19/10/2022

O Uso de Celulas-Tronco No Processo de Regeneração Capilar

Download

MENDONÇA, João Paulo Santos Neves.*;

GIORDANI, Anderson Luís.**;


* Professor Orientador. Docente na Universidade de Cuiabá – Campus Primavera do Leste. Mestre em Ciências da Educação. Especialista em Docência do Ensino Superior. Graduado em Química e Pedagogia.

**Graduando pela Universidade de Cuiabá – Campus Primavera do Leste.


      Centenas de células compõe o organismo do ser humano, desde o processo de fecundação onde a produção celular é muito intensa, até as células que dão origem a tecidos que formam os nossos órgãos. Essas células são denominadas de células tronco.

      Tratamento para calvície com células tronco: perspectivas para o futuro. Caso se concretize, o tratamento para calvície com células tronco é realmente promissor. Seu uso seria de extrema importância para a restauração capilar em pessoas com alopecia avançada.

      Mais de 80 milhões de homens, mulheres e crianças, sofrem perda de cabelo. Genética, envelhecimento, parto, tratamento do câncer, queimaduras e distúrbios médicos, como a alopecia, podem causar a doença. A perda de cabelo é frequentemente associada a sofrimento emocional que pode reduzir a qualidade de vida e levar à ansiedade e depressão. A perda de cabelo afeta profundamente a vida de muitas pessoas. Uma parte significativa da minha prática envolve homens e mulheres que buscam soluções para a queda de cabelo.

      Célula-tronco ou célula mãe é uma célula indiferenciada, capaz de se autorrenovar e de se transformar em vários tipos de células que formam os diferentes tecidos do corpo humano. Por isso, elas são capazes de regenerar órgãos e tecidos lesionados, promovendo a recuperação dos mesmos. O tratamento com células tronco deve ser feito em um hospital ou clínica especializada nesse tipo de procedimento e é feito com a aplicação das células tronco diretamente no sangue da pessoa em tratamento, resultando na estimulação do sistema imune e formação de células especializadas. Em termos práticos, podemos afirmar que células-tronco são células que têm o potencial de recompor tecidos danificados e, assim, auxiliar no tratamento de doenças como câncer, mal de parkinson, mal de alzheimer e doenças degenerativas e cardíacas.

      As aplicações das células-tronco estendem-se também à engenharia biotecidual, que utiliza o rápido potencial de crescimento apresentado pelas células-tronco para a obtenção de tecidos, tais como ossos, pele e cartilagem, que são cultivados e reimplantados nos pacientes em casos de lesões. São três os principais tipos de células-tronco. As células-tronco embrionárias e as adultas (encontradas principalmente na medula óssea e no cordão umbilical), que têm fontes naturais. E as células pluripotentes induzidas, que foram obtidas por cientistas em laboratório em 2007.

      As células do cordão estão imediatamente disponíveis ao paciente, anulando a necessidade de localizar um doador de medula óssea. Neste tipo de transplante também não é necessária a compatibilidade total entre o sangue do cordão e o paciente. As células-tronco podem ser obtidas a partir do sangue do cordão umbilical ou da placenta, depois do nascimento do bebê. Essas células-tronco podem produzir diferentes tipos de células sanguíneas. Crianças e adultos: a medula óssea e o sangue de crianças e adultos contêm células-tronco.

      A terapia celular visa tratar doenças restaurando ou alterando certos conjuntos de células, ou utilizando as próprias células para administrar um tratamento no corpo. Com a terapia celular, as células são cultivadas ou modificadas fora do corpo antes de serem injetadas no paciente. Assim, este manuscrito se propõe em aprofundar as discussões acerca do uso das células-tronco no processo de regeneração capilar como um assunto de relevância em saúde e no arcabouço social das pessoas que recorrem a estes procedimentos.

A UTILIZAÇÃO DAS CÉLULAS TRONCO – UMA REALIDADE PRÓXIMA

      Os estudos com células-tronco adultas tem demonstrado resultados promissores nos tratamentos de desordens hematológicas, como a leucemia e em experimentos clínicos para tratamento de doenças autoimunes e degenerativas. A maioria dos tecidos do corpo humano possui uma capacidade natural de regeneração em decorrência da morte celular provocada pelo seu metabolismo ou função. A exemplo disso, é possível citar as células da pele, as quais se multiplicam constantemente para repor as células esfoliadas, e as células hematopoiéticas, que possuem um metabolismo acelerado e um ciclo de vida curto. Independentemente da capacidade de diferenciação celular conhecida, entende-se que todas as células especializadas do organismo humano originaram-se de células progenitoras indiferenciadas, as quais recebem o nome de células-tronco.

