Olimpíada de Língua Portuguesa encerra inscrições nesta quarta (30)
Participação é direcionada aos professores de instituições de ensino da rede pública
O período de inscrições para a quarta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro – O lugar onde vivo, termina nesta quarta-feira (30). A novidade deste ano é o lançamento do programa Cadernos Virtuais, adaptação da Coleção da Olimpíada ao suporte digital, com linguagem hipertextual e diversos recursos multimídia (áudios, textos para projeção, vídeos e jogos).
A Olimpíada de Língua Portuguesa desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. O concurso de textos vai distribuir prêmios nas etapas estadual, regional e nacional a estudantes, professores e escolas públicas.
Até o momento, foram realizadas 102.742 inscrições, com adesão de 4.595 cidades, 31.813 escolas participantes e 60.054 professores inscritos.
Quem pode participar?
Podem se inscrever, professores que estejam lecionando, em 2014, a alunos matriculados em instituições de ensino mantidas pela rede pública nos seguintes anos escolares:
- 5º, 6º, 7º e 9º anos e 4ª, 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental;
- Classes de aceleração equivalentes ao 5º, 6º, 7º e 9º do Ensino Fundamental;
- 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.
Como posso me inscrever?
As Secretarias de Educação Estaduais, Municipais e do Distrito Federal, por meio de seus Secretários e os professores interessados, deverão aderir à Olimpíada preenchendo a ficha e aceitando o termo de adesão disponível no site Escrevendo o Futuro, até quarta-feira (30). A inscrição é gratuita.
Mais informações poderão ser acessadas no regulamento disponível no site da Olimpíada. Confira também o cronograma desta quarta edição.
Saiba mais
A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O programa ainda tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.
A competição tem caráter bienal e para os anos pares realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o País. Já, nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.