27/04/2017

O Professor de Educação Física Na Educação Infantil: A Importância da Sua Presença Na Escola

O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DA SUA PRESENÇA NA ESCOLA

TEACHER OF PHYSICAL EDUCATION IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION, THE IMPORTANCE OF YOUR PRESENCE AT SCHOOL

 

KUNTZ, Felipe da Rocha[1] ROSSATO, Vania Mari[2]

 

 

RESUMO

O presente projeto de pesquisa teve como objetivo principal analisar as aulas e as possíveis diferenças existentes nas práticas de movimento realizadas nas aulas de Educação Física das turmas de Educação Infantil em escolas municipais e estaduais da cidade de PANAMBI-RS conduzidas por professores graduados em educação física e professores formados em outras áreas. Os sujeitos de estudo envolvidos foram os professores de Educação Física da Educação Infantil, do município de PANAMBI-RS. Como instrumento de pesquisa utilizou-se uma tabela de dados que foi analisada através de observação direta das aulas de Educação Infantil nas escolas que participaram da pesquisa. O primeiro aspecto observado foi a organização didática da aula, sendo que foi observado que somente um professor desenvolveu suas aulas respeitando as três etapas, que são parte inicial, parte principal e parte final; os outros três professores observados não seguiram essas orientações, inclusive os dois professores de educação física. O segundo aspecto observado foi o desenvolvimento das habilidades básicas durante as aulas de Educação Física, ou seja, quais são as habilidades motoras que os alunos da Educação Infantil estão desenvolvendo com as práticas realizadas pelo professor. Observou-se que todos os professores de alguma forma utilizaram em suas práticas alguma atividade que auxilia no processo de desenvolvimento das habilidades motoras de locomoção, manipulação e estabilização, apenas o um professor não apresentou nenhuma atividade estabilizadora. Outro aspecto observado nas aulas ministradas pelos professores de educação física e professores unidocentes, foi como as habilidades desenvolvidas com seus alunos foram abordadas. Os resultados indicaram que não existem grandes diferentes na atuação de professores formados ou não na área, pois a sua formação não se diferenciou no desenvolvimento das aulas de Educação Física na Educação Infantil.

Palavras-chave: Práticas corporais- Professor- Educação Infantil.

 

ABSTRACT

This research project aimed to analyze the lessons and possible differences in movement practices carried out in Physical Education of Early Childhood Education classes in municipal and state schools in PANAMBI-RS conducted by graduate teachers in physical education and teachers trained in other areas. The study subjects involved were the teachers of Physical Education, Early Childhood Education, the municipality of PANAMBI-RS. As a research instrument used a data table that was analyzed by direct observation of childhood education classes in schools that participated in the survey. The first finding was the didactic organization of the class, and it was observed that only one teacher developed their classes respecting the three stages, which are the initial part, main part and final part; the other three observed teachers did not follow these guidelines, including both physical education teachers. The second finding was the development of basic skills during physical education classes, ie, what are the motor skills that students from Kindergarten are developing with the practices carried out by the teacher. It was observed that all teachers in any way used in their practices some activity that helps in development of motor skills of locomotion, manipulation and stabilization, only one teacher showed no stabilizing activity. Another aspect observed in classes taught by physical education teachers and teachers unidocentes was how the skills developed with his students were addressed. The results indicated that there are no big different in the performance of teachers trained or not in the area, because their training did not differ in the development of physical education classes in kindergarten.

Keywords: Practices corporeal- Teacher-Child Education

 

SUMÁRIO

 

1 INTRODUÇÃO

1.1 O Problema e sua importância

1.2 Objetivos

1.2.1Objetivo Geral

1.2 Justificativa

2 REVISÃO DA LITERATURA

2.1 Educação infantil

2.2 A importância do movimento na Educação infantil

2.3 Os objetivos e conteúdos da Educação Física na escola

2.4 A formação do professor de Educação Física

3 MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 Caracterizações do estudo

3.2 Sujeito de estudo

3.3 Instrumentos de pesquisa

3.4 Procedimentos para coleta dos dados

3.5 Análise e Interpretação dos Dados

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES

5 CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO

1.1 O Problema e sua importância

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, fixada pela resolução n°5, de 17 de dezembro de 2009, define a educação infantil como a primeira etapa da educação básica, e no seu currículo deve apresentar um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, cientifico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade (BRASIL, 1998).

