Mostra do Circuito Tela Verde prorroga prazo de inscrições
Serão aceitos vídeos sobre educação ambiental nos formatos documentários, curtas, vinhetas e animações. Prazo segue até 31/01
Foi prorrogado o prazo de inscrições para a 6ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, do Circuito Tela Verde (CTV). Cineastas profissionais e amadores têm até o dia 31 de janeiro para participar.
Serão aceitos vídeos nos formatos: documentários, curtas, vinhetas, animações, produzidos a partir de filmadoras, câmeras de celular, digitais ou qualquer outro equipamento que capture imagem e som.
O Circuito Tela Verde procura atender às demandas de inúmeras instituições que buscam, no Ministério do Meio Ambiente, materiais que subsidiem suas ações de educação ambiental.
O objetivo da mostra nacional é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual, e atender a demanda de espaços educadores por materiais pedagógicos multimídias.
Participação
Podem participar escolas, redes de meio ambiente e educação ambiental, estruturas educadoras, entidades da sociedade civil, comunidades e produtores.
Os vídeos selecionados farão parte de um kit composto por cartazes e orientações para realização da mostra, sinopses dos filmes, cartaz e adesivo para identificação dos espaços exibidores e DVDs, contendo os vídeos. Esse material será distribuído para todos os espaços exibidores cadastrados e espalhados por todo Brasil.
Não haverá premiação, patrocínio ou pagamento para os vídeos produzidos ou selecionados.
Critérios
Os interessados devem entrar no site do Circuito Tela Verde e preencher as fichas de cadastro e dados dos filmes. Também deverão assinar um 'Termo de Cessão de Direitos'.
Esse termo deve ser enviado, juntamente com o vídeo em formato DVD (extensão.VOB), ao Departamento de Educação Ambiental do MMA (Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 9º andar, sala 953, CEP: 70.068-901, Brasília-DF). Não serão selecionados vídeos que já participaram de outras edições. Serão escolhidos, no máximo, dois vídeos por instituição, exceto curtas.
Os critérios de classificação dos filmes incluem: clareza nas informações sobre o vídeo, impacto do filme, abordagem crítica, qualidade de áudio e vídeo, potencial do vídeo para ser aproveitado em processos de educação ambiental, duração de até 30 minutos, produzido nos últimos dois anos e filmes que possuam legenda ou outros recursos que contribuam para a inclusão de públicos específicos.
Sobre o Circuito
O Circuito é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental (DEA), da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), realizada em parceria com o Ministério da Cultura.
Fonte: Ministério do Meio Ambiente