04/09/2014

Ministério da Justiça capacita mais de 90 mil para policiamento comunitário

O objetivo é aproximar policiais e comunidade, visando a redução do crime e da violência por meio de ações preventivas

 

O Ministério da Justiça promove, neste mês de setembro, 92 capacitações em policiamento comunitário em 17 estados e no Distrito Federal. Mais de 3 mil profissionais de segurança pública vão participar de cursos de Promotor e Mutiplicador de Polícia Comunitária, de Abordagem a Pessoas em Situação de Risco e de Redes de Atenção e Cuidado. Os interessados em participar devem procurar as instituições de segurança pública estaduais e municipais.

As aulas começaram nessa segunda-feira (1º) em  Arapiraca (AL), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Recife (PE), São Gonçalo (RJ), Gravataí (RS), Aracaju (SE), Palmas (TO) e Bauru (SP). Até o fim do mês os cursos chegam a Brasiléia (AC), Calçoene (AP), Salvador (BA), Vitória (ES), Uberlândia (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Marabá (PA), entre outras cidades.

São 93 mil alunos formados em cursos promovidos pelo Ministério da Justiça em todo o Brasil, desde 2005. Em 2014, devem ser aplicados cerca de R$ 6,8 milhões nessas capacitações, conforme a secretária Nacional de Segurança Pública do MJ, Regina Miki. "O governo federal investe em políticas de segurança com cidadania em todo o país, por meio de acordos de cooperação técnica com estados e municípios", explica a secretária.

As turmas têm, em média, 35 participantes. Algumas edições contemplam também líderes comunitários e outros agentes públicos, como os das áreas de saúde, justiça e assistência social. "Os cursos representam um avanço, pois promovem a valorização e a aproximação dos policiais com a comunidade, visando a redução do crime e da violência por meio de ações preventivas com a participação de todos", explica a Regina Miki.

Foco na comunidade

A duração das capacitações varia de cinco a 10 dias, de acordo com o público que irá atender. Os cursos nacionais de 'Promotor de Polícia Comunitária', por exemplo, preveem 40 horas/aula e objetiva capacitar integrantes de Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, além de agentes e líderes comunitários, para desenvolverem ações orientadas pela filosofia de polícia comunitária, bem como para atuar na mobilização comunitária.

Já o curso de 'Multiplicador de Polícia Comunitária' costuma envolver apenas gestores dessas instituições de segurança pública e reserva o dobro do conteúdo: 80 horas/aula. Há versões internacionais do curso também, baseadas em modelos estrangeiros, promovidas através de cooperação técnica entre Brasil e Japão, exclusiva para profissionais que atuam no policiamento ostensivo.

Os cursos de tópicos especiais em policiamento e ações comunitárias 'Redes de Atenção e Cuidado' e 'Abordagem Policial a Pessoas em Situação de Risco' têm duração de 40 horas/aula. Eles preparam operadores de segurança pública que atuarão nas cenas de uso e tráfico de drogas, para emprego racional e adequado das tecnologias de menor potencial ofensivo, observando a legalidade e os direitos humanos.

Calendário da semana

Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária

1 a 12/9/14 – Arapiraca (AL), Florianópolis (SC), Nova Iguaçu (RJ), Palmas (TO), São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Marília, Diadema, Araraquara e Campinas (SP)

Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária

1 a 19/9/14 – Aracaju (SE), duas turmas

1 a 26/9/14 – Brasília (DF)

Abordagem a Pessoas em Situação de Risco

1 a 5/9/14 – Recife (PE), São Gonçalo (RJ), Itaboraí (RJ), Caxias do Sul (RS)

Redes de Atenção e Cuidado

1 a 5/9/14 – Novo Hamburgo (RS), São Paulo e Osasco (SP)

Fonte:  Ministério da Justiça

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×