O USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO DIA A DIA PEDAGOGICO
Marielia Castelli da Costa
Licenciatura em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia. Primavera do Leste, MT.
Jackeline Souza Domingos
Licenciatura em Educação Especial. Especialista em Psicopedagogia. Primavera do Leste, MT.
Beatriz Oliveira dos Santos
Licenciatura em Educação Especial. Especialista em Educação infantil, anos iniciais e Psicopedagogia. Primavera do Leste, MT.
Catia Janine Nilsson
Licenciatura plena em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia. Primavera do Leste, MT.
Laura Rejane do Nascimento Pereira
Licenciatura plena em Pedagogia. Especialista em Educação infantil, anos iniciais e Psicopedagogia. Primavera do Leste, MT.
A sociedade atual participa de um dos momentos em que a tecnologia e a difusão de informações possibilitaram o armazenamento e a memorização delas; promovendo assim, uma integração mundial onde se tem disponível uma grande quantidade de informação atualizada a um ritmo acelerado, com predominância de imagens (LASTRES; ALBAGLI, 1999). Porém, a ‘globalização’ é um assunto que ainda precisa ser discutido nos âmbitos informais, como também na academia, uma vez que o desenvolvimento científico e tecnológico não chegou com a mesma intensidade nas diferentes partes do globo. Com as informações a cada dia mais rápidas, hoje estando ao passo de um “click”, a diversidade e multiplicidade de linguagens influencia fortemente sobre o modo de agir, pensar e se comportar, bem como os processos de ensino e aprendizagem.
Os processos de ensino e aprendizagem no decorrer dos anos, foram influenciados fortemente pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), uma vez que a sociedade está se modificando continuamente. Para tanto, é preciso compreender as possibilidades de uso das TIC, a fim de atender à necessidade das pessoas com intuito de possibilitar o desenvolvimento da cidadania, pois a ciência e a tecnologia se baseiam em valores do cotidiano de cada época (BAZZO, 2005 apud LIMA e RIBEIRO, 2012).
No uso dos vídeos, bem como em outras atividades pedagógicas, é importante que sejam feitas abordagens cotidianas para que o aluno tenha condições de enxergar a teoria estudada nos interiores da escola em sua vivência prática fora dela. Isso favorece maior interesse em aprender os conhecimentos do campo científico. Assim, apresentar um conhecimento sem as inter-relações e as abordagens adequadas, sem considerar os aspectos cognitivos envolvidos no ensino e aprendizagem, pode levar não só a ineficiência do processo educacional, mas também ao desperdício de tempo e agravamento do desinteresse pelo conhecimento.