      Células-tronco (CT) são, portanto, células indiferenciadas, mas que, de maneira única, possuem tanto a capacidade de gerar células especializadas quanto de se auto-renovarem. A potencialidade terapêutica das células-tronco tem sido claramente demonstrada por diversos estudos. Além disso, são consideradas fontes celulares de fácil obtenção e, inclusive, muitas vezes, provenientes de tecidos naturalmente perdidos. As células-tronco demonstram possuir alta versatilidade, sendo capazes de se diferenciarem em diversos tecidos, indo muito além de apenas se diferenciarem em tecidos, como se pensava inicialmente.

      Cientistas da Universidade da Califórnia encontraram uma nova maneira de fazer cabelo crescer, graças a duas drogas experimentais, RCGD423 e UK5099. Ratos que foram tratados com elas recuperaram o crescimento de pelos no corpo, o que pode ser uma luz no fim do túnel para quem sofre com o fato de ter pouca telha.

      Esse efeito se dá porque as drogas conseguem ativar as células dormentes dos folículos capilares. A dormência, aliás, é o estado preferido das células-tronco dos cabelos. Ao contrário do que acontece em órgãos e tecidos, onde as células estão em atividade constante, as da cabeleira só são ativadas quando interessa. Elas escolhem o momento certo para trabalhar, e é neste período que o cabelo de fato cresce.

      Ter problemas nesse mecanismo do ciclo capilar prejudica a renovação dos fios, e faz com que a pessoa fique careca. Isso acontece com quem tem predisposição genética a ser calvo. A calvície hereditária não tem cura, mas de acordo com Dra. Bruna, uma medida eficaz para tratá-la é o uso de medicações tópicas e/ou orais, que deverão ser prescritas por um dermatologista após uma análise minuciosa sobre o quadro.

      O tratamento com células tronco deve ser feito em um hospital ou clínica especializada nesse tipo de procedimento e é feito com a aplicação das células tronco diretamente no sangue da pessoa em tratamento, resultando na estimulação do sistema imune e formação de células especializadas.

      A perda de cabelos é uma condição comum nos indivíduos, principalmente em homens adultos. No Brasil, cerca de 42 milhões de pessoas vivem com a queda dos fios, conforme dados divulgados pela Sociedade Brasileira do Cabelo em 2019. Entre os diversos fatores que podem desencadear a calvície destacam-se principalmente fatores hereditários, além de emocionais e físicos. Como resultado, tal circunstância pode afetar a autoestima e qualidade de vida, provocando problemas de imagem e insatisfação com a própria aparência.

      A calvície é o nome popular da alopecia, doença que causa a perda capilar devido a alterações hormonais e genéticas, que ocasionam o afinamento e a diminuição da produção de novos fios. Acontece que durante o processo, os folículos, responsáveis pela formação do cabelo, envelhecem e param de crescer após alguns anos sem serem substituídos pelo nascimento de outros.

REGENERAÇÃO CAPILAR – É POSSÍVEL E ACESSÍVEL?

      O tratamento de regeneração capilar é possível e acessível, pois, é o processo pelo qual se recupera as propriedades perdidas nos fios pelos efeitos do tempo. A partir dos 30 anos é quando acontece essa oxidação celular, causada pelos radicais livres, poluição, radiação UV, estresse e até má alimentação.

      Para recuperar os efeitos desse envelhecimento, o ideal é apostar na regeneração capilar. Essa regeneração é feita através mudanças na rotina e uso de produtos adequados, que funcionam como se fosse um anti-idade para os fios, devolvendo maciez e corpo para os cabelos, além de vitalidade e brilho.

      “Uma alimentação balanceada é fundamental para um cabelo saudável, mas aliado a ela é importante usar produtos que removam com eficácia a poluição do couro cabeludo, protetores térmicos quando fizer uso de ferramentas de calor e filtro solar para exposição diária.

      Para recuperar os efeitos desse envelhecimento, o ideal é apostar na regeneração capilar. Essa regeneração é feita através mudanças na rotina e uso de produtos adequados, que funcionam como se fosse um anti-idade para os fios, devolvendo maciez e corpo para os cabelos, além de vitalidade e brilho.

      Elas têm potencial para revolucionar, no futuro, os tratamentos de várias doenças. As propriedades de renovação e regeneração das células-tronco humanas também estão presentes nas células-tronco vegetais, que estão sendo utilizadas pela indústria cosmética na formulação de produtos antienvelhecimento.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

      Ao rever a literatura pertinente, percebese que a possibilidade de restaurar a função de células e tecidos sem a necessidade de utilização de drogas imunossupressoras e sem a preocupação com a compatibilidade tecidual torna as células-tronco. Para tanto, faz-se necessário o conhecimento dos mecanismos intrínsecos capazes de manter as células-tronco como tais ou de direcioná-las ao longo dos diversos caminhos de diferenciação.

      As pesquisas realizadas com o uso dessas células têm demonstrado a sua eficácia no tratamento de diversas doenças, a exemplo da leucemia, doenças cardíacas e doenças hematológicas. As células-tronco embrionárias, por sua vez, apresentam a capacidade de formar qualquer tecido do corpo.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×