Obra disponível on-line sistematiza termos da ciência da informação

Com 384 páginas, 'Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação' pode ser acessado e baixado no site do Ibict
O Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação, publicação eletrônica do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), está disponível para acesso e download no site da unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Com 384 páginas, a obra sistematiza os principais termos e conceitos dessa área de conhecimento.
Segundo a pesquisadora Lena Vania Ribeiro Pinheiro – autora ao lado da bolsista Helena Dodd Ferrez –, o tesauro é um instrumento importante para professores, pesquisadores, profissionais, instituições de informação em geral e alunos.
Conforma ela aponta, pode ser usado nas atividades de indexação e recuperação de informações da área, em periódicos, bases de dados, repositórios, catálogos e bibliotecas digitais, isto é, em serviços e produtos de informação.
"Na vastidão de informações, sobretudo no ciberespaço, uma ferramenta desta natureza é fundamental para recuperar e acessar informações com precisão", acrescenta Lena Vania, também professora do instituto. A publicação on-line foi lançada na quarta-feira (29), durante o 15º Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Enancib 2014).
Lena Vânia conta que a elaboração da publicação durou cinco anos, em projeto do Ibict financiado pela Finep/MCTI, e que a colaboração de Helena Dodd Ferrez, na qualidade de bolsista do Ibict, foi imprescindível. "Na verdade, posso afirmar, o Tesauro é fruto de toda uma vida", frisa ela.
Questão central
De acordo com o diretor da Biblioteca Central da Universidade de Brasília (UnB), Emir Suaiden, a recuperação da informação é questão central na ciência da informação, desde o seu surgimento como campo científico.
Segundo ele, com os avanços da ciência e da tecnologia e a era da sociedade da informação, a internet e a proliferação vertiginosa de informações, os tesauros são instrumentos essenciais de busca e acesso à informação. Consistência, precisão e relevância da informação constituem qualidades básicas nesse processo e dependem principalmente dessas obras.
"O Ibict devia essa obra àqueles que lidam com as questões de linguagem documentária, uma vez que a iniciativa da construção de um tesauro em ciência da informação, de 1989, não chegou a ser publicada, ficou restrita ao uso interno e não teve continuidade", lembra Suaiden.