O Projeto Pedagógico de Curso - PPC

O Projeto Pedagógico de Curso - PPC é o mais importante instrumento de gestão utilizado pelas Coordenações de Curso e por seus Núcleos Docente Estruturantes – NDE. O PPC, na medida em que define a formação do aluno, é um projeto de vida humana pois, por meio do que nele está planejado, define-se qual o modelo de sociedade pretende-se construir; qual pessoa e qual profissional objetiva-se formar. Atualmente, diversas questões de formação definidas na legislação educacional devem estar demonstradas no Projeto Pedagógico do Curso. Cada curso deve construir o seu Projeto atento para suas Diretrizes Curriculares Nacionais; para a oferta de conteúdos obrigatórios como, por exemplo, a disciplina de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais; para as Políticas de Educação Ambiental; para a Educação das Relações Étnico-raciais e Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena e ainda para as Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos. De forma direta, em conteúdos de disciplinas ou mesmo de forma transversal, o Projeto Pedagógico de Curso é o desenho do que o curso vai ofertar e este desenho reflete a intenção e o tipo de formação que se espera. Assim, como um instrumento de gestão, a discussão do Projeto Pedagógico do Curso, de sua concepção e de sua implantação mostra-se a cada dia mais relevante. |
DATA
O curso será realizado nos dias 27 e 28 de novembro de 2012
Carga horária
14 horas
OBJETIVO
São objetivos do curso:
-
Proporcionar aos Participantes um melhor conhecimento sobre a organização da educação brasileira, das ferramentas de concepção e desenvolvimento de Projetos Pedagógicos de Cursos;
-
Desenvolver a concepção e o entendimento sobre as possibilidades do trabalho em equipes de alto desempenho para a implantação de Projetos Pedagógicos de Curso.
PROGRAMA DO CURSO
1º Dia |
Atividades |
Objetivos |
Duração |
MANHÃ |
Ensino Superior Brasileiro: Organização e Referências Legais |
Compreensão do sistema educacional brasileiro e das principais referências regulatórias. |
3 horas |
TARDE |
Projetos Pedagógicos: Aspectos Conceituais |
Esclarecimento de todos os aspectos conceituais sobre os PPC. |
4 horas |
2º Dia |
Atividades |
Objetivos |
Duração |
MANHÃ |
Projetos Pedagógicos: Parte Específica |
Esclarecimento de todos os aspectos específicos comuns aos PPC. |
3 horas |
TARDE |
Implantação do Projeto |
Compreensão da utilidade e das possibilidades da liderança e das equipes para a melhoria do desempenho dos projetos pedagógicos de cursos. |
4 horas |
PROFESSORES
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Wille Muriel: Coordenador do MBA Administração Acadêmica & Universitária. Ombudsman de diversas organizações educacionais. Professor em cursos de pós-graduação e capacitação corporativa para Reitores, Diretores Acadêmicos e Administrativos Universitários, Coordenadores de Curso, Docentes e colaboradores de Instituições de Ensino Superior. |
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Roberta Muriel: Especialista em gestão de Instituições de Ensino Superior nas áreas de processos e projetos. Autora dos livros “Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI: Análise do Processo de Implantação” e “Avaliação Institucional – Marco Regulatório: Portarias Normativas 40/2007 e 23/2010” e de diversos artigos na área de gestão e avaliação. Docente em cursos de pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu e em diversos programas de aperfeiçoamento e capacitação. |
LOCAL DE REALIZAÇÃO
O curso será realizado em Belo Horizonte/MG, no salão de eventos do hotel Royal Golden, localizado na Rua Rio Grande do Norte, 1.015, Savassi, telefone (31) 2101-4683.
INVESTIMENTO
O Investimento para este curso é de R$ 1880,00 (um mil, oitocentos e oitenta reais).
* Para pagamento até o dia 15/10/2012, oferecemos desconto de 10% sobre o valor do curso.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
As reservas de hospedagem deverão ser feitas diretamente com o hotel pelo telefone (31) 2101-0000. Mais informações sobre o Hotel poderão ser obtidas pelo endereço eletrônico http://www.royalgolden.com.br/br/hotel-overview.html
No valor da inscrição estão incluídos material, coffee breaks e certificado. Não estão incluídas despesas com transporte, hospedagem, e outras, que correm à conta do participante.
A Carta Consulta reserva-se o direito de encerrar as inscrições completadas as vagas e de indeferir eventuais inscrições que não atendam aos pré-requisitos necessários, contidos no presente informe.
Cancelamentos de inscrições são aceitos até 72 horas antes da data de inicio do evento.
Carolina Fraga - Gestora de Relacionamento
(31) 3494-2713 | carolina@cartaconsulta.com.br | www.cartaconsulta.com.br