Modelo de organização – Estrutura em Equipas
Jorge Barros
Pós-graduado e Mestre em Administração e Gestão Escolar, Doutor em Administração e Gestão Educativa e Escolar, Professor no 2.º Ciclo do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres (ESLA), Quarteira
Este tipo de organizações estrutura-se em equipas de trabalho que desempenham tarefas específicas.
Atualmente esta abordagem torna-se necessária, devido às concentrações e fusões de diversas organizações como, por exemplo, as grandes empresas multinacionais, em que se torna difícil proceder-se à comunicação hierárquica vertical e também pelo facto de se registar a centralização de todas as decisões de topo. Também teve lugar, em Portugal, na fusão de agrupamentos de escolas com agrupamentos de escolas ou com escolas não agrupados originando os «mega-agrupamentos». Assim, a delegação de autoridade tem a sua expressão nas equipas de trabalho, descentralizando a tomada de decisão, permitindo maior flexibilidade e responsabilização, pelo que um dos tipos de equipas são as denominadas funcionais transversais, constituídas por empregados de vários departamentos funcionais com o objetivo de resolver problemas. Outro tipo de equipas são as denominadas equipas permanentes.
Trata-se de um tipo de estrutura que assenta em equipas de trabalho, de forma a facilitar o funcionamento da empresa ou de outra organização.
A estrutura em equipas também tem as suas vantagens e desvantagens. As vantagens relacionam com os seguintes aspetos: supera algumas limitações da abordagem funcional; consegue melhores resultados baseados no trabalho grupal; maior comprometimento do grupo; maior rapidez na tomada de decisão; decisões mais adaptadas às solicitações dos clientes; maior envolvimento dos empregados; e redução de despesas administrativas.
Já das desvantagens fazem parte: a perda da visão global pela tomada de decisão mais conveniente ao grupo; e o tempo e recursos gastos em reuniões.