Segundo Mattos; Neira (1999) as crianças se movimentam desde que nascem adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo. Engatinham, caminham, manuseiam objetos, saltam, brincam sozinhas ou em grupo, experimentando sempre novas maneiras de utilizar seu corpo e seu movimento. Ao movimentarem-se, as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais, por isso a importância e necessidade de se movimentar.

É necessário o professor ter noção de quais são as mudanças acontecidas tanto no intelecto, quanto no físico, e no comportamental dos alunos. Os conteúdos propostos, os materiais utilizados, e os espaços físicos devem ser apropriados às necessidades da criança no período de crescimento, colaborando para o seu desenvolvimento. Segundo Ferraz (2000), educação física é muito importante na educação infantil, no sentido de auxiliar o desenvolvimento uno e global da criança, e cognitivo, por meio da atividade física orientada.

O trabalho a ser realizado junto à criança na primeira infância, é muito difícil, especialmente pela finalidade educacional que busca originar o desenvolvimento integral da criança. Para tanto, a ação do professor em Educação Infantil deve ter intencionalidade educativa, planejamento prévio, acompanhamento e avaliação. O sucesso desta interação é indispensável para formalizar o processo educativo (MACHADO, 1994).

Com base no que foi exposto acima, e por muitas escolas não apresentarem a presença de um educador físico na educação infantil, surgiu o problema deste estudo: Existem e quais são as principais diferenças nas práticas de movimentos realizadas nas aulas de Educação Física das turmas de Educação Infantil, em escolas municipais e estaduais da cidade de PANAMBI-RS, conduzidas por professores graduados em educação física e professores formados em outras áreas?

1.2 Objetivos

1.2.1 Objetivo Geral

Analisar as aulas e as possíveis diferenças existentes nas práticas de movimento realizadas nas aulas de Educação Física das turmas de Educação Infantil em escolas municipais e estaduais da cidade de Panambi conduzidas por professores graduados em educação física e professores formados em outras áreas.

1.2 Justificativa

A educação infantil é uma etapa da educação básica que vem merecendo muitos estudos e pesquisas porque nesta fase é necessário o desenvolvimento de práticas pedagógicas ligadas ao desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança. É a fase do contato da criança com outras pessoas além do seu círculo familiar, novas descobertas, percepções do seu corpo a partir da realização de uma gama significativa de movimentos físicos.

A criança na educação infantil precisa ser estimulada através de atividades lúdicas e jogos, de forma com que exercitem as suas capacidades motoras e cognitivas, fazendo novas descobertas. Antunes (2004) declara que a criança precisa desenvolver-se plenamente nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social, por meio de uma educação bem estruturada que atenda as necessidades das crianças.

Portanto este estudo quer mostrar para o leitor, que se as escolas que possuem, e as escolas que não possuem a presença de um professor de Educação Física na Educação Infantil, estão alcançando os objetivos desse nível de ensino.

3 MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 Caracterizações do estudo

Este estudo se caracteriza como uma pesquisa do tipo descritiva e comparativa, que tem o objetivo de descrever as características de determinadas populações ou fenômenos. Uma de suas peculiaridades está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática (GIL, 2008).

3.2 Sujeitos de estudo

Os sujeitos de estudo envolvidos serão os professores de Educação Física da Educação Infantil, do município de PANAMBI-RS. A cidade possui um total de 10 escolas municipais, todas com atuação do professor de educação física, e 7 escolas estaduais, sem sua atuação. Destas serão selecionadas intencionalmente para participar desta pesquisa, 2 escolas municipais e 2 escolas estaduais.

3.3 Instrumentos de pesquisa

O instrumento de pesquisa será uma tabela de dados que será analisada através de observação direta das aulas de Educação Infantil nas escolas que participarão da pesquisa. A fim de descobrir se existem diferenças nas aulas aonde há um professor de educação física e aonde não há, com uma matriz de analise.

3.4 Procedimentos para coleta dos dados

Em primeiro lugar entrar-se á em contato com a direção das escolas para explicar os objetivos do estudo e solicitar autorização para realização do mesmo. Após será realizado contato com os professores que atuam na Educação Infantil, identificando se há ou não professor de educação Física. Os professores que aceitarem participar assinarão o TCLE

3.5 Análise e Interpretação dos Dados

A análise dos dados coletados será feita de forma descritiva e interpretativa, retirando os indicadores mais significativos, relativos aos objetivos do estudo, através das observações diretas.

