cultural Casa África irão apresentar e desenvolver o "Programa Cultura e Juventude" em Córdoba, Espanha, durante o festival cultural Eutopia. Em dezembro, as duas entidades participam do Festival Mundial de Artes Negras (FESMAN) em Dakar, capital do Senegal.
A ONG Contato foi criada em 2001, em Belo Horizonte, com o intuito de formar e capacitar profissionalmente os jovens por meio da cultura. A ONG também estimula a conscientização política pautada na cidadania e nos direitos humanos. Entre as principais atividades da Contato estão a inclusão digital, a formação integral em cinema e audiovisual, a música e a geração de renda.
O Centro Cultural Casa África (CCCA) nasceu em setembro de 2003, como fruto de todos os projetos já desenvolvidos pelo senegalês Ibrahima Gaye, seu idealizador, desde 1999, no Estado de Minas Gerais. A Casa, com sede em Belo Horizonte, tem como missão promover, divulgar e difundir a cultura africana e afro-brasileira em todas as suas formas e manifestações. Para isso, são desenvolvidas atividades sócio-culturais e educacionais, junto à comunidade, como palestras, exposições, espetáculos, seminários e outros projetos que buscam a construção de culturas coletivas.
Romerías de Mayo
Há 16 anos, a Associação Hermanos Saiz, formada por jovens artistas e produtores culturais, promove em Cuba o Festival Romerías de Mayo. O objetivo do evento é realizar encontros entre jovens artistas, produtores e representantes de ONGs para refletir e propor ações de cunho internacional, assim como para debater temas que vão desde a valorização da diversidade cultural até ações de solidariedade cultural para os grandes problemas mundiais.
O tema da edição 2009 foi o Encontro Mundial de Juventudes Artísticas em que representantes de instituições governamentais e não governamentais, intelectuais e artistas, se encontram para debater e construir propostas de ação cultural internacional. (Envolverde/Adital) |