22/11/2022

Nordeste e a ONHB

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9745921265767806

ONHB é a sigla de Olimpíada Nacional em História do Brasil e nesta olimpíada, a Região Nordeste se sobressai em relação as regiões que se julgam superiores.
Interessante perceber que mesmo somando todas as medalhas das outras regiões (Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) não chegam sequer na metade das conquistadas pelos estudantes nordestinos, estudantes estes que foram preconceituosamente chamados de analfabetos por nosso chefe de estado.
Cabe ressaltar que a Região do Nordeste tem 56 medalhas representando todo o seu brilhantismo ressaltando os sofríveis resultados das regiões que se acham superiores.
Em relação a distribuição de medalhas, temos uma paraa região Norte duas para o Centro-Oeste, duas para a região Sul e 14 para a Região Sudeste.
Este resultado nas falas de Romão em seu livro Pedagogia Dialógica, publicado pela Cortez em 2002, pontua a convergência que a região tem com os verdadeiros objetivos da educação que é criar homens contextualizados em sua própria história, enquanto sujeitos de seu desenvolvimento e de sua libertação.
Cabe salientar que o desempenho desta região não se limita a ONHB, dito isso, Carlos Medeiro salienta que o Nordeste é o farol da educação pública, e a região só não avançou mais por falta de integração do MEC (Ministério da Educação), o que é compreensível devido as más gestões que tivemos de seus pífios ministros.
Priscila Cruz evidencia que "qualquer pessoa que faça ataque à educação do Nordeste tem um total desconhecimento da realidade" e este desconhecimento foi totalmente demonstrado pelas falas de nosso Chefe de Governo tentando justificar sua derrota nesta região nas eleições, afirmando que "Lula venceu em 9 dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. Você sabe quais são esses estados? No nosso Nordeste".
É obvio que não se poderia esperar uma fala racional vindo de uma pessoa que simplesmente ignorou a educação em sua gestão.
Nosso chefe de Estado e seus seguidores fanatizados desconhecem por completo o desempenho do Nordeste em relação a educação, como no caso de Ceará que tem segundo Ideb (Indice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2021 tem 87 escolas entre as 100 melhores do país entre 1º ao 5º.
A capital do Piauí (Terezina), em relação aos 5º e 9º anos tem o melhor desempenho comparando com as 27 capitais brasileiras, e segundo a Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) este resultado tem acompanhado esta capital desde 2019.
Em relação ao ensino integral Pernambuco dá o seu show à parte, já que o efetivou em 2004 com projeto visando melhora na qualidade do ensino, formação profissional e redução do índice de evasão escolar no Ensino Médio, o que refletiu no resultado tendo Pernambuco com maior crescimento.
Outro fator interessante em relação a Pernambuco é que dos 22 estudantes que tiraram nota 1000 na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2021, 10 foram do Nordeste e sendo três de Pernambuco.
A educação no Nordeste é tão levada a sério por seus professores, alunos e sistema educacional que é comum alunos da região receberem indicações de prêmios e serem reconhecidos internacionalmente, tendo uma aluna de Maceió como a única representante da América Latina entre as dez finalistas do Global StudentPrize 2021, considerado "Nobel para estudantes".
É fato que existem muitas outros diferenciais nesta linda e maravilhosa região, só que o sistema elitizado prefere dizer que um representante com pensamentos voltados para democracia venceu um representante voltado para o fascismo por ter em sua região pessoas analfabetas.
Enfim, que o Nordeste continue sendo esta região encantadora e que possamos nos espelhar em sua educação que leva protagonismo, discernimento e cidadania a seus educandos de forma a nos livrar das armadilhas do fascismo.
Nordeste, uma região quente em humanismo e fervorosa em conhecimento e discernimento.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×