12/11/2024

O CURRÍCULO E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO COM METODOLOGIAS INOVADORAS

 

O CURRÍCULO E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO COM METODOLOGIAS INOVADORAS

 

 

Ellen Cristiane Storch da Silva 1

 

 

 

 

 

RESUMO

 

O currículo é o alicerce da prática pedagógica do docente, nele se sustentam as necessidades de ensino de acordo com cada etapa educacional, ou seja, está descrito de forma organizada as competências e habilidades conforme o ano escolar.O currículo não é definitivo, inalterável ou concluído, ao contrário, está aberto a alterações e mudanças, está sempre acompanhando as transformações que ocorrem na sociedade. Com o advento das novas tecnologias, faz com que o currículo e a metodologia apresentem a necessidade de se reestruturar, inovar e se adequar as novas propostas.O presente artigo tem como título O Currículo E Tecnologia Na Educação Com Metodologias Inovadoras. Para realização deste trabalho utilizou-se pesquisa bibliográficas dos seguintes autores, Freire(1996), Tezani(2017), Almeida (2000), Moran(2019). A tecnologia está presente na vida dos alunos através do uso de celulares, computadores, Tablets, Smartphone, softwares educacionais entre outras ferramentas digitais, contudo ao incluir as ferramentas tecnológicas no ambiente escolar, o professor deve planejar as ações pedagógicas com objetivos claros e precisos e em conformidade com o currículo escolar. As metodologias são grandes diretrizes que orientam os processos de ensino e aprendizagem e que se materializam em estratégias, abordagens e soluções concretas Nas metodologias ativas de aprendizagem, o foco é proporcionar aos alunos uma experiência mais prática e próxima da realidade. Há de se constatar que a educação vive em constante mudanças, e o uso dessas novas tecnologias veio para contribuir de forma enriquecedora o aprendizado de nossas crianças.

 

Palavras-chave: Currículo. Tecnologia na Escola. Metodologias Inovadoras.

 

 

 

1 Graduação em Letras, literatura e língua inglesa FIAR Faculdades integradas de Ariquemes . Especialização em Língua Portuguesa e Artes Faculdade Santo André. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. E-mail ellenstorch22@gmail.com.

 

ABSTRACT

 

The curriculum is the foundation of the teacher's pedagogical practice, it supports the teaching needs according to each educational stage, that is, the competencies and skills are described in an organized way according to the school year. The curriculum is not definitive, unalterable or completed, on the contrary, it is open to alterations and changes, it is always following the transformations that occur in society. With the advent of new technologies, the curriculum and methodology present the need to restructure, innovate and adapt to new proposals. This article is entitled Curriculum and Technology in Education with Innovative Methodologies. To carry out this work, bibliographic research was used by the following authors, Freire (1996), Tezani (2017), Almeida (2000), Moran (2019). Technology is present in students' lives through the use of cell phones, computers, tablets, smartphones, educational software and other digital tools. However, when including technological tools in the school environment, the teacher must plan pedagogical actions with clear and precise objectives and in accordance with the school curriculum. Methodologies are major guidelines that guide the teaching and learning processes and that materialize into strategies, concrete approaches and solutionsIn active learning methodologies, the focus is to provide students with a more practical experience that is close to reality. It must be noted that education is constantly changing, and the use of these new technologies has contributed to enriching learning of our children.

 

 

 

Keywords: Curriculum. Technology at School. Innovative Methodologies.

 

 

 

1Introdução

 

O currículo é o alicerce da prática pedagógica do docente, nele se sustentam as necessidades de ensino de acordo com cada etapa educacional, ou seja, está descrito de forma organizada as competências e habilidades conforme o ano escolar. É inquestionável que vivemos a era digital, todos os dias ocorre o surgimento de novas tecnologias, sendo assim o trabalho e as práticas de ensino-aprendizagem precisam estar conectadas a esse avanço, uma vez que tamanha a sua necessidade, que o próprio currículo traz a disciplina cultura digital como o objetivo de inclusão digital no âmbito escolar. Almeida (2019) destaca que:

 

O currículo é o instrumento que é utilizado pelas instituições de ensino para garantir a qualificação dos estudantes de forma que consigam ser inseridos no

 

mercado profissional, promovendo mudanças sociais, à medida que seus impactos vão causando efeitos que vão além dos bancos escolares. (Almeida, 2019, n.p.).

 

Ou seja, destaca-se que o currículo é o instrumento utilizado pelas instituições de ensino para garantir a qualificação dos estudantes de forma que consigam ser inseridos no mercado profissional, promovendo assim mudanças culturais e sociais que tragam igualdade a todos os indivíduos pertencentes a sociedade. O currículo não é definitivo, inalterável ou concluído, ao contrário, está aberto a alterações e mudanças, está sempre acompanhando as transformações que ocorrem na sociedade, sendo que quando surgem novas necessidades, principalmente nessa era de tecnologia inovadoras, o uso dessas tecnologias precisam estar ligadas no ambiente escolar desde as séries iniciais através de metodologias e incluídas no currículo proposto. Incluir as tecnologias ao currículo nos faz refletir sobre as metodologias e práticas.

