10/08/2020

O que faz um profissional de marketing em uma empresa: conheça os principais cargos

Profissional-de-marketing

Você sabe o que faz um profissional de marketing? Se deseja entrar na área, precisa saber quais são os principais cargos dentro de uma equipe de publicidade.

Atualmente, o setor de marketing é um dos que mais cresce na economia brasileira — e com perspectiva de aumentar ainda mais a sua importância nos próximos anos. 

Uma das razões que leva a esse crescimento do setor é a sua transformação digital. São muitas novidades dentro do segmento, o que leva ao surgimento de novos cargos e responsabilidades dentro da área.

Quer aprender o que faz um profissional de marketing e quais os seus planos de carreira? Então siga a leitura!

O que faz um profissional de marketing padrão?

Uma equipe de marketing é composta por dois tipos de profissionais: os “generalistas” e os “especialistas”. Os generalistas são aqueles que estão presentes em todas as equipes e compõem a base de qualquer time da área.

Os profissionais de marketing padrão são os seguintes!

Diretor de marketing

Ele é o topo da hierarquia do setor de marketing de uma empresa ou uma agência. Sua obrigação é de  comandar o time e conduzi-lo de forma a atender ao planejamento estratégico estabelecido para cada um dos clientes da agência.

Ele vai montar o plano para cada cliente da agência ou para a empresa responsável pelo departamento. Além disso, tem a função de verificar os resultados atingidos pelo time e fazer um levantamento de mercado dos próximos passos.

Coordenador de Marketing

Sua função é mais operacional. Ele é o profissional que vai entrar em contato com todos os operativos da equipe e garantir que está tudo em ordem e que todas as ações estão sendo executadas corretamente. Sua função não é de planejamento, mas sim de coordenação de execução. Portanto, ele resolve problemas encontrados pelo time e elabora o relatório com os resultados que serão direcionados para o diretor.

Operativo

Dentro de um time de marketing, existem vários operativos. A função deles é efetivamente colocar a mão na massa e realizar os trabalhos necessários para os clientes da agência ou as campanhas da empresa.

Os operativos se dividem em vários cargos diferentes, dependendo do tipo de estratégia ou modelo de agência. Por exemplo:

  • social media;

  • designer;

  • redator;

  • programador;

  • assistente.

E um especialista?

Alguns times de marketing, no entanto, contam com profissionais especializados. No geral, eles têm mais vagas em agências de marketing, uma vez que é onde existe mais demanda por trabalhos altamente específicos.

No entanto, é possível que eles também trabalhem diretamente com uma empresa contratante, dependendo do nível de operação do negócio. Normalmente, pequenas e médias empresas não têm a capacidade de absorver esse operacional e costumam enviar essas demandas para agências. Dito isso, entretanto, certas empresas de maior porte podem contratar esses profissionais.

Veja alguns exemplos de especialistas!

Profissional de SEO

O profissional de SEO é um especialista em ações de otimização de sites para motores de busca. Seu foco é em tornar uma página o mais amigável possível para o Google, de modo a aumentar os resultados orgânicos da empresa.

Além de atuar na otimização geral do site, ele também pode ter uma vertente localizada. Ou seja: trabalhar para tornar a empresa mais evidente em determinada região. Um exemplo seria uma agência de marketing digital em Campinas que quer se tornar a maior da região e fazer ações focadas exclusivamente para empresas daquela área.

Analista de marca

É o profissional responsável por fazer um levantamento da marca da empresa. Normalmente, ele só trabalha com grandes marcas ou com agências que atendem grandes nomes do mercado.

Sua função é fazer um levantamento da imagem que a empresa tem no mercado, tanto em termos de redes sociais, quanto no setor offline, e traçar insights e ações para melhorar a situação.

Analista de CRO

A função desse profissional é controlar as métricas de conversão da estratégia da empresa ou dos clientes da agência. Seu objetivo é garantir que as ações trazem o resultado adequado e tentar ampliar ao máximo o nível de conversão.

Especialista em anúncios pagos

Esse profissional é um membro importante em todo time de marketing digital pois é o responsável por traçar as campanhas pagas que as empresas (ou agências) realizam em ferramentas como o Google Ads ou o Facebook Ads.

Seu objetivo é gerar os melhores resultados possíveis nesses anúncios, ao controlar a segmentação de público e otimizar os recursos visuais disponíveis para as publicações.

Quanto ganha um profissional de marketing?

O salário de um profissional de marketing varia bastante. O ganho inicial de um operativo costuma girar ao redor de R$1.814,00. No entanto, esse é o valor para a ação mais básica. Conforme se especializa, o profissional pode ganhar muito mais. Um diretor de Marketing, que é o chefe da hierarquia do setor, pode ganhar até R$10.162,00.

E aí, aprendeu o que faz um profissional de marketing? Se você se interessou pelo setor, poderá encontrar muitos benefícios e desafios pela frente.

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