11/06/2020

Nicho de mercado: tudo o que você precisa saber, o que é e como trabalhar com eles.

Nichos de mercado ou marketing de nicho

Nada mais é do que uma pequena parcela dentro de um segmento com necessidades poucos exploradas.

Todo empreendedor digital, acima de tudo precisa encontrar o seu nicho de negócio.

Isso porque é através dele que seu negócio online vai crescer mais rápido, além disso vai evitar a perda de foco em ações estratégicas.

É o nicho que vai refinar o conhecimento necessário e definir o sub-nicho, ou seja, dele parte toda estratégia.

Continue aqui comigo nesse artigo sobre mercado de nicho e confira tudo o que você precisa saber, o que é e como trabalhar com eles.

Nicho de mercado: significado

A princípio, o significado de mercado de nicho é uma parcela de pessoas com necessidades específicas.

Frequentemente pouco exploradas dentro de um grupo de consumidores, em outras palavras é o que chamamos de sub-nicho.

Por exemplo, se focarmos no grande nicho do “emagrecimento” é sem dúvida promissor, contudo…

Muito amplo, ao passo que, o sub-nicho do “emagrecer após o parto” ainda assim, pode ser excelente e muito mais focado.

De fato, hoje conseguir divulgar um negócio através da internet é um desafio.

Ao passo que , para vender em um local com muita concorrência é preciso se diferenciar e é a partir dele que o seu negócio online vai se destacar.

Escolher um nicho marketing é fundamental, principalmente, para quem quer divulgar o seu trabalho nas mídias socias.

Por que escolher um nicho é importante?

Em segundo lugar, definir um nicho é de suma importância para qualquer empreendimento. Já que é a partir dele que a sua empresa vai:

  • Crescer mais rápido;
  • Ter foco;
  • Evitar perder espaço para as grandes organizações;
  • Posicionar-se no mercado;
  • Fazer economias em anúncios;
  • Criar mais conexão com os seus clientes;
  • Conseguir uma maior visibilidade no mercado;
  • A concorrência será menor.

Ou seja, é a partir do marketing de nicho que o seu negócio vai se destacar, oferecendo o produto certo para a pessoa certa.

Geralmente, as pessoas tem medo de focar em um nicho e perder o mercado, no entanto, não é preciso abdicar dos outros produtos que você oferece. Mas sim focar em um produto/serviço específico para atrair o cliente. Logo após tê-lo atraído para a sua empresa você poderá mostrar e vender outros produtos.

Nichos de mercado em alta

Sequencialmente, para escolher um bom nicho é preciso também que haja público para ele.

Atualmente, o nosso país possui bons tipos de nichos lucrativos que sempre gera um bom retorno para variados tipos de negócio na área:

1 – Fitness, saúde, emagrecimento e estética

Um ponto interessante para quem deseja investir nesse ramo, é que mesmo em crise ele nunca deixa de estar aquecido. Outro fato, é que o público não é mais só apenas o feminino. Pois, nos últimos 5 anos o público masculino dobrou, homens estão cada vez mais vaidosos e querem sempre cuidar da imagem.

 2- Relacionamento e casamento

O seguimento de relacionamento e casamento também há um bom público e é um tipo de nicho bem rentável. Isso ocorre porque as pessoas tendem a ter muita dificuldade com relacionamento, principalmente no casamento.

3 – Pets

O nicho de Pets é um dos mais lucrativos, além de movimentar bilhões de reais na economia brasileira. É estimado que no ano de 2020 o faturamento desse segmento chegue a R$20 bilhões.

4 – Produtividade e finanças

Se você conseguir explorar bem essas necessidades, produtividade e finanças está em alta, e a tendência é que continue crescendo cada vez mais.

Se comparado há alguns anos atrás, abrir um negócio hoje está cada vez mais fácil.

Porém, muitos empreendedores de primeira viajem não tem noção sobre produtividade e finanças.

Esse fato significa que para esse público há um dor que precisa ser sanada. Em outras palavras, a lucratividade está na dor e na necessidade das pessoas.

 

Recapitulando, para poder ter sucesso em um negócio é preciso que ele seja nichado. Entretanto, é de suma importância que haja público e que tenha mercado.

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