Municípios apresentam soluções tecnológicas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Ministério participa do evento com apresentação de projetos que envolvem a Política Nacional de Educação Conectada.
Durante a 18ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece até a próxima sexta-feira (10) no Distrito Federal, cinco municípios do estado do Paraná foram selecionados para apresentar ao público as suas experiências bem-sucedidas em torno das soluções tecnológicas proporcionadas pela Política de Inovação Educação Conectada.
A ideia é mostrar que, na prática, aderir à Política tem efeito positivo multiplicador na condução dos planos de educação para todo o município, uma vez que estudantes, professores, e toda a rede são beneficiados. Como explica Ana Caroline Santos Calazans Vilasboas, da Diretoria de Articulação e Apoio às Redes de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), “a proposta de convidar essas redes foi mostrar que a implementação da política é possível e que precisa acontecer de forma balanceada nas quatro dimensões, a visão para a necessidade e a importância do uso da tecnologia na prática pedagógica iniciando no planejamento da rede, no investimento da infraestrutura e de equipamentos para fazer esse planejamento acontecer, bem como ofertar capacitação e materiais apropriados para a inclusão da tecnologia na prática pedagógica efetivamente”.
Uma das experiências vem de Cascavel/PR, com a produção de material pedagógico inclusivo utilizado por estudantes da Clínica Escola que atende alunos(as) autistas. Marcel Kappes da Silva, coordenador de informática e Robótica e articulador local do Piec em Cascavel/PR, explica que “hoje, os diretores das escolas relatam que não conseguem mais ver suas escolas sem a educação conectada, pelo material oferecido e também pela visão que o Programa dá em termos de orientação, de possibilidade de traçar planos efetivos de longo prazo”. Para ele, isso foi capaz de fazer com que os gestores repensassem o uso da própria tecnologia, investindo em laboratórios de informática que além de contribuírem com a educação em si, possibilitou que eles próprios produzissem o material pedagógico inclusivo utilizado com estudantes da educação especial.
Outra experiência selecionada especialmente para o evento vem de Toledo, a 45 quilômetros de Cascavel, onde as escolas vêm recebendo investimentos do Programa de Inovação Conectada, desde 2017, nas quatro dimensões: visão; formação; recursos educacionais digitais; e infraestrutura. Alexssandro Morgenroth, Coordenador Pedagógico do NTE (Núcleo de Tecnologias Educacionais), comenta que a adesão por parte das escolas aconteceu de forma progressiva e que atualmente as 36 escolas e 28 NTEs são contemplados pelo Programa, cuja ideia é ampliar ainda mais as possibilidades de aprendizado nas quatro dimensões.
Além dessas, outras três experiências foram escolhidas para apresentar a aplicação dos recursos da Política de Inovação Educação Conectada: Pato Bragado e Medianeira com investimentos em Robótica Educacional e Terra Roxa com o Plano Local de Inovação. Essas práticas poderão ser conhecidas até sexta-feira, dia 10, no estande do MEC durante a 18ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Política de Inovação Educação Conectada:
A Política de Inovação Educação Conectada (Piec) virou lei em julho de 2021, com o propósito de difundir a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.
São princípios da Política de Inovação Educação Conectada: a equidade das condições entre as escolas públicas da educação básica para uso pedagógico da tecnologia; a promoção do acesso à inovação e à tecnologia em escolas situadas em regiões de maior vulnerabilidade socioeconômica e de baixo desempenho em indicadores educacionais; a colaboração entre os entes federativos; a autonomia dos professores quanto à adoção da tecnologia para a educação; o estímulo ao protagonismo do estudante; o acesso à internet com qualidade e velocidade compatíveis com as necessidades de uso pedagógico dos professores e dos estudantes; o amplo acesso aos recursos educacionais digitais de qualidade; e o incentivo à formação de professores e gestores em práticas pedagógicas com tecnologia e para uso de tecnologias.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Seb - 09.12.2021