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES

Neste capítulo serão discutidas as práticas dos professores licenciados em Educação Física comparados às práticas dos professores unidocentes em situações de aulas para alunos da educação infantil de duas escolas estaduais e duas municipais durante as aulas de educação física.

TABELA DE OBSERVAÇÃO

Professores

Organização da aula

Inicial, Principal e Final.

 

Habilidades Motoras

Apresentação do Movimento

 

Professor 1-

Ed. Física

 

Sim ( ) Não ( x )

Locomotoras ( x )

 

Manipulativas ( x )

 

Estabilizadoras ( x )

 

Exercícios ( x )

 

Brincadeiras ( x )

 

Atividades Rítmicas ( )

 

Professor 2-

Ed. Física

Sim ( ) Não ( x )

Locomotoras ( x )

 

Manipulativas ( x )

 

Estabilizadoras ( x )

 

Exercícios ( )

 

Brincadeiras ( x )

 

Atividades Rítmicas ( )

 

Professor 3-

Unidocente

Sim ( ) Não ( x )

Locomotoras ( x )

 

Manipulativas ( x )

 

Estabilizadoras ( )

 

Exercícios ( x )

 

Brincadeiras ( x )

 

Atividades Rítmicas ( )

 

Professor 4-Unidocente

Sim ( x ) Não ( )

Locomotoras ( x )

 

Manipulativas ( x )

 

Estabilizadoras ( x )

 

Exercícios ( x )

 

Brincadeiras ( x )

 

Atividades Rítmicas ( )

 

 

Para a identificação dos professores da tabela acima utilizou-se de numeração 1 e 2 para os professores licenciados em educação física e 3 e 4 para os professores unidocentes. O primeiro aspecto observado foi a organização didática da aula, ou seja, se ela possui as três partes que são as orientações para a condução da aula com seus respectivos conteúdos e objetivo em cada parte. Observou-se que somente o professor (4) desenvolveu suas aulas respeitando as três etapas, que são parte inicial, parte principal e parte final; os outros três professores observados não seguiram essas orientações, inclusive os dois professores de educação física. No caso destes o que faltou foi a parte da finalização da aula. Darido e Sanchez (2005) afirmam que a divisão das aulas apresenta uma visão já consolidada de estrutura básica de uma aula de Educação Física, com aquecimento ou alongamento, parte principal e volta à calma.

O segundo aspecto observado foi o desenvolvimento das habilidades básicas durante as aulas de Educação Física, ou seja, quais são as habilidades motoras que os alunos da Educação Infantil estão desenvolvendo com as práticas realizadas pelo professor. As habilidades motoras fundamentais da primeira infância para (GALLAHUE, 2001) são consequência da fase de movimentos rudimentares do período neonatal. Esta fase do desenvolvimento motor representa um período no qual as crianças pequenas estão ativamente envolvidas na exploração e na experimentação das capacidades motoras de seus corpos. É um período para descobrir como desempenhar uma variedade de movimentos estabilizadores, locomotores e manipulativos, primeiro isoladamente e, então, de modo combinado.

As aulas de educação física na educação infantil devem proporcionar aos alunos a participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar, dançar, para que com isso possam ampliar pouco a pouco o conhecimento e o controle sobre o seu corpo e os movimentos que podem realizar. As crianças precisam descobrir todas as formas de deslocamentos possíveis e utilizar as habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras que o professor aplica nas aulas. Não deixando de lado a manipulação de matérias, objetos e brinquedos disponíveis na escola, para o aperfeiçoamento de suas habilidades manuais (BRASIL, 1998)

Observou-se que todos os professores de alguma forma utilizaram em suas práticas alguma atividade que auxilia no processo de desenvolvimento das habilidades motoras de locomoção, manipulação e estabilização, apenas o professor (3) não apresentou nenhuma atividade estabilizadora. Porém suas práticas demonstraram muitas limitações na exploração dos movimentos, já que para crianças nessa etapa de escolaridade e de desenvolvimento de suas habilidades necessita de múltiplas formas de exploração das mesmas e uma variedade de estímulos, incentivando a ludicidade da criança.

Outro aspecto observado nas aulas ministradas pelos professores de educação física e professores unidocentes, foi como as habilidades desenvolvidas com seus alunos foram abordadas. Como parâmetro de observação, seguindo a determinação das diretrizes curriculares nacionais e também as orientações quanto o nível de complexidade das atividades, determinou-se três abordagens das habilidades, em forma de exercícios, brincadeiras e atividades rítmicas.