Com o advento das novas tecnologias, faz com que o currículo e a metodologia apresentem a necessidade de se reestruturar, inovar e se adequar as novas propostas. De acordo com Buesa:

 

 

O currículo deve, então, estar conectado à cultura, às vivências, às necessidades escolares dos alunos, partindo de sua realidade, para que faça sentido e que gere uma verdadeira aprendizagem significativa, caso contrário, perde o sentido. Afinal, quando aprendemos algo que conhecemos, que gostamos, que queremos aprender, que faz parte de nosso dia a dia, a aprendizagem acontece de forma mais agradável. (Buesa, 2022, n.p.).

 

 

Portanto, é importante que os educadores se esforcem para tornar o currículo mais relevante e contextualizado, buscando exemplos e situações que possam ser relacionados à vida dos alunos. Isso pode ser feito por meio de atividades práticas, uso de recursos visuais e

 

audiovisuais, discussões em grupo e projetos que estimulem a participação e o protagonismo dos estudantes, pois a aprendizagem significativa é aquela que desperta o interesse, a curiosidade e o desejo de aprender mais, proporcionar uma conexão entre os conhecimentos adquiridos e a vida dos alunos, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais prazeroso e efetivo. Portanto, ao desenvolver um currículo conectado à cultura e às vivências dos alunos, estamos proporcionando um ambiente educacional mais estimulante e propício ao desenvolvimento integral de cada estudante. Nas palavras de Sacristán:

 

É importante que o currículo seja compreendido como um instrumento que faz parte de um sistema educativo, que deve levar em consideração as condições reais nas quais está inserido. E, ainda, estar atento às práticas políticas, sociais e administrativas, às questões estruturais, organizativas e materiais, assim como ao corpo docente, inserido em um processo de constante transformação e construção política, histórica e econômica. (Sacristán, 2000, n.p. Como citado em Almeida, 2019, n.p.).

 

 

 

A figura do professor é fundamental para essa mudança significativa no processo de ensino-aprendizagem, refletindo na formação do aluno, pois o docente deve atuar como facilitador do aprendizado, sabendo que, enquanto mediador no processo educacional deve favorecer as possibilidades através de metodologias inovadoras para possibilitar o ensino aprendizagem. Diante dessas novas tecnologias espera-se que o profissional de educação que esteja apto e determinado a realizar um currículo atual e avançado no conteúdo escolar.

Salienta-se que a tecnologia é considerada um recurso que inova a metodologia do docente em diversos cenários, pesquisas, divulgações dos trabalhos realizados, conhecimentos básicos que podem ser utilizados na dia a dia, tais como: enviar um email, digitar pequenos textos, dentre outros conteúdos que podem se desenvolvidos nas aulas de maneira satisfatória.

 

O presente artigo tem como objetivo compreender a importância e a relação existente entre o currículo e as tecnologias inovadoras no processo de ensino aprendizagem. Para realização deste trabalho utilizou-se pesquisa bibliográficas dos seguintes autores, Freire(1996), Tezani(2017), Almeida (2000), Moran(2019). Este trabalho está organizado da seguinte forma: resumo, abstract, introdução, desenvolvimento e conclusão. Diante de tais ponderações, podemos evidenciar que o currículo e a tecnologia apresentam-se como um processo desafiador e construtivo quando falamos na utilização de metodologias inovadoras e tecnológicas, entretanto de fora válida e dinâmica, possibilitando assim vários meios de aprendizados para a formação do aluno.

 

2Tecnologia como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem.

 

 

A tecnologia está presente na vida dos alunos através do uso de celulares, computadores, tablets, smartphone, softwares educacionais entre outras ferramentas digitais. Contudo ao incluir as ferramentas tecnológicas no ambiente escolar, o professor deve planejar as ações pedagógicas com objetivos claros e precisos e em conformidade com o currículo escolar. ( Freire, 1996 p.147). “O uso da tecnologia traz benefícios para o ensino, ajudando na curiosidade epistemológica oportunizando uma formação democratizada.” Isto é, a tecnologia na educação precisa estar a serviço de relações e produções de reconhecimento.

