Novas tecnologias e aspectos da Comunicação Social na era digital
Se o impacto midiático do rádio e da TV já gerou uma série de debates e teorias, com a ascensão da internet não faltam teses produzidas por uma diversidade de especialistas.
Os caminhos que os meios de comunicação de massa percorrem para divulgar informações estão entre o foco principal de todo o campo da comunicação social. Afinal, como esse cenário modifica os hábitos individuais? Qual seu peso para as transformações da sociedade? Quais são as perspectivas futuras?
Compreender o que é comunicação social e seu papel atual é uma proposta interessante para muitas pessoas, independente da área que desejam seguir. Seja jornalista, publicitário, cineasta, radialista ou qualquer profissional correlato, ter a noção teórica desse campo é fundamental.
As novas tecnologias, a cibercultura e temas como psicologia da comunicação e semiótica são alguns assuntos tratados neste artigo.
Vamos entender.
O que é Comunicação Social?
Primeiramente, vale destacar o conceito tradicional de comunicação social, cunhado em meados da década de 1940 em meio a um cenário mundial tenso – devido às guerras – e o surgimento de meios revolucionários de informação, no caso, a televisão.
Ainda que as primeiras contendas acerca da influência da mídia na sociedade já tivessem começado com o advento do jornal e do rádio, com a TV ocorreu a verdadeira revolução do mass media.
Tal situação revigorou os estudos sobre a comunicação de massa e estabeleceu a comunicação social como uma área do conhecimento.
Sendo assim, podemos definir comunicação social como o estudo global da presença e interferência dos meios de comunicação de massa sob a sociedade: como se relacionam, quais suas causas e consequências e toda a função midiática no sentido de informar, persuadir, entreter e vender por meio da informação.
Numa perspectiva atual, em que somos bombardeados por notícias, propagandas e uma série de dados a cada minuto, esse cenário não é distante.
Mas, tente imaginar: como deve ter sido o início do cinema e da TV numa época em que o jornal impresso ainda era "específico" das pessoas alfabetizadas e o rádio era a mídia mais importante? O surgimento do audiovisual era visto como encantador para um mundo que só conhecia as pinturas artísticas e a fotografia.
Essa evolução foi preponderante para a consistência do papel da comunicação social e o princípio de diversas teorias.
Pensadores como Theodor Adorno, Walter Benjamin, Umberto Eco, Jean Baudrillard, Friedrich Engels e Karl Marx foram apenas alguns expoentes que lançaram críticas e ponderações acerca do papel da mídia sob a sociedade de massa – o conjunto de indivíduos que recebe toda a informação de forma direta, sem tempo de assimilá-la, influenciado por uma indústria cultural e uma série de representações/simulacros.
Ao longo do tempo, muitas hipóteses foram desmistificadas e outras teses alimentadas. Atualmente, especialistas usam variados pontos de vista para analisar o contexto de comunicação social na era digital.
A internet como meio revolucionário de convergência de todas as mídias mudou muitas formas de comunicação e as relações humanas. Logo, a adaptação da imprensa a esse novo canal, seus principais parâmetros e suas perspectivas futuras fazem parte do foco da comunicação social moderna.
O profissional da área - seja de jornalismo, cinema, relações públicas, publicidade ou qualquer outra - deve compreender toda essa coligação e os aspectos globais da web frente aos sistemas mais tradicionais de comunicação.
As tendências, o comportamento do público e as abordagens mudaram – e, mais do que isso, ainda abriram espaço para mais análises e discussões.
Definir o que é comunicação social sem um embasamento teórico é praticamente impossível. Além disso, é interessante entender como surgiu essa área e suas ramificações, bem como seus objetos de estudo.
Neste artigo estamos mostrando apenas alguns pontos gerais, que são detalhados em cursos de comunicação social e em muitos cursos online de prestígio, opções que agregam muitos valores a sua formação.
A Evolução das Comunicações
O progresso da comunicação se deu em paralelo ao desenvolvimento da sociedade e é definido em cinco principais esferas – segundo Sandra Ball-Rokeach e Melvin Defleur, autores do livro Teorias da Comunicação de Massa:
-
Era da simbologia e dos sinais;
-
Era da linguagem e fala;
-
Era da escrita;
-
Era da impressão;
-
Era da comunicação de massa.
Mas e a era digital? Bom, ela pode ser incluída tanto como uma vertente dessa evolução da comunicação social quanto associada também à comunicação de massa, já que a internet é um canal hipermídia e que agrega tudo que provém dos meios escritos, sonoros e audiovisuais.
Além disso, tem uma característica bem particular, que podemos tratar em um próximo encontro.
Agora que você entendeu mais sobre a comunicação social na era digital, qual a sua opinião sobre o tema? Quais autores você tem lido sobre o assunto e como eles têm apresentado suas ideias?
Deixe seu comentário na caixa abaixo e aproveite para compartilhar esse artigo com amigos e familiares.
Até a próxima!