Observou-se que na prática dos quatro (4) professores esteve presente a abordagem das habilidades em forma de brincadeiras e em três (3) deles em forma de exercícios. Já quanto à prática das habilidades através de atividades rítmicas não houve nenhuma manifestação.

De acordo com os PCNs:

 

Este bloco de conteúdos inclui as manifestações da cultura corporal que têm como característica comum a intenção explícita de expressão e comunicação por meio dos gestos na presença de ritmos, sons e da música na construção da expressão corporal. Nessas atividades rítmicas e expressivas encontram-se mais subsídios para enriquecer o processo de informação e formação dos códigos corporais de comunicação dos indivíduos e do grupo. (BRASIL, 1998, p. 71)

Durantes as aulas observou-se várias brincadeiras realizadas pelos professores, jogos e também exercícios individuais e em duplas com cordas, bolas e jornais, exercícios de corrida e também atividades realizadas em circuitos. Mas como relatado anteriormente, não foi observado nenhuma atividade rítmica durante as aulas.

5 CONCLUSÃO

Independente da formação do professor, quem atua com a motricidade da criança na educação infantil necessita ter a consciência da importância do movimento para o seu desenvolvimento integral e que é através dele e de suas ações corporais que a criança interage com os outros e com o mundo que a cerca, se apropriando das informações externas e construindo suas aprendizagens.

Nesta pesquisa não foi constatado grandes diferenças entre as aulas ministradas pelos professores formados em Educação Física e pelos professores formados em outras áreas, pois independente da graduação dos professores, eles apresentaram situações muito semelhantes durante suas aulas. Dos quatro professores observados, apenas um seguiu uma mesma metodologia em suas aulas, com uma organização didática correta, aulas bem orientadas e com atividades muito bem elaboradas para essa faixa etária, e este professor (4), foi um dos professores observados que não possui sua graduação em Educação Física. Este fato não quer dizer que nas aulas observadas dos outros professores (1), (2) e (3) os alunos não estavam brincando, jogando e exercitando suas habilidades corporais, eles estavam sim, mas de uma maneira mais livre, o professor realizava uma atividade orientada, e depois liberava os alunos para fazer o que quiser ou então levava para o parquinho da escola, sendo assim não apresentavam uma organização didática da aula.

Se pararmos para pensar um pouco sobre o tema dessa pesquisa, e refletir a respeito da importância do professor de educação física na educação infantil, primeiramente levará em consideração que o professor que é graduado em educação física seria mais qualificado e preparado para trabalhar com essas crianças, mas a realidade encontrada foi totalmente diferente. Então podemos concluir que os professores que atuam na educação física dentro da educação infantil ser ou não formados nesta área, não é o fator principal para o desenvolvimento das aulas, pois os professores unidocentes apresentaram nas observações uma atuação igual ou até superior aos professores formados em educação física.

REFERÊNCIAS

ANTUNES, C. Educação infantil: prioridade imprescindível. Petrópolis: Vozes, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília-DF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, 1998.v. 3.

BROCK, A. A importância do brincar na infância. Revista pátio educação infantil. Porto Alegre, ano IX, n. 27, p.04-07, 2011.

DARIDO, S. C; SANCHEZ, N. L. O contexto da Educação Física na Escola. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. (Coord.) Educação Física na escola: implicações para a prática peda­gógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p. 17-32.

FERRAZ, O. L. Educação Física na Educação Infantil e o Referencial Curricular Nacional: o significado para os professores. São Paulo: Biblioteca da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000.

GALLAHUE, D. L.; OSMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2001.

GALLAHUE, D. L.; DONNELLY, F. C. Educação Física Desenvolvimentista para todas as crianças. 4ª ed. São Paulo: Phorte, 2008.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MACHADO, M. L. A. Educação Infantil e Sócio-Interacionismo. Educação Infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez, 1994.

MATTOS, M. G; NEIRA, M. G. Educação física infantil: inter-relações, movimento, leitura-escrita. São Paulo: Phorte Editora 1999.

[1] Acadêmico do Cruso de Educação Física Licenciatura - UNICRUZ: felipe_rocha09@hotmail.com

[2] Professora Me. do Cruso de Educação Física - UNICRUZ: vrossato@unicruz.edu.br

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