Freire com sua reflexão sobre a necessidade do professor ampliar o conhecimento em relação às tecnologias, abre um leque na possibilidade de levar novas técnicas utilizando a tecnologia com o uso de computador em pesquisa e desenvolvimento do currículo apresentado. Freire (2001, p. 98) “A educação não se reduz as técnicas mas não se faz educação sem ela. Utilizar computadores na educação em lugar de reduzir pode expandir a capacidade crítica e criativa de nossos meninos e meninas.” Na perspectiva do autor, faz-se

 

necessário propiciar aos alunos a reflexão critica além do conhecimento acadêmico, é imprescindível ressaltar que as novidades tecnológicas tem-se estabelecido e tem sido estudadas, pois precisam ser contextualizados conforme suas origens social e culturais.

O uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem traz consigo a esperança de uma sociedade mais livre em sua forma de buscar novos conhecimentos. A tecnologia ajuda os professores a levar o conhecimento muito além que a sala de aula mas existe os desafios, a formação dos docentes o acesso ao meio tecnológico, por esse motivo precisa haver um equilíbrio entre a tecnologia e o aprendizado tradicional, a tecnologia não deve substituir o professor, mas deve sim ser usada como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem.

Nessa seara faz-se necessário a afirmação dos projetos referentes ao manuseio correto das tecnologias, também como equipamentos tecnológicos nos espaços escolares.

 

A tecnologia não diz respeito apenas a máquinas, também tem a ver com a inteligência, e a linguagem reflete a tecnologia da inteligência, pois gera a construção humana que permite a comunicação entre as pessoas, e que se transforma a todo instante. Temos ainda as TICs, que se associam à tecnologia da inteligência, que não se apresentam em apenas um suporte (formato, meio), e que são capazes de causar respostas emocionais, prender a nossa atenção e nos influenciar, como a televisão e os computadores pessoais, para citar alguns dos mais convencionais apenas. (Tezani, 2017, n.p.)

 

 

O professor é o mediador de tecnologia segundo Almeida, (2000), “a utilização das tecnologias no processo educativo proporciona novos ambientes de ensino e aprendem diferentes os ambientes tradicionais e as reais contribuições das tecnologias para a educação surgem a medida que são utilizadas como mediadoras para a construção do conhecimento”. O professor se torna um articulador, colaborador e coordenador com o currículo proposto para o

 

indivíduo , desenvolvendo a aprendizagem e formando um aluno pesquisador e critico dentro da sociedade moderna.

Os alunos não devem apenas ter o contato com os meios tecnológicos sem interação, precisam estar sempre em contato com jogos de memória, quebra-cabeça, jogos de encaixe, pintura, dentre outros. As tecnologias como meio no processo de ensino-aprendizagem está presente nas redes de ensino tanto pública como particular, é uma realidade que tende a crescer na vida acadêmica dos alunos ela torna o ensino mais dinâmico e envolvente assim o aprendizado se torna mais envolvente. A tecnologia precisa ser introduzida como a ferramenta de ensino o aluno precisa saber usá-la como uma forma eficaz no aprendizado o docente sabendo utilizar como a prática pedagógica dentro dos currículos conseguirá promover um aprendizado mais dinâmico e colaborativo personalizando a prática de ensino preparando o aluno para a realidade de uma sociedade crítica e exigente.

 

 

  1. Metodologia inovadora que agregam ao Currículo

 

 

 

As metodologias são grandes diretrizes que orientam os processos de ensino e aprendizagem e que se materializam em estratégias, abordagens e soluções concretas, específicas, diferenciado. Ela rompe o ensino tradicional de ensino, centrado apenas no professor, colocando o aluno como protagonista no processo de ensino. Visto que o aluno aprende melhor quando o aprendizado é ativo e participativo, proporcionando o indivíduo a oportunidade de explorar, questionar, podendo assim construir seu próprio conhecimento. Nas metodologias ativas de aprendizagem, o foco é proporcionar aos alunos uma experiência mais prática e próxima da realidade. Ao invés de apenas receberem informações teóricas, os estudantes são desafiados a resolver problemas reais e lidar com situações que encontrarão no mundo profissional. Essas metodologias buscam estimular a participação ativa dos alunos no

 

processo de aprendizagem, promovendo a sua autonomia e o desenvolvimento de habilidades como o pensamento crítico, a resolução de problemas, a colaboração e a comunicação. Para Moran:

 

As metodologias ativas procuram criar situações nas quais os aprendizes possam fazer coisas, pensar e conceituar o que fazem, construir conhecimentos sobre conteúdos envolvidos nas atividades que realizam, bem como desenvolver a capacidade crítica, refletir sobre as práticas que realizam, fornece e receber feedbacks, aprender a interagir com colegas, professores, pais e explorar atitudes e valores pessoais na escola e no mundo. (Moran, 2019, p. 07)

 

