30/04/2005

Obras raras roubadas são devolvidas à UFMG

A Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG) acaba de recuperar 99 livros raros que haviam sido roubados de diversas bibliotecas da Instituição. Apreendidos no final do ano passado, pela Polícia Federal, em um sebo e em uma residência, os livros foram devolvidos à universidade nesta terça-feira (26).

Segundo a diretora do Sistema de Bibliotecas da UFMG, Simone Aparecida dos Santos, as obras são parte do acervo que começou a ser recuperado em setembro de 2004. "Na época, recuperamos 42 obras", conta a Diretora, ao lembrar que a falta de quase cem livros, detectada na biblioteca do Museu de História Natural e Jardim Botânico, acelerou o projeto de instalação de sistema de segurança eletrônica, hoje em funcionamento em todas as bibliotecas do Sistema. "A UFMG investiu cerca de R$ 1 milhão na instalação dos sensores. Mas o projeto tem outras etapas, como a colocação de câmeras, espelhos e grades, com o intuito de reduzir ao máximo a possibilidade de furtos", diz Simone Santos.

Além dos 99 livros pertencentes à UFMG, as bibliotecárias Simone Santos e Laibe Batista Lacerda identificaram na Polícia Federal obras de outras universidades e instituições, como a Biblioteca Pública. "Os responsáveis por estas instituições estão sendo avisados, para que possam receber o que lhes pertence", explica a Diretora.

Entre as obras recuperadas, estão livros de arte, científicos, didáticos e literários. "O que parece atrair mais o roubo são obras antigas e a beleza das gravuras", diz Simone Santos. Ela cita como exemplo os livros Orchids of Indiana, fartamente ilustrado, Museo de Lunddi, de 1895 e Archivo Pittoresco, de 1858.

A Biblioteca Universitária da UFMG pretende fazer exposição itinerante com fotos das obras recuperadas, como parte de uma campanha de conscientização da comunidade universitária para o uso responsável das bibliotecas.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×