11/03/2021

OLHAR DISCENTE DE ODONTOLOGIA SOBRE OS CENÁRIOS DE PRÁTICA

INTRODUÇÃO: Mudanças curriculares na formação profissional para os cursos de Odontologia, sugeridas pelas DCN, possibilitou aos estudantes ampliar as vivências, bem como prestar assistência em cenários que compõe o Sistema Único de Saúde, por meio dos estágios curriculares. Esses cenários de aprendizagem proporcionam espaços para reflexão dos discentes, favorecendo melhorias em seu processo de ensino-aprendizagem. OBJETIVO: Analisar o estágio supervisionado do curso de Odontologia, sob o olhar discentes, para a compreensão do processo de ensino-aprendizagem. METODOLOGIA: Estudo de natureza qualitativa, através de uma questão motivadora, foi aplicado instrumento aos discentes do 10° período que concluíram o estágio curricular supervisionado e aos recém-egressos dos últimos dois anos na Faculdade.   RESULTADOS E DISCUSSÃO: As falas dos discentes revelaram que os estágios eram importantes para a formação em Odontologia. Porém identificaram lacunas na comunicação com instituição de ensino, para trocas de informações sobre o que aprenderam, sobre organização e recursos didáticos deficitários. A coordenação do curso precisaria priorizar as necessidades emergentes, analisar como ocorre o processo ensino-aprendizado, incluindo avaliação pelos preceptores, quais estratégias de aprimoramento e consolidação dos conhecimentos. Referente a organização do estágio, em especial, ao material didático disponibilizado, cronograma, localização dos cenários e carga horária. Preitearam apoio quanto recursos para equipamentos e transporte para os estágios mais remotos. CONCLUSÃO: Durante o estudo, percebeu-se que o estágio curricular necessita de um olhar diferenciado para os discentes nos cenários de prática. É necessário um planejamento com ações conjuntas, analisando e tentando encontrar soluções que possam minimizar alguns pontos de fragilidades encontrados nos cenários de prática.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×