27/12/2017

O ENSINO DA BIOLOGIA NA PROEJA: UMA EXPERIÊNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE E DAS TICs

23754967_113755462736717_5801327981414761401_n

Peterson Ayres Cabelleira1

 

Resumo

A experiência a seguir resultou de encontros com uma turma de PROEJA Técnico Integrado em Cozinha, ocupando um espaço destinado às aulas de Biologia, conforme o currículo do curso. Para tanto, foi apresentado aos estudantes as interelações da disciplina com as demais disciplinas do curso, em uma abordagem interdisciplinar, com o auxílio da informática para dinamizar as práticas. O curso possui em sua grade curricular disciplinas que envolvem o tema escolhido, como biologia, biossegurança, nutrição básica e higiene, história da alimentação e habilidades básicas de cozinha. Essas abordagens interdisciplinares rompem com a ação disciplinar afastadas muitas vezes do cotidiano do estudante. Considerando que a modalidade PROEJA acolhe jovens e adultos em uma perspectiva profissional com foco no resgate do sujeito como um ator social capaz de interagir e promover modificações em seu meio, este trabalho objetivou a experiência e coletou os relatos dos estudantes que afirmam serem importantes ações no campo interdisciplinar e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Palavras-Chave: Proeja, interdisciplinaridade, TICs.

 

INTRODUÇÃO

Com os avanços das tecnologias e o surgimento de novas metodologias de ensino, a educação exigiu dos profissionais docentes uma nova postura em sala de aula. A tradicional maneira de conduzir uma aula foi tornando-se aos poucos insuficiente ao aluno, já que o acesso às novas tecnologias foi tornando-se universal e convidativa. O estudo a seguir analisa a opinião de alunos de um curso de PROEJA Técnico Integrado em Cozinha submetidos a uma série de recursos tecnológicos de informação e comunicação e práticas interdisciplinares.

Em termos metodológicos e tentativa de mensurar o grau de importância do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs em aulas tradicionais aplicou-se uma aula com os alunos curso o Instituto Federal Farroupilha – Campus São Borja no Curso Técnico em Cozinha – modalidade PROEJA – 1º ano, realizou-se uma prática que tratou das bactérias a partir da disciplina de biologia e sua relação com outras disciplinas do curso, fazendo uso recursos de áudio e vídeo com o auxílio da informática para dinamizar as práticas. Nesta oportunidade foi abordado o tema “Reino Monera: o mundo das bactérias” como eixo norteador para o desenvolvimento do conteúdo. Essa escolha surge da necessidade de abordagens de boas práticas na cozinha, contaminação alimentar e conservação de perecíveis. Para isso também foi estudado o Plano de Curso do Proeja Cozinha, o qual possui em sua grade curricular disciplinas que envolvem o tema escolhido, como biologia, biossegurança, nutrição básica e higiene, história da alimentação e habilidades básicas de cozinha. As atividades iniciaram com a aula expositiva e explicativa em Powerpoint, onde os alunos puderam entender, dentro do universo dos micro-organismos, o papel de cada um desses seres e suas consequências enquanto agente contaminadores. Nesse momento os alunos eram instigados a questionar sobre as práticas do cotidiano e a relação desses organismos microscópicos com as práticas da cozinha

A aula foi sendo conduzida de tal maneira que o conteúdo fosse interligando as disciplinas previstas no curso e o cotidiano dos alunos. Foi apresentada as principais características dos micro-organismos e suas relações de nocividade e contribuição para os indivíduos. Na oportunidade também se falou da necessidade de boas práticas na cozinha, já que as alunas em questão frequentando um curso da área gastronômica. Na sequencia da aula explicativa e expositiva, os alunos foram convidados a acessar alguns sites de jogos, afim de que possam testar seus conhecimentos e relaxarem após o período em que o conteúdo foi desenvolvido. As atividades foram compostas por jogos e Quiz de perguntas interativas. Após as práticas foi aplicado um questionário para coleta de dados sobre as possibilidades e dificuldades do uso das TICs.

 

Alguns efeitos

Quando se é abordada a relação do uso dos computadores, vídeos e demais atividades em relação às TICs, percebe-se que os alunos se sentem envolvidos e que sentem mais facilidade ao entender o conteúdo que está sendo abordado, tornando a aula mais dinâmica e atrativa. Materiais diferenciado fazendo uso da tecnologia, motivo os alunos ao aprendizado, possibilitando despertar interesse e comprometimento com o assunto estudado, levando o aluno a resolver problemas do cotidiano, gerando assim novos conhecimentos.

Espera-se que o professor desperte em si o desejo de se fazer parte integrante dessa não tão “nova” tecnologia.Diante desta realidade, torna-se necessário que as escolas passem a trabalhar visando a formação de cidadãos capazes de serem crítico e criativo com a tecnologia no seu dia-a-dia. O processo de ensino e de aprendizagem na medida em que se produzir como atitude (Fazenda, 1979), como modo de pensar (Morin, 2005), faz com que os alunos se apropriem do  conteúdo e os incorporem em seus saberes.

As práticas interdisciplinares não são muito comuns aos alunos, o que faz com que apresentem uma certa estranheza nos primeiros momentos. A participação deles nessas práticas é fundamental pois trás à tona toda a bagagem que carregam nas suas histórias de vida. Fazenda (2002) descreve que é no interior de projetos de pesquisa que a integração entre as disciplinas pode ser estabelecida. Nesse sentido, são os alunos, em suas pesquisas, que promovem a interdisciplinaridade.

Defendo também a idéia de que a interdisciplinaridade contribui para uma compreensão mais estruturada e rica, pois ela poderá englobar duas ou mais disciplinas, podendo ser realizada com vários temas a serem estudados, pois: Interdisciplinaridade é o processo que envolve a integração e engajamento de educadores, num trabalho conjunto, de interação das disciplinas do currículo escolar entre si e com a realidade, de modo a superar a fragmentação do ensino, objetivando a formação integral dos alunos, a fim de que possam exercer criticamente a cidadania, mediante uma visão global de mundo e serem capazes de enfrentar os problemas complexos, amplos e globais da realidade atual. (LUCK, 1995, p.64).

 

Considerações Finais

A presente pesquisa analisou a aplicação do uso das TICs nas aulas do Curso Técnico em Cozinha, suas dificuldades e possibilidades. Na sua grande maioria, os participantes da pesquisa relataram a importância dessas tecnologias nas suas aprendizagens e o quanto os vídeos e jogos contribuíram para a boa condução do conteúdo. Percebe-se também que alguns dos alunos apresentam bastante dificuldade para manusear essas tecnologias, e ai identifica-se duas raízes: uma pela falta de acesso aos instrumentos citados e outra pela dificuldade de entender o funcionamento dos mesmos. Ambos os motivos identificados parecem verterem da mesma origem: o acesso tardio desses alunos à educação e consequentemente aos seus recursos de ensino e a insegurança dos indivíduos que na sua grande maioria ficaram muito tempo longe das classes escolares.

 

Referências

 

FAZENDA, Ivani C. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 1979.

FAZENDA, I. C. A. Construindo aspectos teórico-metodológicos da pesquisa sobre interdisciplinaridade. In: FAZENDA, I. C. A. (Org.). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 11-29.

LÜCK, Heloisa. Pedagogia interdisciplinar – fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 1995.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2005.

 

  1. Acadêmico do Programa de Mestrado de Ensino da Ciência, Unipampa – Campus Bagé, RS, petersoncabelleira@hotmail.com

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×