09/12/2022

O que avaliar antes de escolher um programa de intercâmbio

Interc%c3%a2mbio

Saiba quais pontos precisam ser considerados antes de escolher o melhor programa de intercâmbio para você

 

Fazer um intercâmbio no exterior é uma oportunidade única na vida de muitas pessoas. Além de ser uma maneira de conhecer outro país e cultura, também acaba sendo uma excelente forma de desenvolver o seu conhecimento e conseguir uma oportunidade profissional única.

 

Por isso, providenciar o seguro viagem para intercâmbio é um dos passos chaves para ter uma viagem e estadia mais tranquila. No entanto, também é importante avaliar e providenciar outras questões para ter a melhor experiência possível no exterior. No texto abaixo, confira quais são alguns desses pontos.

Tire passaporte e consiga o visto

Antes de pesquisar um programa de intercâmbio que seja ideal para você, é necessário fazer o básico: providenciar o passaporte e o visto para o lugar que planeja fazer o intercâmbio. E isso deve ser feito com boa antecedência, já que o processo de obtenção do passaporte leva algum tempo.

 

Para quem já tem o passaporte, verifique se ele está em dia. Em alguns casos, a bolsa ou o programa de intercâmbio exige que ele ainda esteja a certo tempo de vencer, então, caso esteja próximo de perder a renovação, providencie a renovação.

O visto também não pode ser negligenciado. Em alguns países, como é o caso dos Estados Unidos, ele é necessário para que a pessoa possa entrar e permanecer no país durante o período do intercâmbio. Esse é outro procedimento que pode levar tempo, assim, pesquise sobre como obtê-lo, os documentos necessários e outros passos que devem ser cumpridos - normalmente, essas informações podem ser encontradas nos sites das embaixadas ou consulados do país de destino no Brasil.

Faça um planejamento do seu destino

Ao decidir sobre qual intercâmbio pretende realizar, comece quanto antes o planejamento envolvendo essa viagem. Esse é um processo que exige muita pesquisa, de forma que você já possa estudar todos os aspectos que envolverão a viagem.

Isso inclui verificar, por exemplo, locais de estudo para a área que pretende desenvolver durante o intercâmbio, verificando instituições que oferecem os cursos desejados. Há também questões como a da estadia, custo de vida da cidade em que irá morar e oportunidades de emprego na área que pretende atuar.

Lembre-se de elaborar um orçamento

O planejamento citado acima é fundamental para que você possa organizar o seu orçamento e assim, não perder o controle das suas finanças. Com isso, pesquisar os custos gerais do intercâmbio, como passagem, estadia, alimentação, transporte e cursos, tudo isso é fundamental e deve ser colocado em uma planilha para auxiliá-lo.

A elaboração do orçamento também é uma maneira de escolher um programa de intercâmbio que seja compatível com sua realidade financeira, de forma a não comprometê-lo. Além de calcular os seus ganhos e eventuais despesas que terá, considere também a reserva de emergência que você precisa separar para possíveis imprevistos, evitando assim maiores dores de cabeça.

Escolha uma agência de intercâmbio experiente e especializada

Outro ponto-chave é escolher uma agência de intercâmbio que tenha experiência no mercado e seja especializada. O ideal é que ela ofereça diversos tipos de intercâmbio, possibilitando que você encontre aquele modelo que melhor atenda seus objetivos.

Também vale ficar de olho em procurar por uma agência que seja especializada, trabalhando em um segmento que possa atendê-lo de acordo. Isso é fundamental para que você possa ter mais opções para aprimorar sua experiência no intercâmbio, recebendo orientações para facilitar toda a sua viagem.

Providencie um seguro de saúde

O seguro de saúde é exigido em muitos países que fazem parte do bloco europeu, por exemplo. Há bolsas que cobrem os gastos deste seguro, sendo este um valor que é pago para usufruir da infraestrutura de saúde do país. Uma vez que esta viagem pode durar muito tempo, é melhor se prevenir contra eventuais problemas de saúde e doenças, sabendo que é possível recorrer a ajuda médica sem maiores gastos.


 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×