24/12/2017

O DESENVOLVIMENTO MORAL SEGUNDO “PIAGET”

Por Ivan Carlos Zampin – Professor Doutor, Docente no Ensino Superior, Ensino Fundamental, Médio e Gestor Escolar.

 

Em suas buscas conceituais Piaget pesquisou crianças entre 4 e 13 anos de idade em variadas atividades de jogos com regras com a finalidade de evidenciar e compreender o funcionamento do desenvolvimento moral, haja vista, que os jogos não sejam moral de fato, contudo ação colaboradora em decorrência de cultivar muitos valores durante a atividade de jogar.

Nesse norte para Piaget, (1977) a evolução do desenvolvimento moral apresenta-se bem definida em três etapas, ou seja: anomia, heteronomia e autonomia. Em suas buscas e conclusões ainda observou como sendo possível que adultos se encontrem na fase da anomia ou heteronomia, desta forma não atingindo a fase em que destaca a autonomia do indivíduo.

Com base em seus estudos Piaget, (1977) revela que “o desenvolvimento moral na criança caracteriza-se por etapas, de acordo com as fases do desenvolvimento humano e os jogos colaboram com o processo de moralidade” [...] isso acontece “por representar regras que mesmo advindas de outras gerações podem sofrer alterações de acordo com os combinados estipulados pelos jogadores” [...] ação essa “envolvendo em cada jogada questões que dizem respeito à justiça e honestidade, auxiliando no respeito e na aceitação das regras então estipuladas pelos jogadores”.

Para Piaget, (1977, p.11) “Toda moral consiste num sistema de regras e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por estas regras”. Por conseguinte, essas regras estão de fato vinculadas à vida cotidiana. A qual a criança estabelece relações e delas absorve as noções para o convívio social.

Nesse contexto do “Educar Moralmente” conclui-se que essa ação tem por premissa [...] “levar a criança a compreender que a moral exige de cada um o melhor de si, porque conhecer e interpretar princípios não são coisas simples: pede esforço e pede perseverança” (DE LA TAILLE, 2000, p. 47).

Diante das experiências vivenciadas, a criança se oportuniza a se educar quanto à moralidade, aos poucos, até atingir a fase autônoma. As pesquisas de Piaget sobre o desenvolvimento moral mostraram que como a inteligência, a moralidade faz parte de um processo construtivo.

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