Músicos de Teresópolis se apresentam na FESO Pro Arte estreando projeto MP Autoral
No dia 2 de abril, o Centro Cultural FESO Pro Arte deu início a série de espetáculos Pro Arte Música Popular Autoral (MP Autoral), que visa divulgar o trabalho de músicos de Teresópolis. “O projeto ganha espaço e promete ser um evento de música popular em que a qualidade dos músicos é a garantia de bom entretenimento”, aposta a assessora do Centro Cultural, Tamine Elmôr, lembrando que ao todo serão cinco encontros na série deste ano.
O primeiro MP Autoral trouxe ao palco do Salão Nobre da FESO Pro Arte os cantores e compositores Marcos André Martins e Álan Magalhães. “Acho que temos muitos autores e cantores bons aqui, e a cidade tem que apoiar. Este projeto é fantástico e acho que agora tem que ter continuidade, pois isso só faz crescer nossa cultura”, avaliou o cantor Marcos André. O cantor Álan Magalhães confessou ter se sentido honrado por participar desta abertura. “Achei maravilhosa esta iniciativa, espero que este projeto se repita, tenha vida longa, e que possamos trazer outros nomes porque a cidade é muito rica”, revelou.
O público reuniu amantes da música popular e artistas como a cantora Patrícia Araújo. “O projeto foi uma ideia que eu trouxe para a Tamine e ela abraçou prontamente. É uma necessidade que temos de apoiar, valorizar e exportar nossos artistas, ou seja, todas essas pessoas da cidade que apresentam um trabalho autoral de qualidade”, observou a cantora, que também é mais uma revelação de Teresópolis. Ela, que na semana anterior apresentou o show “Essas Mulheres”, deu uma palhinha do seu talento aceitando o convite para cantar com Marcos André.
A iniciativa também recebeu os elogios do Secretário de Cultura de Teresópolis, Ronaldo Fialho. “A Pro Arte representa um história da música em Teresópolis. Hoje, quando vejo a Tamine reeditando esta ideia de festivais, mais na área autoral e popular, volta-me esta impressão de que Teresópolis começa a redescobrir a cultura através da música. A Pro Arte e este projeto MP autoral estão de parabéns. Desejo que muitos outros artistas possam brindar a plateia com espetáculos tão bacanas”, enalteceu o secretário, que também é cantor e compositor.
Os artistas
Marcos André Martins é violonista, compositor e cantor. Tem um vasto repertório de canções, gravadas no disco “Pescador de Estrelas”, de 2004. Em 2006 lançou “O Som da Madeira”, com músicas de sua autoria que reverenciam o violão e a música brasileira, do choro à Bossa Nova. Com novas músicas e parcerias, vem divulgando seu trabalho na noite carioca. Também é professor da Casa de Cultura de Teresópolis.
Compositor, violonista e intérprete popular, Álan Magalhães é teresopolitano nato, com 25 anos de carreira musical. Sua música percorreu os estados do Rio de Janeiro e Bahia, por onde atuou em vários projetos e grupos culturais. Ele imprime personalidade às suas interpretações com arranjos adaptados às instrumentações compactas, sejam apenas de voz e violão ou com a adição de percussão e contrabaixo elétrico.