12/12/2018

Nova edição do concurso Melhores Receitas é lançada; vencedoras de 2017 estão em livro

O Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar provocou uma intensa mobilização nas cozinhas escolares de diversos municípios brasileiros, algo que deve se repetir ao longo dos próximos meses. Nesta terça-feira, 11, o Ministério da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) lançaram a próxima edição do concurso, com edital ainda a ser divulgado, que vai selecionar e premiar receitas preparadas por merendeiras e merendeiros de todo o país, como forma de valorizar esses profissionais e promover a formação de hábitos alimentares saudáveis nas escolas.

Durante o evento de lançamento, que contou com as dez melhores colocadas nas edições anteriores do concurso, o secretário-executivo do MEC, Henrique Sartori, destacou a importância dessas profissionais. “Vocês (merendeiras) têm uma missão das mais lindas do mundo. Muitas das vezes é a única oportunidade de uma alimentação rica e que cuide do desenvolvimento das crianças. E é isso o que faz com a nossa missão aqui seja bonita e importante. Fico emocionado de ver que tem pessoas que representam a boa política pública, este Brasil que muitos desconhecem. E isto é o que faz com que a missão do nosso ministério seja das mais importantes do país.” 

O diretor de Ações Educacionais do FNDE, José Fernando Uchoa, também falou sobre o papel dos profissionais que cuidam da merenda escolar. “Neste momento as merendeiras do Brasil estão produzindo alimentação para mais de 40 milhões de crianças e jovens em nosso país. São mais de 40 milhões de refeições por dia e para muitas dessas crianças, talvez, a única refeição do dia.”

Ao final foi lançado o livro Melhores Receitas da Alimentação Escolar, que contém as receitas finalistas e semifinalistas de todas as regiões brasileiras participantes da edição anterior do concurso.

As políticas de segurança alimentar e nutricional vinculadas à Educação se realizam dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O PNAE tem mais de seis décadas de existência e é considerado um dos maiores, mais abrangentes e duradouros programas de alimentação escolar do mundo. Por meio dele são servidas mais de 10 bilhões de refeições por ano, com acompanhamento de mais de 8 mil nutricionistas. Os recursos federais, de caráter suplementar ao aporte obrigatório feito por estados e municípios, somam em 2018 quase R$ 4,1 bilhões – e representam, em muitos casos, a principal fonte para aquisição de alimentos destinados às escolas.

Super Merendeiras – As dez merendeiras presentes no lançamento do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar participaram do reality show Super Merendeiras, cuja final será exibida pela TV Escola em 21 de dezembro. Entre as participantes estava a merendeira Osmarina Pereira, de Iporá, no interior de Goiás. “Para nós é muito gratificante estar aqui participando dessa comemoração e espero que nos próximos anos a gente esteja aqui também, porque é muito bom. A gente ama o que faz, e fazemos com muito orgulho e paixão. Eu acho que cada uma vai levar um pouquinho de cada dia que estivemos naquele reality show”.

Assessoria de Comunicação Social - MEC (11.12.2018)

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×