02/04/2024

O Psicólogo na Educação e suas Práticas Inclusivas

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente

Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9745921265767806

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Como visto no livro Educação uma questão de politizar, publicado pela Ícone em 2022, a educação trata-se de uma ação intencional e busca desenvolver no educando habilidades físicas, intelectuais e morais e sendo assim, pode-se observar que o ato de educar perpassa pela psicologia, já que uma de suas atribuições está na compreensão do comportamento humano individual, no caso de alunos que necessitam de uma melhor atenção quanto as práticas inclusivas, bem como o comportamento humano relacionado a determinado grupo ou em qualquer instância onde ocorra as relações interpessoais.

Sendo assim, se toda escola tivesse em seu quadro de profissionais um psicólogo(a), a ação intencional referida assim seria efetivada com mais sucesso, principalmente para os educandos com Necessidades Educacionais Especiais.

Mattos e Nuernberg no artigo A intervenção do psicólogo em contextos de educação especial na grande Florianópolis[1], salientam que cabe ao psicólogo atuar no cotidiano da inclusão escolar criando parcerias com os educadores para trabalharem novas formas de mediação qualificada, com o intuito de superar as barreiras vivenciadas pelos alunos com Necessidades Educacionais Especiais – NEEs, bem como os demais envolvidos no contexto escolar.

Estas barreiras, principalmente relacionadas a natureza atitudinal merecem especial enfoque pelo psicólogo e este deve também intervir nos preconceitos, estigmas e mitos que as crianças com NEEs são vítimas, já que a ausência desta intervenção implicará em traumas e conflitos psicológicos que influirão negativamente na interação bem como na socialização do educando.

Fonseca, Freitas e Negreiros no artigo intitulado Psicologia Escolar e Educação Inclusiva: A Atuação Junto aos Professores [2], pontuam que psicólogos atuam em escolas junto aos docentes frente à educação inclusiva, e essa atuação refere-se à escuta, à orientação individual e/ou em grupo, à intervenção em sala de aula e principalmente em projetos em que alunos com NEEs encontram-se inseridos.

Dito isso, ciente de que a seara da educação engloba estudos de variadas áreas da ciência, o psicólogo atuando na inclusão escolar trouxe consigo notoriedade quanto ao aspecto atitudinal em relação aos membros da comunidade escolar e mesmo com desafios frequentes, as práticas inclusivas serão cada vez mais parte do cotidiano escolar e terão através do psicólogo, uma melhor efetividade no processo ensino aprendizagem e inclusão escolar e social por parte das crianças com NEEs.

 

[1] MATTOS, L. K. DE.; NUERNBERG, A. H.. A intervenção do psicólogo em contextos de educação especial na grande Florianópolis. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 16, n. 2, p. 197–214, maio 2010

[2] FONSECA, T. DA S.; FREITAS, C. S. C.; NEGREIROS, F.. Psicologia Escolar e Educação Inclusiva: A Atuação Junto aos Professores. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, n. 3, p. 427–440, jul. 2018.

 

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