01/03/2021

Onde pode ser utilizado o certificado de curso online atual?

A crescente necessidade de capacitação de maneiras diferentes abriu um próspero mercado para cursos nas mais diferentes modalidades. E cada vez mais as pessoas estão exibindo com orgulho um certificado de curso online no currículo.

Desde o início da era industrial parecia imóvel a situação do sistema de aprendizado. Tudo era feito de maneira engessada, e parecia que a possibilidade de mudança nunca viria.

Claro, muitas pessoas tentaram criar novos métodos e maneiras de prender a atenção dos alunos e também fazer com que eles assimilassem melhor os conteúdos. A própria ideia do curso de pedagogia está aliada a este tipo de esforço.

Entretanto, a verdade é que com as recentes facilidades que a internet proporcionou, a educação nunca mais será a mesma. Até mesmo os cursos tradicionais estão perdendo força para modalidades no estilo EAD.

Mas ainda existe muito receio sobre a validade e qualidade de vários cursos online presentes no mercado. Sendo assim, hoje gostaria de te ajudar a desmistificar a situação, te orientando sobre como conseguir resultados ainda melhores com este tipo de curso.

Vamos conferir?

Qual a validade de um certificado de curso online?

Fazer um curso de excel é uma maneira excelente de começar a abrir portas para novos empregos. Este é um programa bastante útil para trabalhos que vão desde secretaria até mesmo engenharia.

Na verdade, o conhecimento e domínio de todo o pacote office acaba sendo uma das maiores demandas do mercado de trabalho atualmente. Não há caminhos mais garantidos do que este para se ter maiores chances.

O fato é que o certificado que você terá de algum curso online é nada mais nada menos do que a validação de que você tem capacidade de trabalhar com aquela ferramenta ou técnica. As empresas dificilmente exigem algo formal quando não há uma exigência legal.

Por exemplo, se você está se candidatando para uma vaga de médico, então vai precisar não só ter o diploma, como também todas as comprovações de que você está dentro do regulamento do conselho de classe.

Contratar um profissional que não seja devidamente qualificado é basicamente uma certificação de problema. Afinal de contas, há uma responsabilidade grande, não só ética como também burocrática.

Já para habilidades mais triviais, que não são menos importantes, a verdade é que acaba se tornando um prejuízo exigir algo mais rebuscado.

Primeiramente pelo fato de que um pedaço de papel não torna ninguém magicamente preparado para assumir algum tipo de cargo. A competência não se comprova com qualquer documento, e o melhor mesmo é testar na prática, principalmente com alguma prova.

Além disso, podemos somar o fato de que alguém com grandes avaliações têm o direito de pedir um valor acima da média de mercado. Até mesmo pelo fato de que valores altos podem ser irreais e impraticáveis para muitas vagas.

Minha recomendação neste tipo de caso seria mesmo focar em habilidades mais soft skills ou em ferramentas universais como a referida ali atrás. Um curso de inglês, por exemplo, amplia os horizontes não se de trabalhar no exterior, mas para ter informações de outras fontes.

É algo quase que obrigatório no mundo moderno. Com certeza em pouco tempo será cada vez mais normal a exigência de um segundo idioma.

O que as empresas esperam de um certificado?

Bom, esta é uma questão que varia muito de empreendimento para empreendimento. Principalmente quando falamos de um sistema mais robusto e com maior nível de hierarquia.

Dificilmente, exceto os casos de maior risco, as pessoas irão ficar preocupadas com a validade do documento em si. O que eles querem saber é se o local de instrução possui algum nível de fama, entendendo que a pessoa sabe fazer o que promete.

E claro, um dos pontos cruciais está em passar em qualquer prova ou exame de conhecimentos que a empresa chegue a exigir.

Normalmente o conteúdo trabalha conceitos básicos e pode ser considerado um jeito de nivelar aquelas pessoas que não estão nem um pouco aptas. Por isso é sempre bom tomar muito cuidado ao escolher o local do curso que você vai fazer.

Como escolher um bom curso?

Se você está se referindo a um curso profissionalizante, é importante atentar para alguns fatores cruciais de sucesso. Como por exemplo é o caso de se escolher antes de mais nada algo que tenha um tempo que justifique uma boa base.

Cuidado com cursos que tentam ensinar tudo sobre uma ferramenta com menos de 3 ou 5 horas de duração. Um curso de qualidade precisa trazer exercícios, exemplos e estudos de caso.

Assim você pode praticar e absorver tudo melhor. Sem contar a importância de sempre estar à frente da concorrência sabendo que você pode implementar projetos reais.

Aqueles que buscam fazer um bom currículo podem pensar em montar um portfólio que represente suas habilidades. Para programadores é sempre interessante utilizar algum repositório público, como por exemplo o GitHub ou BitBucket.

Mas também é interessante compartilhar ferramentas com funcionalidades prontas, como planilhas e dicas para facilitar alguma tarefa.

O LinkedIn é também uma possibilidade de compartilhar seus progressos. Afinal de contas, é uma ferramenta criada exatamente para facilitar a comunicação entre recrutadores e profissionais.

Assim é interessante que você comece a fazer seu caminho, sempre treinando um pouco e tendo algo para apresentar junto do seu documento de comprovação.

Não há nada mais importante para um examinador do que saber que você dará conta da tarefa que ele possui para você. Lembrando que sempre existe algum lugar no seu currículo que pode ser melhorado.

Conclusão

A tendência é que a competência seja melhor avaliada nas seleções, e assim o seu certificado passa a ter menos peso do que suas ações. Então é fácil dizer que hoje estes certificados são aceitos em qualquer lugar.

Por hoje é isso, espero que estas orientações tenham te motivado. Mas se ainda existe alguma dúvida sobre o assunto é só ir até os comentários, ok?

Até a próxima dica!

 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×