26/11/2015

Museu de Astronomia propõe legislação para preservação do patrimônio científico brasileiro

Proposta foi feita durante inauguração da nova biblioteca do Museu. Objetivo é garantir a preservação de objetos e documentos relacionados à história da ciência nacional. 

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI) propôs a criação de uma legislação específica para preservação do patrimônio científico e tecnológico brasileiro. A sugestão foi feita pela diretora do Museu, Heloisa Maria Bertol Domingues, durante a solenidade de inauguração da nova biblioteca do MAST. Presente à cerimônia, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, declarou apoio à iniciativa.

Segundo o MAST, a ideia é que, com a nova legislação, sejam instituídos mecanismos legais que garantam a preservação de objetos e documentos relacionados à História da Ciência Nacional. Uma das ações propostas é a criação da figura do fiel depositário da memória científica brasileira.

"O MAST está preparado para assumir esse papel, devido à infraestrutura especializada e a equipe de profissionais que possui atualmente", afirmou Heloisa.

Ela lembrou que o MAST foi escolhido pelo Centro de Patrimônio Mundial de Astronomia, ligado à Unesco, como ponto de referência no Brasil para identificação de sítios e monumentos astronômicos de reconhecido valor universal. Em parceria com a União Internacional de Astronomia (IAU), o Museu vai produzir uma lista com os 10 principais observatórios nacionais construídos no início do século XX, entre eles o conjunto ON-MAST, para o tombamento como Patrimônio Mundial Cultural da Humanidade.

Nova biblioteca

O novo prédio da biblioteca do MAST possui uma área de 1.200 metros quadrados e três pavimentos para abrigar os 27 mil títulos de seu acervo, além das instalações do Programa de Pós-graduação em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia. A inauguração integra as comemorações pelos 30 anos do MAST.

A biblioteca é especializada em astronomia, história da ciência, educação e divulgação da ciência, museologia, preservação e patrimônio de ciência e tecnologia. A construção das novas instalações foi financiada com recursos da Finep/MCTI, que aportou R$ 3 milhões no projeto, e do MCTI, que liberou cerca de R$ 1 milhão.

 

Fonte: MAST

 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×