21/01/2021

O prazo de adesão ao Tempo de Aprender foi reaberto para as secretarias de educação que queiram participar

Estados e municípios que ainda não aderiram ao programa podem se inscrever somente até o dia 31 de janeiro

 

Os gestores das redes de educação que tiverem interesse em realizar a inscrição no programa Tempo de Aprender podem  acessar a página até o dia 31 de janeiro, e preencher o formulário de adesão ao programa. Trata-se de uma Política de Estado voltada à alfabetização baseada em evidências científicas e legado de uma gestão direcionada a resultados que impactam diretamente a vida das crianças e o pleno exercício da cidadania.  

Instituído em 2020, o Programa, do Ministério da Educação (MEC), tem despertado o interesse de milhares de secretarias de educação desde que foi lançado. Até o momento, 4.437 secretarias municipais, estaduais e a distrital aderiram ao programa, o que corresponde a 79,66% do total (o Brasil tem 5.570 municípios, 26 estados e o Distrito Federal – uma soma que resulta em 5.597 secretarias).


“O Tempo de Aprender tem como objetivo enfrentar as deficiências da alfabetização no Brasil e conta com ações estruturadas em quatro eixos: I - formação continuada de profissionais da alfabetização; II - apoio pedagógico para a alfabetização; III - aprimoramento das avaliações da alfabetização; e IV – a valorização dos profissionais da alfabetização”, explica o secretário de alfabetização do MEC, Carlos Nadalim.

Já são 20 secretarias entre as estaduais e a distrital que aderiram ao programa, são elas: Acre (AC); Amapá (AP); Distrito Federal (DF); Espírito Santo (ES); Goiás (GO); Mato Grosso (MT); Mato Grosso do Sul (MS); Minas Gerais (MG); Pará (PA); Paraná (PR); Pernambuco (PE); Piauí (PI); Rio de Janeiro (RJ); Rio Grande do Sul (RS); Rondônia (RO); Roraima (RR); Santa Catarina (SC); São Paulo (SP); Sergipe (SE); e Tocantins (TO).

Entre as secretarias municipais, 23 são das seguintes capitais: Aracaju, Belo Horizonte, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.


Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sealf - 20.01.2021

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×