29/11/2015

Olimpíada da Matemática revela histórias de sucesso no interior do País

Resultado da Obmep 2015 foi divulgado nesta sexta-feira. Medalhistas vão participar do Programa de Iniciação Científica e terão direito a bolsas de estudo.

 

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA/MCTI) divulgou nesta sexta-feira (27) a lista de estudantes premiados na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Dos 889 mil alunos que participaram da segunda fase da Olimpíada, 500 vão receber medalhas de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 mil de bronze. Outros 42 mil alunos serão agraciados com menção honrosa pelo desempenho nas provas. A Obmep também premia professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacaram pelo sucesso dos alunos.

"A matemática é um elemento de cidadania tão importante quanto a alfabetização", afirmou o diretor eleito do IMPA, Marcelo Viana, lembrando a participação de 18 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio na Obmep 2015.

Marcelo Viana ressaltou o excelente desempenho das escolas do interior do País. Um exemplo é o município de Conceição dos Ouros, em Minas Gerais. Com dez mil habitantes, a cidade faturou quatro medalhas de ouro, sendo três da Escola Estadual João Ribeiro de Carvalho. Também em Minas, alunos da Escola Municipal Professor Doriol Beato, em Conselheiro Lafaiete, serão premiados com três ouros. Mas o melhor desempenho foi da cidade Cocal dos Alves, no Piauí. É de lá o professor Antonio Cardoso do Amaral, um dos premiados na Obmep 2015 pela preparação dos alunos da Escola Estadual Augustinho Brandão.

"Sabemos que por trás dessas histórias de sucesso, há sempre um professor motivado, dedicado, que vai além dos seus deveres no ensino da matemática", disse Viana.

Por isso, segundo ele, a Obmep criou um programa de bolsas para os professores que apresentarem os melhores de projetos de preparação de alunos para a Olimpíada da Matemática. "O Obmep na Escola é justamente um reconhecimento do trabalho dos professores no treinamento dos alunos."

Caminho de oportunidades

Marcelo Viana lembra ainda que um bom desempenho na Olimpíada da Matemática abre um caminho de oportunidades para os jovens. Os medalhistas são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e da Capes. Quando chegar à graduação, o jovem receberá uma bolsa, independentemente do curso escolhido, para estudar matemática. Além disso, o programa oferece a possibilidade de uma bolsa para o mestrado.

"Temos casos de medalhistas que já chegaram ao doutorado. Isso mostra como a Obmep oferece uma perspectiva de desenvolvimento profissional para quem tem um bom desempenho na Olimpíada."

 

Fonte: MCTI e IMPA

 

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