13/05/2006

O que um curso PMP pode fazer por você

Na realidade atual, a cobrança frente ao desenvolvimento de projetos vem sendo cada vez maior.

Os projetos sofrem as restrições de prazo, custos, limitações de recursos e em contrapartida requerem um maior nível de qualidade e de complexidade.

O PMI (Project Management Institute) foi fundado em 1969, como uma instituição representativa e disseminadora das melhores práticas em gerenciamento de projetos. O número de membros associados e certificados como profissionais habilitados em gerenciamento de projetos, vem crescendo em altas proporções confirmando a projeção da nova carreira do gerente de projetos.

Na década de 80 foi instuída pelo PMI a certificação PMP (Project Management Professional). Uma certificação que credencia profissionais de Gerência de Projetos nas práticas consolidadas no PMBoK (Project Management Body of Knowledge).

Além de atestar a capacidade em gerenciamento de projetos, a certificação também representa, status profissional e diferencial de mercado, uma vez que muitas empresas e orgãos têm solicitado profissionais certificados.

O QUE UM CURSO PMP PODE FAZER POR VOCÊ ?

Você precisa fazer um curso Prepatório para fazer a prova do PMI para Project Manager Professional (PMP)?
Resposta: Tecnicamente a resposta é não. Você pode fazer um curso básico, buscar literatura no mercado e simulados e estudar sozinho.

Um curso Preparatório para Prova PMP vai te ajudar?
Resposta: Com certeza sim. O(s) instrutor(es) são certificados e podem te passar dicas da prova e da sua experiência. O curso tem material específico para repassar os conceitos do PMBoK e trazem exercícios e simulados que vão permitir assimilação. Você terá as suas dúvidas sanadas. O contato com outros alunos permitirá troca de experiências e informações. Portanto, você só tem a ganhar fazendo um curso específico de preparação.

Você poderá fazer a prova tão logo conclua o curso?
Resposta: O curso te dará noção da prova, dos conceitos e tipos de questões solicitadas. Entretanto, ao concluir o curso você terá que estudar para se aprofundar e realmente assimilar os conceitos e ficar preparado(a) para a prova. A prova não é impossível, mas exige estudo. O tempo necessário para realização da prova depende da experiência do aluno, da disponibilidade de tempo para estudar e da disponibilidade financeira para a prova. Observamos que os alunos, em média, demoram de 4 a 8 meses para se certificarem, após um curso. Portanto, não espere sair de nenhum curso do mercado e fazer a prova no dia seguinte, a menos que você já tenha estudado anteriormente toda a matéria de forma apropriada.

A PMA realiza cursos preparatórios de certificação?
Resposta: Sim, a PMA possui um curso com apostila própria e uma série de exercícios e simulados. O curso já foi realizado várias vezes em Brasília, Goiânia, Salvador, Rio, São Paulo e outras capitais brasileiras. Muitos profissionais PMP foram alunos da PMA. Os cursos podem ser realizados em turmas fechadas ou in-company. A PMA lançou também o primeiro curso on-line PMP do Brasil, em 2005, e dezenas dos seus alunos já obtiveram a certificação na versão do PMBOK 2000. A PMA repete a dose e atualiza seu curso preparatório para a versão 2004 do PMBOK com novo curso web destinado aos profissionais interessados em certificar-se PMP - Project Management Professional. Conheça mais sobre o nosso curso no site www.pma.com.br

Leia no site, em artigos, a entrevista de Guilherme Estanilau, aluno do curso on-line da PMA , certificado PMP.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×