09/08/2021

O crescimento dos cursos online na área de tecnologia

2

De acordo com informações da Catho Educação, houve um aumento de 61% no número de alunos matriculados em cursos online entre 21 de março e 6 de abril de 2020. Logicamente, esse crescimento tem relação direta com a quarentena adotada por diversos estados do país durante o período mencionado. Na área de tecnologia, a situação não é diferente, haja vista a quantidade de cursos online disponíveis para quem deseja ingressar nesse meio.

Devido à pandemia do coronavírus, busca por cursos online salta grandemente

Com a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, grande parte da população brasileira permaneceu em casa por um longo período. Ainda que muitos negócios tenham sofrido muito por isso, outros tiveram um impulso inimaginável, como o setor educacional online e o comércio eletrônico. Em busca de melhores equipamentos de informática para assistir às aulas, muitos foram atrás de descontos, procurando por cupom Kabum e em outras lojas, por exemplo.

Na área da tecnologia, diversas empresas surgiram com propostas inovadoras para adquirir novos alunos e abastecer esse mercado ainda carente de bons profissionais. Um grande exemplo disso é a Trybe, uma escola de programação com o Modelo de Sucesso Compartilhado.

Basicamente, nela o aluno faz o curso gratuitamente e só começa a pagá-lo quando tiver uma renda mínima estabelecida em contrato. Outras instituições foram além e passaram a ofertar cursos gratuitamente para as pessoas se qualificarem durante a quarentena.

É o caso de diversos cursos em grandes plataformas como a Udemy e a Coursera, por exemplo. Segundo publicação no blog Coursify de uma pesquisa realizada pela Arizton Advisory & Intelligence, espera-se que até 2026 o mercado de cursos online salte de seus atuais US$ 200 bilhões para US$ 375 bilhões. Dessa forma, as perspectivas são boas para o segmento.

Área de tecnologia sofre com a falta de bons profissionais

Com o crescimento dos setores relacionados ao universo digital no período entre 2020 e 2021, a demanda por profissionais de tecnologia tem sido cada vez maior. Na contramão, segundo estudo feito pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom), o Brasil forma cerca de 46 mil profissionais desse setor por ano, mas até 2024 estima-se que serão necessários ao menos 70 mil.

Para sanar o problema, diversas empresas surgem com propostas inovadoras para formar profissionais para o setor. Além dos exemplos já citados, gigantes como a Google e a Microsoft oferecem diversos cursos gratuitos. Há, ainda, instituições como a 42, uma ONG que atua em diversos locais do mundo formando engenheiros de software de forma gratuita e revolucionária.

Bons equipamentos de informática favorecem o aprendizado

Na busca constante por incentivos ao estudo e facilitadores do processo, ter bons equipamentos de informática podem ser grandes impulsionadores. Em lojas online como a Aliexpress e a Shopee, você pode encontrar diversos produtos perfeitos para isso por preços inacreditáveis.

Isso porque normalmente eles vêm direto da China, onde as coisas são muito mais baratas do que no Brasil. O processo de compra é 100% online, rápido e seguro.

Além disso, pode encontrar diversos outros itens, basta navegar pelas categorias. Torne o seu momento de estudo mais prazeroso e melhore o seu rendimento. Isso é muito importante, ainda mais na área de tecnologia, onde o foco é imprescindível e o amor por equipamentos tende a ser natural.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×