27/09/2021

O crescimento das instituições de ensino superior: benefícios e desafios

Insituicoes-de-ensino-superior

Se você está inserido no mundo acadêmico, provavelmente já percebeu que são inúmeras as opções para graduação, pós-graduação e até mesmo cursos técnicos para escolher.

Isso se deve ao surgimento e, principalmente, crescimento de diversas instituições de ensino superior no país.

Mesmo com diversos impedimentos durante a pandemia, gestores e colaboradores precisaram se reinventar para manter a instituição funcionando e, no caso das privadas, os alunos matriculados. 

Essa superação, em conjunto com investimentos anteriores e mais recentes, permitiram que instituições privadas de ensino superior se desenvolvessem e crescessem no período pré e pós pandemia.

Centros universitários, Universidades, Faculdades, seja lá a definição da instituição, o crescimento é sempre desejado e proporciona benefícios a seus investidores, gestores, colaboradores e alunos. 

Junto com eles, desafios também são percebidos para que toda a máquina da instituição siga funcionando.

Sendo assim, a seguir, confira mais informações sobre os benefícios e desafios que surgem com o crescimento das Instituições Privadas de Ensino Superior.

Benefícios do Crescimento as Instituições de Ensino Superior

Começamos então a pensar sobre esse crescimento considerando os benefícios que elas aproveitam e trazem, não apenas para si, mas para o meio em que se inserem. 

Confira alguns pontos levantados que exibem um valor positivo a esses crescimentos:

Mais proximidade com alunos

Muitas instituições apostam no ensino a distância, um formato que funciona e abre portas para diversos alunos. 

Quando uma instituição cresce, novos pólos de ensino podem surgir em diferentes cidades e bairros, permitindo que novos alunos possam entrar no sistema da instituição e, ainda, possam procurar por informações, resolver pendências e, até mesmo, realizar provas e algumas aulas presenciais.

Essa proximidade com os alunos permite mais integração e um sucesso da instituição em pontos como satisfação e captação de novos clientes.

Um mercado de trabalho mais amplo

Já é mais que reconhecido que o mercado de trabalho para profissionais da educação é, no mínimo, complicado. 

A ampliação de instituições de ensino superior reflete também o crescimento do mercado de trabalho para mestres e doutores que tem como foco o ensino.

Um mercado maior, mais profissionais interessados e dedicados. É uma situação de ganhos múltiplos.

Além disso, não é só de professores que vivem nas instituições de ensino superior: coordenadores, técnicos administrativos, equipe de vendas, segurança, manutenção… são muitas pessoas envolvidas para que uma nova sede, por exemplo, seja incorporada à uma instituição.

Concorrência é bom

Mais instituições num local, mais possibilidades de se destacar. Concorrência, seja qual for o mercado, é bom para os públicos e para as empresas e instituições. 

Instituições em diversos locais, aparecendo para diversas pessoas buscando se tornarem alunos, é um incentivo para que o serviço prestado seja de melhor qualidade e com mais dedicação.

Contudo, existem alguns malefícios

É claro que nem tudo vem só com benefícios. 

Não podemos deixar de destacar que o crescimento pode ser prejudicial ao mercado, por exemplo. 

Afinal, uma só Instituição crescendo muito pode conter um poder de barganha muito maior e exterminar outras que são tão boas quanto ou até melhores, apenas por serem maiores.

Outro malefício possível é, diferente da expectativa de melhorar o mercado de trabalho, ocorrer o contrário: profissionais sobrecarregados, com inúmeras turmas, que preferem sair das instituições e, até mesmo, da docência.

Os desafios de gestão que as instituições enfrentam

Juntos com os benefícios para a instituição, alunos, colaboradores e mercado em geral, os desafios de gestão são, ainda mais, evidentes. 

Afinal, o crescimento de uma instituição carrega junto o crescimento de tarefas, decisões e planejamento.

Funcionários e professores em vários lugares

Se a instituição cresceu para outras cidades e estados, provavelmente existirão funcionários nesses locais. 

Ou seja, são mais pessoas para selecionar, treinar, coordenar e gerir, em diferentes locais. Isso pode ser resolvido com gestores locais, mas que também estão inseridos no todo.

Outro ponto a considerar é que instituições em locais diferentes podem sofrer legislações municipais e estaduais diferentes. Esses dois desafios de gestão são grandes, mas fazem parte do processo.

Viagens corporativas entre sedes

Sedes, unidades, pólos, campi ou outros em outros lugares, significa que em algum momento, gestores e colaboradores vão precisar se deslocar. 

Esse deslocamento gera custos à instituição e precisa ser planejado e controlado, desde emissão de passagens até os custos de um cafézinho na viagem.

Uma opção para esse desafio é utilizar os serviços de uma travel tech que diminua os custos e facilite todos os processos das viagens a trabalho.

Controle e manutenção da infraestrutura

Se crescer necessita de espaço físico, esse espaço físico vai precisar de controle e manutenção. 

Como explicamos acima, equipes de segurança, limpeza e manutenção precisam existir nesses locais. Nisso, são acrescidos esses custos fixos e variáveis ao financeiro.

Para suprir esse desafio, é necessário um bom planejamento, avaliação de viabilidade dessas expansões e uma gestão consciente de recursos.

Muitos dados e arquivos

Mais sedes, mais colaboradores, mais alunos, mais documentos, mais folhas de pagamento, mais notas fiscais… A lista é interminável. 

Tudo isso se resume em vários documentos, que se forem físicos, ocupam muito espaço, e se forem virtuais, precisam de uma certa infraestrutura.

Além disso, a Lei Geral de Proteção de Dados requer ainda mais atenção com todas essas informações de tanta gente.

Por isso, esse ponto é mais um desafio para todo o crescimento das instituições de ensino superior.

No final, apesar dos desafios, uma instituição de ensino superior crescer é algo bom!

Os benefícios de uma instituição crescer são claros, e não se limitam aos que descrevemos neste artigo. 

Da mesma forma, existem alguns malefícios, mas que podem ser superados e evitados, assim como os desafios impostos por essas expansões.

Mesmo sem citar nomes, aposto que quando falamos sobre várias sedes, e em vários lugares, você deve ter pensado em algum nome ou identificado onde você estuda, estudou ou quer estudar.

A pandemia de coronavírus foi um impedidor para esse crescimento. Algumas ficaram para trás. Mas com o retorno de diversas atividades e investimentos acontecendo novamente, os gráficos devem voltar a subir e o crescimento voltar a acontecer.

O que você pensa sobre o assunto? Comente abaixo!

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×