A combinação de metodologias ativas com modelos flexíveis e híbridos trazem contribuições importantes para o design das soluções atuais para os alunos de hoje. A aprendizagem ativa aumenta a nossa flexibilidade cognitiva, que é a capacidade de alternar e executar diferentes tarefas, operações mental ou objetivo e adaptar-se a situações inesperadas, superando modelos mentais automatismos rígidos e ineficientes. Os diferentes tipos de metodologias de ensino e aprendizagem atuais baseiam-se no conceito de inovação que, ao contrário do que o nome sugere, não se restringe à utilização de novas tecnologias. Ou seja, a inovação inclui técnicas que desafiam o status que o propõem diferentes estratégias de aprendizagem. Segundo (Tezani, 2017, n.p.):

 

 

As TICs exigem do professor atual diversas competências técnicas e pedagógicas, e um fazer em sala de aula que não se limita a simplesmente a transmitir o conteúdo, mas precisa levar seu aluno a pensar sobre si próprio, a se comunicar e a questionar a realidade. Segundo (Tezani, 2017, n.p.)

 

O professor ao incorporar as TICs em sala de aula, vai além de simplesmente transmitir conteúdos. Ele incentivar a colaboração entre os alunos, promovendo a troca de conhecimentos e a construção coletiva do aprendizado. Ao desenvolver essas competências, os professores podem aproveitar todo o potencial das TICs para criar ambientes de aprendizagem mais dinâmicos, interativos e envolventes, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo digital. A metodologia de ensino tradicional é baseada no professor como a figura central, o detentor do conhecimento, sendo responsável em ministrar os conteúdo, a ser repassado aos alunos por meio da transmissão de conteúdos escritos, leituras e realização de exercícios. A metodologia inovadora que busca promover um aprendizado mais ativo. As metodologias inovadoras oferecem ao aluno várias aprendizagens: Ficam motivados quando participam ativamente no processo do ensino. Aprendem mais quando tem a oportunidade de explorar e debater os conceitos apresentados. Desenvolve habilidades e competências necessárias para tomar suas próprias decisões.

 

Para desenvolver essas metodologias inovadoras o professor precisa buscar conhecimentos tecnológicos, formação continuada e que esteja preparado aos questionamentos dos aluno pesquisadores e críticos . As instituições de ensino precisam criar ambientes que favoreçam essa aprendizagem inovadora, precisam estar sempre evoluindo e acompanhando essas inovações dentro da Educação, podemos assim melhorar a aprendizagem dos alunos deixando-os preparado para o mercado de trabalho

 

3Considerações Finais

 

O foco do presente trabalho residi na importância do currículo como base fundamental da prática pedagógica e sua relação com a era digital ao qual a sociedade contemporânea encontra-se inserida, sendo assim chegamos à conclusão que o currículo escolar vem como

 

grande direcionador na formação de nossos estudantes, não apenas trazendo habilidades específicas, mas também fornecendo conhecimentos e transformações sociais. A era digital veio como forma de revolucionar a forma que se aprende, interage e ensina, sendo portanto necessário que haja uma adaptação no sistema educacional com vistas a alcançar os educandos que pertencem a essa geração tão voltada aos conceitos tecnológicos. O currículo como mencionado não é algo estático, inflexível ou inalterável, sendo portanto totalmente eficiente a incorporação de mudanças com objetivo de manter-se relevantes.

Com o advento da inclusão da disciplina de cultura digital no currículo demonstra o interessem em preparar o aluno para uma sociedade e um futuro cada vez mais envolto em tecnologia, porém a mera inclusão de tecnologias não é suficiente, faz-se necessário que os professores desenvolvam metodologias atrativas e que façam o melhor proveito das tecnologias disponíveis, fazendo com que os alunos tenham um melhor aprendizado diante de formas de ensino atraentes e dinâmicos. Há de se constatar que a educação vive em constante mudanças, e o uso dessas novas tecnologias veio para contribuir de forma enriquecedora o aprendizado de nossas crianças.

 

4Referências Bibliográficas

 

Buesa, N. Y.(2022) do livro Convergências entre Currículo e Tecnologias, publicado em 2019 por Siderly do Carmo Dahle de Almeida. Flórida: Must University

 

Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra (Coleção Leitura).

Freire, P. A (2001) .Educação na Cidade. 5. ed. São Paulo: Cortez.

 

 

Almeida, S, do C. D. de. (2019). Convergências entre currículo e tecnologias. [livro eletrônico]. Curitiba: InterSaberes

 

Wunsch,    L.    P. (2018). Tecnologias     na    Educação:    conceitos    e    práticas. Curitiba: InterSaberes.

 

Moran, J. (2019). Metodologias ativas de bolso: como os alunos podem aprender de forma ativa, simplificada e profunda. São Paulo: Editora do Brasil.

 

Tezani, T. (2017) Tecnologias da Informação e comunicação no ensino. São Paulo: Pearson Education.

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