Movimento esportivo de integração dos países de língua portuguesa será sediado pela USP
Por Verónica Oliveira, da USP Online
É a primeira vez que o Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa chega a São Paulo, e será sediado pela Universidade de São Paulo (USP). Esta é a sua 11ª edição e acontece entre os dias 6 e 9 de setembro na Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da Universidade. De acordo com Márcia Regina de Sá, Secretária Executiva do Congresso, espera-se a participação de cerca de mil pessoas no evento.
Destinado a alunos de graduação e pós, pesquisadores, docentes, gestores de instituições públicas e privadas e profissionais da área de educação física, o evento pretende estabelecer um fórum de discussão para o monitoramento dos avanços conceituais e práticos na área, explorar temas que estejam nos programas e projetos governamentais e abordar aspectos relacionados ao desenvolvimento de competências e habilidades dos profissionais que atuam na área e projetos em andamento no cenário nacional e internacional.
“Após o último Congresso, realizado na Universidade do Porto, Portugal, a USP e o SESC (Serviço Social do Comércio), assumiram a tarefa de realizar o deste ano”, afirma Márcia, enfocando ainda o tema central de 2006: renovação e consolidação como missão acadêmica e profissional na permanente construção deste projeto coletivo da comunidade lusófona.
Autoridades governamentais e especialistas do Brasil, Portugal, Moçambique e Cabo Verde são algumas das presenças confirmadas no encontro. Os especialistas irão ministrar e coordenar mesas que abordarão à educação física e às ciências do esporte lusófono. O congresso é da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), mas também está prevista a presença de outros países como a Alemanha, Peru, Chile e Itália.
Conferências, seminários, mesas-redondas e pôsteres trarão temas como atividade física e meio ambiente, pesquisa genética em educação física, sedentarismo infantil e obesidade pediátrica, ciências do esporte, aprendizagem motora, antropologia do esporte, atividades física para portador de necessidades especiais, Atividade física na terceira idade e relações intergeracionais, Gestão e Mídia esportiva.
Organizado pela EEFE e pelo SESC-São Paulo, de acordo com Márcia, a realização das atividades envolve o esforço de docentes, funcionários e alunos da EEFE com a participação da empresa Acquaviva Eventos Produção e Promoções.
As Inscrições podem ser feitas o dia do evento no site da Escola. A EEFE fica localizada na Avenida Professor Mello de Moraes, 65 - Cidade Universitária.
CEP. 05508-900 São Paulo.
Confira o cronograma
Histórico da realização do evento:
1990 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ;
1991 - Universidade do Porto, Portugal;
1992 - Universidade Federal de Pernambuco, PE;
1995 - Universidade de Coimbra, Portugal;
1997 - Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique;
1998 - INEF da Coruña, Espanha;
1999 - Universidade Federal de Santa Catarina, SC;
2000 - Universidade Técnica de Lisboa, Portugal;
2002 - Universidade Federal do Maranhão, MA;
2004 - Universidade do Porto, Portugal;
2006 - USP, SP.