26/04/2008

Ministério vai apoiar cursos de licenciatura em educação do campo

Por Ana Guimarães Rosa, do MEC

O Ministério da Educação convoca as instituições públicas de educação superior a apresentar projetos de cursos de licenciatura em educação do campo. Em contrapartida, o ministério entra com incentivos financeiros e apoio técnico. Um edital de chamada pública foi publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, (24).

Os recursos para incentivar a formação de professores são do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A ação está no âmbito do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo, coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC). O assunto também foi discutido durante a Conferência Nacional da Educação Básica, realizada entre os dias 14 e 18 deste mês. A demanda, aparentemente óbvia, não era apenas pela presença de escolas e professores na zona rural e sim por instituições de ensino que contemplem as especificidades do campo.

"Numa mesma comunidade existem diversos grupos com identidades culturais, hábitos e regionalismos diversos", explicou, durante a conferência, a professora Edla de Araújo, especialista em educação do campo.

A escola desenvolvida para os moradores da zona rural deve, de acordo com os especialistas, seguir um padrão que não tenha a cidade como modelo e que contemple conteúdos como métodos de plantio e combate natural às pragas, por exemplo.


(Envolverde/MEC)


Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×