03/07/2018

“O Brasil é o País do Futebol”: Perspectivas a Partir dos Adeptos Redencionistas

Por: Gilson Pembele - Bacharel em Humanidade e Licenciando em Sociologia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira/UNILAB/Ceará.

 

A passada segunda-feira do dia 2 de julho pareceu-me bastante colorida de cor amarela, azul e verde. Cores essas que representam à bandeira do Brasil. O episódio que vos vou aqui relatar aconteceu na cidade de Redenção-CE, que fica a 60 km da capital do Estado do Ceará (Fortaleza-CE). Num dia que se apresentou dinamicamente alvoroçado. Vivíamos o terceiro dia de jogos das oitavas de final do mundial de futebol que está havendo desde o passado mês, na Rússia. Neste dia defrontariam-se duas partidas. O primeiro jogo envolveria a seleção canarinha de futebol contra a sua congénere da seleção mexicana, partida com previsão de início às onze horas local. Enquanto que, as quinze do horário local a segunda partida do dia, o embate envolveria uma seleção europeia e outra proveniente ao continente asiático. Nomeadamente: a seleção da Bélgica versus Japão. Nesta fase eliminatória das oitavas somente tem tido, a cada dia, duas partidas.

Minutos antes do jogo da seleção brasileira, nas ruas da mencionada cidade presenciou-se vultos de torcedores e torcedoras que usavam vestimenta que representavam as cores dos uniformes da seleção canarinha masculina de futebol e da bandeira nacional (do Brasil), que matizavam a cidade. O sol também. Ainda que apereceu meio escondidinho entre as nuvens acinzentadas que o resguardava, na acinzentada manhã deste dia. Antes de ir à rua, da janela do meu aposento pude vislumbrar uma atmosfera propicia para os amantes de futebol. Um clima repleto de emoções, conformidades, esperanças e, acima de tudo, de multiplicidades. Que é peculiar nas sociedades brasileiras.

Os vendedores e vendedoras ambulantes, supermercados e lojas, ao ouvirem o som do sino do relógio da igreja que fica sediado na Praça Central da cidade, apressadamente paralisaram as suas atividades comercial e procuravam colocar-se em frente à tela da tevê. Inclusive, tal como em outras cidades do Brasil, localmente estabeleceu-se ponto facultativo que consiste em dispensar a obrigatoriedade do funcionamento da prefeitura local em dias dos jogos da seleção, e neste dia não foi diferente. Nas redes de ensino público e privado, idem. Com isso pareceu-me que todos estavam prontos e ansiosos para testemunhar os 90 minutos da partida através da tevê. Para os adeptos mais positivistas, pude constatar calmamente, era dia de garantir a passagem para o jogo das quartas de finais que se vai disputar no dia 6 de julho, na Arena Kazan, contra o vencedor da segunda partida do deste dia.  

Pessoalmente, pela primeira vez desde que cá (na cidade de Redenção-CE) cheguei ao mês de abril de 2014 e colocando-me igualmente na condição de adepto da seleção canarinha, constatei nas expressões dos residentes locais uma enorme felicidade antes não vivida pela minha pessoa, desde a minha cidade (Luanda- Angola) no concerce ao futebol. Nem mesmo, por exemplo, quando o Brasil organizou a vigésima edição do Campeonato Mundial de Futebol administrado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) em 2014.

Nesta edição de 2018 da Rússia é-me mais óbvia a simplificação atribuída à frase “o Brasil é o país do futebol”, tendo em vista o modo entusiasta que a/o brasileira/o está vivendo este considerado “desporto rei”. Neste dia Viveu-se – e ainda espera-se viver em caso de uma possível passagem para a fase das meias-finais do presente campeonato - autenticos momentos de emoções e contentamentos em todo o espaço geográfico que limita o país (Brasil). Não é por acaso que os vinte e três convocados - escolhidos a detalhe pelo selecionador Adenor Leonardo Bachi - conhecido pelo pseudónimo  de Tite - e toda a sua equipa técnica, estão a ser transportado por um confortável autocarro que aduz nas partes laterais o seguinte mote: “mais que 5 estrelas, 200 milhões de corações”. Com isso malparo opinar que se essa fidúcia e energias positivas prevalecerem, será certeza a concretização do hexacampeão campeonato de mundial de futebol adeptos redencionistas (e brasileiros em geral)!!!

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×